Perfil

Ciel - o heroísmo de uma deuteragonista

Conheça a trajetória da humana que lutou ao lado de Zero em um futuro distópico.

Conhecida como a humana responsável pela resistência, assim como o centro de muitas tragédias, Ciel é a deuteragonista da série Mega Man Zero. Embora seja responsável por uma parcela do caos que reinou em Neo Arcadia, a personagem é muito mais que uma “dama indefesa”.


Quem é Ciel?

Ciel é uma cientista de Neo Arcadia com DNA modificado. Seu nascimento fez parte de um projeto que tinha como principal objetivo o desenvolvimento de humanos geneticamente alterados capazes de contribuir com os avanços tecnológicos. A jovem garota se mostrou um verdadeiro prodígio ao aprender técnicas avançadas de produção de Reploids.


Dados do passado constam que uma de suas ancestrais esteve diretamente ligada com o desenvolvimento da Mother Elf, um programa que originou os outros elfos. Esta estima pela tecnologia fez com que Ciel acreditasse piamente que o poder da ciência é o único capaz de salvar a humanidade e que qualquer conflito pode ser solucionado na base do diálogo.

A personagem detém uma personalidade gentil e altruísta. Com longos cabelos loiros que permanecem constantemente amarrados, Ciel costuma se vestir com um colete de proteção e botas longas. Embora muito jovem, sua capacidade intelectual é notável, sempre utilizando-a para ajudar os outros. Essa busca por melhorias a fez construir Copy X aos 9 anos de idade com o intuito de auxiliar Neo Arcadia na ausência de Mega Man.

Condutora de esperança

Ciel sempre trabalhou com afinco em sua tentativa de auxiliar Neo Arcadia a se tornar uma cidade de paz e equilíbrio para humanos e Reploids. Esse ideal atrelado ao desaparecimento de X foram os pilares para o desenvolvimento de Copy X, um robô semelhante a X que tinha como principal função liderar e proteger os Neo Arcadianos.
Escapar de Neo Arcadia era a única esperança.
Infelizmente, as inúmeras crises existentes na cidade fizeram com que as atitudes de Copy X se tornassem autoritárias, sendo responsável por um problema civil. A conduta de sua criação fez com que Ciel escapasse de Neo Arcadia com um bando de refugiados na tentativa de estabelecer uma resistência. Existia em seu coração o forte desejo de parar sua criação e proteger as vítimas da cidade.

Seu altruísmo logo a transformou em um símbolo materno para humanos e Reploids que a acompanhavam. No meio do caos e os recorrentes ataques dos exércitos de Copy X, a jovem cientista liderou uma expedição objetivando encontrar o lendário Reploid Zero, o qual havia sido taxado de apenas uma lenda por todos os outros. Sua esperança foi responsável pela descoberta do herói desacordado e o início de uma nova e difícil jornada até o fim das sanguinárias batalhas.

Tempos difíceis geram indivíduos formidáveis

Após a queda de Copy X, Ciel deixou a liderança da resistência para poder se concentrar no desenvolvimento de uma solução para a crise de energia e selar um acordo de paz com Neo Arcadia. Suas pesquisas com elfos bebês deram início ao Sistema Ciel, uma descoberta que se tornaria uma fonte alternativa de energia. Contudo, as mudanças de governo em Neo Arcadia fizeram com que sua pesquisa se tornasse fonte de cobiça para Weil, o novo governador da cidade.
O Sistema Ciel provou ser o futuro da energia alternativa e deveria ser protegido.
As pressões de Neo Arcadia deixavam a jovem cientista bastante insegura. Contudo, a presença de Zero funcionava com uma fonte de renovação de seus ideais e a crença de que embora tudo estivesse desmoronando, a batalha por um futuro melhor não estava perdida. Sem sua liderança, a resistência não caminharia sozinha, nem mesmo com o auxílio do herói lendário.

Ciel nunca se submeteu ao papel de uma simples antagonista. Sua participação nos quatro títulos da saga de Mega Man Zero renderam diversos momentos notáveis. Embora responsável por uma parcela das tragédias iniciais, a personagem solidificou-se como a porta voz daqueles que não poderiam se defender e arriscou a vida por todos que almejam a paz.

Os conflitos de sua época culminaram com a morte de Zero em uma última tentativa de garantir o futuro dos humanos e Reploids. Embora não tenha conseguido se despedir de seu amigo, Ciel decide acreditar que ele permanece vivo e que algum dia regressará. Essa crença torna-se a base de um juramento pelo qual a jovem cientista decide permanecer lutando por seus ideais.

Revisão: Vinícius Rutes

Pode ser encontrado viajando pela região de Kanto com seu Bulbasaur ou lendo livros em dias chuvosos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google