Perfil

Pit: o guardião da deusa da luz

Conheça um pouco sobre o anjo mais valente e habilidoso da Nintendo.

Em 1986, no Japão, surgia um novo protagonista da Nintendo: um anjo de cabelos marrons, pouca altura e, por mais que seja incapaz de voar por conta própria, um par de asas brancas. Pit, o pupilo fiel da deusa Palutena, nasceu no jogo "Kid Icarus" (mesmo nome da série), para NES. Desde então, ele vem aparecendo em vários títulos, seja para salvar o mundo de monstros e demônios, ou enfrentar outros personagens em arenas de luta.

Carinha de anjo

Atualmente, por conta do aprimoramento gráfico dos consoles, Pit possui um design mais elaborado, com modelos tridimensionais e expressões faciais mais nítidas (além de ter crescido um pouco). Antes desse redesign, que aconteceu quando o personagem foi anunciado como novo lutador em Super Smash Bros. Brawl (Wii), Pit era um anjo 8-bit com cabelos marrons, uma túnica branca, um par de sandálias, asas brancas e um arco para disparar flechas. 
8-Pit
Já nos jogos posteriores em que aparece, o herói mantém as características originais, porém com olhos azuis, uma coroa de louro dourada e mais cores e detalhes em seu traje. Além disso, a arma principal do anjo também muda um pouco: o arco simples e genérico de antes dá lugar ao "Arco Sagrado de Palutena", que atira flechas de luz e pode desmontar-se em duas espadas. 

Pit compartilha suas características físicas com sua contraparte, Dark Pit, que surgiu em Kid Icarus: Uprising (3DS) como o clone perverso do protagonista. O que realmente muda em relação aos anjos são as cores utilizadas em cada personagem: ao contrário da paleta de cores clara do visual de Pit, o rival possui vestes escuras, olhos roxos e asas negras.


Anjo da guarda

Assim como maioria dos protagonistas da Nintendo, Pit tem um espírito heróico e faria tudo para proteger quem ama. No caso do anjo, sua lealdade para com Palutena representa bastante esse heroísmo, a ponto de enfrentar, sozinho, centenas de monstros, contando apenas com suas armas e o auxílio de sua deusa para voar.

Apesar de determinado, Pit é bastante descontraído durante suas missões. No jogo para 3DS, por exemplo, ele mantém contato com Palutena durante (quase) todo o tempo por telepatia. Portanto, em grande parte de sua aventura, ocorrem diálogos entre os personagens, com direito à intromissão de outros deuses, como Hades e Viridi.

Porém, mesmo com toda essa tagarelice, o herói é focado em seus objetivos, e está disposto a sacrificar qualquer coisa para defender seu lar, Angel Land. Para completar, vale enaltecer a resiliência e habilidade do anjo, já que ele é capaz de levar vários ataques sem ceder enquanto limpa hordas gigantescas de monstros do Underwold Army (tradução: exército do submundo).
Os icônicos diálogos acontecem até mesmo em Smash Bros.

Exército (e arsenal) de um homem só

Ainda que o redesign visual de Pit tenha sido no lançamento de Super Smash Bros. Brawl, neste jogo ele não tinha uma narrativa própria, já que apenas fazia parte do Subspace Emissary (modo aventura do game). O personagem ganhou mais destaque no título que seria lançado para 3DS em 2012 - Kid Icarus: Uprising.

No game mais recente da série Kid Icarus, que estava descontinuada desde o início da década de 90, a jogabilidade mudou bastante: o herói alado deixou de estrelar jogos de plataforma para aventurar-se em um shooter em terceira-pessoa. Assim, para proporcionar mais variedade de conteúdo em Uprising, novas armas foram adicionadas ao arsenal de Pit. 


Dessa forma, ainda que sua especialidade seja manusear arcos, o anjo consegue também empunhar lâminas, bastões, garras, canhões e outras armas mágicas. Um fato interessante é que, nos três jogos, apesar de se encontrar em situações diferentes, o método do herói é sempre o mesmo: reunir os Three Sacred Treasures (Três Tesouros Sagrados).

Esses tesouros são: 
  • Arrow of Light: uma flecha de luz capaz de seguir os alvos e atingi-los com um poder imenso;
  • Mirror Shield: um espelho que reflete projéteis e impede Pit de ser petrificado pela vilã Medusa;
  • Wings of Pegasus: um par de asas que oferece ao anjo o poder ilimitado de voo.
Ao juntar esses equipamentos, ele alcança seu ápice de poder e se torna um oponente digno de encarar os deuses, literalmente.

Pode-se dizer que mesmo com sua dependência dos poderes de Palutena - ou Viridi, outra deusa presente no universo da série - para voar, Pit possui muita habilidade com armas e, ainda mais importante, é valente o suficiente para enfrentar o perigo, honrando o título de um dos melhores protagonistas de uma série da Nintendo. 

Revisor: Kiefer Kawakami

Estudante de publicidade que saiu do interior de Goiás para viver na cidade grande. Apaixonado por jogos, musicais e animações, passa bastante tempo no Twitter comentando sobre esses assuntos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google