Dicas e Truques

[Atualizada] Pokémon FireRed/LeafGreen (GBA): O melhor time para Kanto - Remake

De casa nova, mas com o carisma de sempre, voltamos para a região de Kanto no universo da terceira geração com a melhor equipe para o remake.

Semelhante aos primeiros jogos da franquia, Pokémon FireRed/LeafGreen (GBA) retornam à região de Kanto, só que agora com gráficos melhores, movimentos novos e uma alteração completa na programação do jogo.

Graças ao potencial técnico do Gameboy Advance, as mudanças na estrutura do jogo permitem uma experiência mais amigável na região de Kanto, já que o nivelamento dos adversários foi consideravelmente reduzido. O ponto máximo é a adequação dos Pokémon da primeira geração no universo da terceira.

Com a adição das Abilities e das Natures, a aventura tornou-se mais dinâmica e divertida, afinal, há uma diferença muito grande entre as versões originais e os remakes. Essas características também se refletem nos Pokémon da primeira geração, que agora podem desfrutar de uma cenário atualizado e sem as limitações do Game Boy.

Para aqueles que não conhecem a fórmula para criação do melhor time, seguimos o conceito de seis Pokémon presentes em ambas as versões e que são capazes de lidar contra os desafios presentes na história: Gym Leaders, Elite Four, Team Rocket e Campeão, que também é nosso rival!

Vale lembrar que os Pokémon selecionados terão movimentos aprendidos durante o treinamento e técnicas encontradas antes da Elite Four (o que inclui as três primeiras ilhas Sevii). Egg Moves também não serão permitidos, já que o Day-Care capaz de realizar o processo de breeding está disponível apenas na ilha quatro, acessível após vencermos nosso rival como campeão.

Sem mais delongas, fique agora com a melhor equipe para as versões FireRed e LeafGreen. Boa leitura!

Notas de atualização - Data: 30/05/2023

Revendo esta matéria após quatro anos de seu lançamento, decidi utilizar em minha jornada mais recente o time apresentado e notei algumas dificuldades gritantes. Separei os integrantes individualmente e identifiquei diversos pontos fracos, comprometendo o bom funcionamento da equipe.

Passei por todos os comentários e, após avaliá-los, percebi que alguns pontos são relevantes e fazem total sentido: há um desencontro entre golpes da categoria Special sendo utilizados por Pokémon com redução de Special Attack, golpes fracos em Pokémon que deveriam ser referências ofensivas, baixa variedade de tipos… a lista é longa.

Por esse motivo, pedimos sinceras desculpas.

A equipe antiga era composta por: Venusaur, Nidoking, Dodrio, Jynx e Snorlax.

Pensando nisso, montamos uma "nova" equipe e remodelamos os Pokémon presentes. Além disso, incluímos rostinhos novos (inclusive nos monstrinhos opcionais), a fim de deixar o time, de fato, como o melhor possível para a região de Kanto refeita para o GBA.

Venusaur

Nossa escolha de Pokémon inicial permanece sendo Venusaur. A primeira geração possui um conjunto de ginásios muito favorável para a combinação de tipos do sapo de grama. Inclusive, os três primeiros desafios (ROCK, WATER e ELECTRIC) podem ser superados facilmente e com ajuda mínima de colegas de equipe.

Estatisticamente, Venusaur é um Pokémon bem equilibrado (diferentemente dos demais Pokémon do tipo GRASS, que geralmente são mais defensivos) e ainda consegue manter a pressão ofensiva quando está em campo. 
 
Nas versões FireRed/LeafGreen, a divisão dos movimentos em físicos e especiais ainda não havia sido implementada, logo, Venusaur é capaz de causar dano nos dois lados do espectro. Ainda, em virtude de seus dois tipos, GRASS/POISON, resistências importantes como ELECTRIC, FIGHT, WATER e, especialmente, o tipo GRASS, são bem úteis na região de Kanto.

Seu moveset visa extrair o potencial de seus dois golpes de STAB sem abrir mão de utilidade. Razor Leaf está disponível a partir do Lv.22 (ainda como Ivysaur) e será usado em grande parte das batalhas. Nossa outra opção de dano é Earthquake, um poderoso golpe do tipo GROUND e com grande cobertura em Kanto. Para complementar temos Sleep Powder e Leech Seed.

