Além das telonas: a trajetória dos jogos da Pixar nos consoles da Nintendo

Os sucessos de bilheteria da Pixar possuem, também, um belo histórico nos videogames da Big N.


Não é segredo para ninguém que a Pixar Animation Studios sabe muito bem como cativar o mundo com suas animações nos cinemas. Mesmo com produções voltadas para os jovens, a empresa consegue, através de enredos únicos, cativar pessoas de todas as idades e tornar seus personagens icônicos e conhecidos mundialmente desde 1995 – com o lançamento de Toy Story. Sabemos que Toy Story 4 será lançado este mês nos cinemas, para tanto decidimos escolher essa temática para abordar o quão relevante o estúdio de animação é dentro e fora das telonas.


Indo além do mercado principal da empresa, a Pixar investiu, também, em jogos para diversas plataformas durante os anos – incluindo o GameCube (GC) e o Nintendo Switch. Assim, decidimos reunir todos os jogos já lançados nos consoles da Big N nesta lista potencialmente nostálgica repleta das mais diversas franquias do estúdio de animação.

Vida de Inseto (1998)

Para começar a lista, nada mais justo que uma breve menção à Vida de Inseto, longa lançado em 1998. A Bug’s Life recebeu duas versões nos consoles da Big N: Game Boy Color (GBC) e Nintendo 64 (N64). Por ser um jogo de plataforma, a premissa do jogo é simples e o objetivo é completar as 15 fases, todas condizentes com a história do filme, controlando Flik, a formiga principal do filme. O jogo não foi muito bem recebido pela crítica da época ao ser questionado de ser repetitivo e abaixo das expectativas.

Monstros S.A. (2001)

Lançado pouco tempo após a estreia do filme, Monsters, Inc. (Monstros S.A.) recebeu sua versão de jogo de plataforma para Game Boy Advance (GBA) e GBC. A simplicidade e pouca duração do jogo não agradou parte do público, principalmente por ser composto por apenas 8 níveis baseados no enredo do filme, além de não popularizar a versão do game.

Mesmo assim, em 2002, após um ano, Monsters, Inc. Scream Arena foi lançado exclusivamente para GC com uma premissa diferente. Dessa vez a Radical Entertainment, responsável pelo jogo, decidiu criar uma versão esportiva de Monstros S.A., onde o objetivo principal é disputar com outros jogadores quem encherá o laughter canister primeiro. Com mais de dez monstros jogáveis, o modo single-player pode, ainda, destravar mais personagens ao progredir no jogo.

Procurando Nemo (2003)

Desenvolvido pela Traveller’s Tales e pela Vicarious Visions, Finding Nemo é um jogo de aventura baseado no longa de 2003 lançado para GBA e GC. Simples e cativante, a versão para GBA, lançada também com uma “dobradinha” incluindo o cartucho de Monsters, Inc. em 2005, atingiu 1.2 milhão de cópias nos Estados Unidos e chegou, inclusive, a entrar no pódio das 10 melhores vendas de lançamentos para aparelhos portáteis nas terras americanas.

Ratatouille (2007)

Recheado no sentido multiplataforma, o jogo Ratatouille foi lançado em 2007 para várias plataformas, incluindo GC, GBA, Nintendo DS e Nintendo Wii. Fiel aos acontecimentos do filme, o jogo de plataforma te leva à exploração e à busca de peças escondidas ao controlar Remy. No entanto, a crítica especializada atribuiu, no geral, uma média de aprovação de 60%, julgando-o mediano e com falhas perceptíveis.

WALL-E (2008)

Considerado como uma das melhores adaptações dos cinemas para os videogames, WALL-E ganhou o coração de muitos e o lançamento para DS, Wii e outras plataformas. Totalmente fiel à trama do robô abandonado na terra, o jogo de aventura foi inclusive nomeado como um dos melhores usos de licença criativa e um dos bons games mais surpreendentes pela premiação anual da GameSpot em 2008 – mas, infelizmente, não venceu nenhuma das categorias.
WALL-E é o sentido literal de "jogar um filme"

Up - Altas Aventuras (2009)

Produzido pela Disney Interactive Studios, Up é centrado em Carl Fredricksen, um viúvo que procura realizar o sonho de sua falecida esposa ao tentar suspender sua casa na América do Sul levada por balões. O jogo foi lançado para Wii, DS e várias outras plataformas e tem variadas avaliações, dependendo da versão em que foi lançado. Up tem o cuidado de disponibilizar motion controls opcionais no Wii e outras características exclusivas de cada plataforma.

Trilogia Toy Story (1995-2010)

A trilogia de Toy Story é uma das mais famosas da empresa e, merecidamente, um dos maiores destaques nos consoles pela sua fama. Primeiramente, Toy Story foi lançado para Super Nintendo (SNES) e Game Boy (GB) e conta com diversos níveis que remetem à história do filme. Simples e divertido, o jogo foi elogiado na época pelo seu visual impressionante, além de ser considerado um tremendo sucesso pela Disney Interactive – principalmente a versão de SNES.

Pulando para 30 de novembro de 1999, Toy Story 2: Buzz Lightyear to the Rescue foi lançado para N64 e GBC. O jogo desta vez é controlado pelo Buzz Lightyear e conta com 10 níveis para exploração e 5 chefes, lembrando bastante Super Mario 64 no quesito exploração e objetos coletáveis. Logo após, Toy Story Racer foi lançado em 2001 para GBC e expandiu os gêneros conhecidos pelos jogos da franquia Pixar, dessa vez focando em jogos de corrida.

