Perfil

Poochy: o "mascote" da franquia Yoshi

Com presença marcante em vários jogos, o cão Poochy é muito mais do que o melhor amigo do Yoshi


O Yoshi, tão querido e famoso companheiro do Mario, é canonizado na franquia há eras, desde Super Mario World. A sua figura amigável e inocente, amplificada ainda mais pelos seus sons e animações fofas, foi refrescante para a saga e, até hoje, todo bom fã sempre abre um sorrisão ao ver um Yoshi saindo do seu ovo.


Aplicando um efeito parecido ao protagonismo de Yoshi em Super Mario World 2: Yoshi's Island, surge Poochy, o cão mascote do mascote de Mario.

Um cão de muitos truques

Logo de início, na sua primeira aparição, o seu papel na jogabilidade foi bem definido: pouco mudou de lá pra cá. Nos jogos do Mario, quando o jogador monta o Yoshi, tem-se a sensação de um controle direto e total, mas com o Poochy não.

Tecnicamente o dinossauro monta o cão, controla a direção em que ele vai e emite alguns comandos, mas isso acontece de uma forma mais indireta, podendo ser comparado com um um bebê em cima de um labrador brincalhão, enquanto que o Mario e Yoshi nos remetem a um adulto cavalgando um cavalo com maestria.

Mas Poochy não está aí só para brincadeira, muito pelo contrário! Enquanto lava e espinhos machucam terrivelmente Yoshi, o seu fiel companheiro passa por tudo tranquilamente, servindo de plataforma para ele chegar ao seu objetivo. Além disso, ao longo do tempo ele adquiriu novas habilidades, podendo quebrar alguns blocos e pegar itens como chaves.

Evolução visual

Desde a sua primeira aparição em 1995, em Super Mario World 2: Yoshi's Island, até agora em 2019, no mais novo Yoshi's Crafted World, o seu visual foi muito atualizado e pode-se afirmar, com muita tranquilidade, que ele está derretendo vários corações com a sua fofura exacerbada em alta definição. O vídeo abaixo mostra a sua evolução com o passar dos anos:

Poochy Pups

Seguindo a tradição de personagens nas suas formas infantes, no primeiro título que figurou o nome do mascote, Poochy & Yoshi's Woolly World, o mundo pôde conhecer os pequenos Poochy Pups.


Sendo pequenos demais para servirem o propósito de plataforma invencível, os Pups ajudam o jogador a encontrar segredos, latindo e chamando atenção quando houver algum próximo. Mas eles também podem ser arremessados em inimigos e outros objetos, se bem que isso é algo extremamente cruel, mesmo que eles não se importem, pois logo voltam a seguir o jogador.

No novo jogo da franquia Yoshi, os Pups estarão de volta: três deles estarão escondidos em alguns níveis e, obviamente, devem ser encontrados pelo jogador.

Presença em outros jogos

Como de costume com outros personagens da Nintendo, Poochy faz papel de figurante em alguns outros jogos: como “decoração” no Baby Park em Mario Kart: Double Dash!!, “peixe” em Super Mario Odyssey e, mais recentemente, como Spirit em Super Smash Bros. Ultimate.


A esperança existe de que ele será, um dia, um personagem jogável em algum Smash, mas a chance é pequena. Ou então, um spin off todo só pra ele? Ah, convenhamos, ele merece: Poochy é um bom garoto.

Revisão: Diogo Mendes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google