Como os famosos HMs ainda existiam na terceira geração, Venusaur foi eleito para carregar Cut, causando dano em cenários isolados enquanto permite a livre exploração de áreas que possuem os pequenos arbustos como obstáculos. Por padrão, sua habilidade é Overgrow, aumentando o dano causado por movimentos do tipo GRASS quando o sapo de grama estiver com 33% ou menos de seu HP total.


De modo a manter sua usabilidade, a escolha de Nature para Venusaur é Quiet (+ 10% Special Attack, - 10% Speed), permitindo que seus dois STABs estejam em condições propícias a causar o máximo de dano possível sem perder a qualidade defensiva. Uma nature voltada a Speed não é relevante, já que Venusaur não prioriza este atributo.

Primeape

O segundo monstrinho de nosso time pode ser obtido logo no início do jogo e provou-se uma escolha consistente ao longo da jornada. Mesmo competindo com outro Pokémon similar, Hitmonlee, Primeape é mais do que capaz de cumprir seu papel como causador massivo de dano, algo que os monstrinhos do tipo FIGHT são especialistas.

Rápido e com potência moderada-alta, Mankey pode ser capturado na Route 22 a oeste da cidade de Viridian, ou seja, temos como treiná-lo desde o Lv.2, garantindo pontos de esforço em seus atributos bem cedo no jogo e com isso, seu potencial ofensivo cresce a cada batalha.


Inevitavelmente, há  uma comparação com Hitmonlee por conta do momento em que temos ambos disponíveis: Mankey pode ser treinado no início da campanha e evolui a partir do Lv.28. Já Hitmonlee é obtido no Lv.30,  por volta do quarto ginásio, e apenas após completarmos o desafio do dojo em Saffron.

Devido à sua natureza ofensiva, Primeape será completamente unilateral: ataque, ataque e ataque. O tipo FIGHT em Kanto pode não ser muito atrativo graças ao domínio dos Pokémon de tipo PSYCHIC, no entanto, a cobertura neutra proporcionada por seus movimentos compensam essa pequena falha.

Nossa recomendação de golpes STAB é Brick Break e Cross Chop. Para cobrir suas deficiências, Rock Slide está disponível para ser aprendido no Rock Tunnel por meio de Move Tutor.


Assim como Venusaur, temos que atribuir um dos cinco HMs presentes na região de Kanto. Já que ele não pode voar ou nadar, Strength foi eleito para compor seu moveset, fornecendo uma opção consistente para causar dano em diversas batalhas. A escolha de Nature transita entre Adamant (+ 10% Attack, - 10% Special Attack) e Jolly (+ 10% Speed, - 10% Special Attack), variando de acordo com a preferência do jogador.

Dodrio

Novamente presente no melhor time, Dodrio chega para causar toneladas de dano nos adversários e complementar a trindade ofensiva da equipe. Ao lado de Primeape e do próximo Pokémon que iremos apresentar, o pássaro de três cabeças é utilizado com maestria durante nossa campanha.

Sua combinação de tipos, NORMAL/FLYING, é extremamente potente. Tanto o tipo NORMAL quanto o  FLYING causam dano com base no Attack da ave tripla, um de seus melhores atributos.

Disponível assim que chegamos a Celadon, Doduo será usado contra Erika e seus treinadores, garantindo uma grande quantidade de experiência e pontos de esforço importantes para seu desenvolvimento. Assim que a ave dupla alcança o Lv.31, torna-se Dodrio. Sua habilidade, Early Bird, é bem útil contra o quarto e quinto ginásios, uma vez que a condição SLEEP é bem presente.

Os movimentos de Dodrio serão Drill Peck, um poderoso golpe de tipo FLYING e será sua principal ferramenta de dano. Adicionalmente, temos Tri-Attack, de tipo NORMAL, e que ainda possui 10% de chance de causar BURN, PARALYZE ou FREEZE.

Para fechar seu moveset, contamos com Steel Wing, um golpe do tipo STEEL para causar dano dobrado em Pokémon de tipo ROCK, principais inimigos de seus dois STABs. A cereja do bolo, e o ápice da comédia no universo Pokémon, envolve o quarto e último movimento de seu moveset: Fly.

Nossa sugestão de Nature é Adamant (+ 10% Attack, - 10% Special Attack), já que Dodrio praticamente não possui Special Attack e é bem rápido, não necessitando de mais investimento em sua velocidade.