Após algumas gerações, Toy Story Mania!, desenvolvido pela Disney Interactive Studios, foi lançado para Wii em 2009 com uma pegada de carnival games com os personagens da série. O jogo, mesmo com sua participação cooperativa e competitiva para até quatro jogadores,  recebeu avaliações, em sua maioria, negativas.

Felizmente, em 2010, Toy Story 3: The Video Game foi lançado para Wii e DS com avaliações consideravelmente mais positivas. Além de ser considerado surpreendentemente divertido por muitos críticos, Toy Story 3 conseguiu ser, por três semanas seguidas, o jogo mais vendido no Reino Unido, sendo classificado por muitos como um dos melhores jogos com o uso dos direitos de personagens da Pixar.

Valente (2012)

Lançado em 2012 para DS e Wii, Brave (Valente) recebeu avaliações bem variadas da crítica – incluindo vários elogios sobre a diversão oferecida pelo jogo. Mais uma inspiração fiel das telonas, a Behaviour Interactive teve a missão de trazer um jogo de aventura protagonizado por Mérida. A versão jogável de Valente traz opções variadas, incluindo um modo cooperativo para dois jogadores.

Trilogia Carros (2006-2017)

A trilogia Carros trouxe, até o momento, cinco jogos de corrida para consoles da Nintendo. Começando pelo primeiro filme, que rendeu três jogos, o primeiro título foi lançado em 2006 para DS, GC e Wii e foi nomeado Cars (Carros). O jogo é uma versão open world de Radiator Springs onde Relâmpago McQueen tem a missão de vencer todas as competições de corrida.

Um ano após, em 2007, Cars Mater-National Championship, desenvolvido pela Rainbow Studios, foi lançado para DS, GBA e Wii. O jogo estava planejado também para GC, porém esta versão foi cancelada. Há algumas mudanças se comparado com o jogo anterior, incluindo mais personagens jogáveis e atualizações nas áreas exploradas pelo jogador.

Sequência do jogo anterior, Cars Race-O-Rama foi lançado em 2009 para DS e Wii, finalizando, assim, a trilogia de jogos focada no primeiro filme da franquia. Com a grande popularidade dos filmes, Cars 2, considerado um dos piores filmes do estúdio, também ganhou seu jogo para DS, Nintendo 3DS e Wii. No entanto, sua versão para videogames recebeu avaliações, em sua maioria, positivas.

Por fim, Cars 3: Driven to Win, desenvolvido pela Avalanche Software, foi lançado em junho de 2017 para Switch e Wii U. O jogo foi avaliado como mediano pela crítica, além dos elogios sobre a quantidade de horas necessárias para completar todo o conteúdo disponível, principalmente pela diversidade de modos como Battle Race e Takedown.

Os Incríveis (2004) e Os Incríveis 2 (2018)

Após 14 anos, a continuação de Os Incríveis chegou às telonas e o último jogo da franquia é o mais recente desta lista. Começando por The Incredibles em 2004 para GC e GBA, a aventura da família Pêra – traduzida assim na versão brasileira do filme – nos consoles gerou um lucro aproximado de 57 milhões de dólares entre 2004 e 2005 nos Estados Unidos, se tornando uma das maiores vendas de jogos inspirados em filmes da época.
Com o sucesso da primeira versão do jogo, The Incredibles: Rise of the Underminer foi lançado um ano depois para GC, GBA e DS. A ideia desta sequência é dar sequência ao final do primeiro filme – que sabemos, hoje, que aconteceu diferente do que foi planejado neste jogo. Dessa forma, a sequência é, também, um marco nos jogos da Pixar e é lembrada até os dias atuais por muitos fãs.

Como penúltimo da lista, Lego The Incredibles, desenvolvido pela TT Fusion, foi lançado no dia 13 de julho de 2018 para Switch e repete a fórmula Lego nos videogames, mas, desta vez, com os famosos heróis animados a fim de promover a sequência, Os Incríveis 2, lançada em um período próximo. Com uma grande variedade de personagens jogáveis, a nova versão promete agradar o público de diversas idades.

Menções honrosas

Para finalizar a lista, há mais duas aparições da Pixar nos consoles da Nintendo que não necessariamente se caracterizam por jogos temáticos dos filmes, porém estão presentes como homenagens e representações bem caracterizadas a fim de expandir esse mundo cinematográfico para os mais diversos consoles.

Just Dance 2019

Lançado em janeiro de 2018 no Brasil, Viva — A Vida É Uma Festa (Coco) tornou-se mais um dos grandes sucessos da Pixar, conquistando, inclusive, premiações no Oscar 2018. Já nos consoles da Nintendo, a música Un Poco Loco, presente no longa, ganhou presença e uma coreografia no game Just Dance 2019 (Multi), disponível para Wii, Wii U e Switch. Confira o teaser:

Disney Infinity

Sabemos que Disney Infinity não é propriamente um jogo da Pixar, mas é de válida menção, uma vez que diversos personagens da empresa estão presentes no jogo lançado em 2013 para 3DS, Wii e Wii U. Alguns deles são: Sully (Monstros S.A.), Sr. Incrível (Os Incríveis), Relâmpago McQueen (Carros), Woody (Toy Story), Dory (Procurando Nemo) e Alegria (Divertida Mente).
Você já jogou algum desses jogos? Quais você recomendaria?


É estudante e apaixonado por games desde seu primeiro contato com Duck Hunt e Ice Climbers do nintendinho em 2002. Fanático por Pokémon e admirador de diversas franquias, reúne seu tempo livre para escrever e tentar colocar as matérias da faculdade em dia.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google