Jynx

Podemos considerar a bruxa gélida como o Pokémon mais valioso do time (uma pequena brincadeira com a sigla MVP, que significa Most Valuable Player, e não Pokémon) pelo fato de seus dois tipos, ICE/PSYCHIC, serem, de modo geral, dominantes ofensivamente, em especial na região de Kanto.

A primeira geração é conhecida pela supremacia psíquica, uma vez que os Pokémon desse tipo eram basicamente imparáveis pela falta de resistências (apenas o próprio tipo PSYCHIC) e a quase inexistência de golpes super efetivos contra eles.

Quando adicionamos o tipo ICE na jogada, temos em mãos um dos melhores Pokémon da região. Em posse de atributos alinhados com sua proposta, movimentos potentes e cobertura de dano perfeita, Jynx se destaca em relação aos demais Pokémon do tipo PSYCHIC justamente pelo seu primeiro tipo, algo que poucos monstrinhos dessa região são capazes de acompanhar.

Para melhorar ainda mais o cenário, podemos obter Jynx com apenas duas insígnias, pois, após derrotarmos Misty, nossa escolha de ginásios é livre até Blaine. A partir disso, devemos pescar um Poliwhirl e trocá-lo por uma Jynx na cidade de Cerulean, ao lado do Centro Pokémon.

O item Good Rod pode ser obtido na cidade de Fuchsia, o que implica em termos vencido o Team Rocket no cassino de Celadon, obter a Poké Flute na cidade de Lavender e acordar os Snorlax que barram os acessos à cidade cor de rosa.

Seu moveset será composto por Ice Beam e Psychic, que dispensam apresentações. Estes dois golpes serão utilizados em praticamente todas as batalhas, sendo responsáveis pelo sucesso de Jynx. Nossa opção de utilidade é Lovely Kiss. Finalizamos sua cobertura de dano com Water Pulse, e, ainda que não seja um movimento poderoso, cobre as fraquezas contra os tipos FIRE e ROCK.

Como obtemos este Pokémon via troca, não podemos escolher sua Nature e teremos que nos contentar com Mild (+ 10% Special Attack, - 10% Defense), tornando Jynx ligeiramente mais frágil, porém seu principal atributo será aumentado.

Snorlax

Todo time precisa de uma linha de frente, ou seja, algo ou alguém para absorver o dano por seus aliados. O querido Pokémon sonolento Snorlax é a opção perfeita para esta posição: ao avaliarmos as fraquezas da equipe, notamos que os tipos FIRE e ICE atingem diversos monstrinhos com dano super efetivo.

Para mitigar essa situação, Snorlax foi selecionado em razão de sua habilidade, Thick Fat, reduzir pela metade o dano causado por esses dois tipos. Em outras palavras, é como se Snorlax tivesse resistência em vez de receber dano neutro, o que ajuda demais no bom funcionamento da equipe.

Aliás, ser um monstrinho de tipo NORMAL garante não só estabilidade no quadro de tipos, como também acesso a diversos movimentos. Desse modo, podemos moldar Snorlax de acordo com as necessidades da equipe e começamos seu moveset com Body Slam por razões óbvias: é um golpe STAB com 80 pontos de base e com 30% de chance de causar o efeito de PARALYZE nos adversários.

Mesmo sendo flexível, optamos por um conjunto de movimentos mais conservador. A fim de atingir Pokémon dos tipos ROCK e STEEL (resistentes ao tipo NORMAL), temos Brick Break. Thunderbolt foi escolhido por causar dano super efetivo em dois tipos muito comuns em Kanto, FLYING e WATER.

Seu Special Attack não é dos melhores, mas também não é descartável e pode ser usado até certo ponto. O movimento derradeiro é Yawn, aplicando o efeito SLEEP após um turno, podendo ser usado para incapacitar alvos perigosos como Dragonite do Lance ou Charizard do rival.


A escolha pela Nature Relaxed (+ 10% Defense, - 10% Speed) deu-se pelo fato de Snorlax possuir uma altíssima quantidade de HP e Special Defense. Outro ponto importante é manter seu Special Attack neutro, dessa forma, não temos que "sacrificar" parte de seu dano especial e ainda teremos mais resistência no lado físico.

Vaporeon

Os Pokémon de tipo WATER presentes na região de Kanto são muito bons, porém, há uma porção deles que acabou entrando para o grupo de exclusivos de versão, como Starmie e Slowbro. Isso acaba limitando nossas escolhas e, muitas vezes, um monstrinho que seria excelente acaba tendo um tipo que está presente em outro companheiro de equipe.

Para evitar que tenhamos vários Pokémon compartilhando tipos, nossa escolha será Vaporeon, a evolução de tipo WATER de Eevee. Acessível quando chegamos à cidade esverdeada, Eevee é dado de presente para o jogador no condomínio de Celadon. No mercado da cidade, podemos comprar o item Water Stone e evoluí-lo em Vaporeon.


Compacto, porém completo, Vaporeon é um excelente monstro e fecha o sexteto com perfeição. Com altas bases de HP e Special Attack, o Pokémon jato de bolhas é basicamente um tanque ofensivo, capaz de aguentar alguns golpes enquanto devolve muito dano.

A primeira opção de STAB é o movimento Surf, técnica necessária para atravessar as rotas aquáticas e progredir na história. Consistente e com poder base alto, este golpe será a principal fonte de dano de Vaporeon. Ice Beam é praticamente obrigatório para lidar com Pokémon dos tipos DRAGON e GRASS, além da cobertura neutra que proporciona.

Para arredondar a composição de movimentos, teremos Bite, do tipo DARK, que utiliza o Special Attack de Vaporeon como base para cálculo de dano. Sua usabilidade é direcionada aos Pokémon de tipo GHOST e PSYCHIC, além de ser uma boa opção no geral. Encerramos com Toxic, que coloca os adversários contra a parede caso optem por ficar em campo por vários turnos.

Sua habilidade, Water Absorb, lhe confere imunidade ao tipo WATER e cura Vaporeon em 25% do dano que seria causado. A escolha de Nature neste caso é simples e direta: Modest (+ 10% Special Attack, - 10% Attack) para aumentar o dano causado, reduzindo o já baixo e inutilizável Attack de Vaporeon.

Opcionais

Hitmonlee

O tipo FIGHT é conhecido por sua potência ofensiva. A região de Kanto está bem representada nesse setor e conta com diversos monstrinhos úteis em qualquer jornada. Conforme pontuamos no início, Hitmonlee compete diretamente por uma vaga com Primeape.

Embora ambos possam ser utilizados, a diferença entre poder e utilidade é quase mínima entre Primeape e Hitmonlee. A questão toda envolve o tempo de treino dedicado para aperfeiçoar seu High Jump Kick e vencer as batalhas. Embora não seja a primeira escolha, Hitmonlee é, sim, bem forte e não deve ser descartado apenas porque Primeape é obtido antes.

Nidoking

Antes membro inquestionável do melhor time, Nidoking passou a ser opcional após a reformulação do elenco. Mas não pense que só por conta disso o rei Nido deixou de ser forte: bons atributos, movepool invejável e todos os benefícios que a combinação POISON/GROUND proporciona.

Graças às diversas opções de movimentos disponíveis, Nidoking pode ser modelado de acordo com a necessidade do time ou seguir o padrão clássico de atacante elemental combinado com o magnífico Earthquake.

Lapras

Diferentemente dos demais Pokémon do tipo WATER disponíveis para escolha, Lapras se destaca por seu segundo tipo, ICE, uma vez que ter um STAB capaz de vencer uma de suas fraquezas nativas e ainda aprender o movimento Ice Beam por nível contribuem para seu bom desempenho.

Sua escolha como opcional é para evitar a repetição do tipo ICE, já que Lapras recebe dano neutro do tipo FIRE, que está presente em batalhas importantes. Lapras é capaz de aprender golpes como Thunder e Thunderbolt, ou seja, outros monstrinhos do tipo WATER estão em sérios problemas contra o Pokémon transporte.

Melhores times FireRed/LeafGreen

 

Melhor time FireRed/LeafGreen - Venusaur

Então, o que achou da nova melhor equipe? Mais forte que a antiga ou praticamente igual? Deixe seu comentário com sua sugestão/posição sobre esse time.

Quanto aos demais demais iniciais, faremos uma matéria para cada um e, em breve, você poderá acompanhar o melhor time para Charizard e Blastoise como Pokémon iniciais.

Em sequência, acompanhe o melhor time para as versões Heart Gold/Soul Silver.

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. pokémons tipo fogo não são recomendados para a equipe do bulbasaur?

    ResponderExcluir
  2. Qual a melhor nature e ataques para um beedril e um buterfree?
    E um time para acompanhalos?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google