Sem dúvida a Wild Area, revelada pela primeira vez na metade de 2019, foi um dos projetos mais ambiciosos de Pokémon até hoje. E ao mesmo tempo é possível considerá-la a síntese da falta de criatividade, já que pode ter sido a sacada para justificar a inclusão de 400 Pokémon adaptados a diferentes climas do nada no jogo. Mesmo assim ela continua sendo impressionante. A Wild Area, como todo mundo já sabe, é a primeira experiência efetiva de mundo aberto que a franquia recebeu. Assim que eu cheguei por lá, comecei a medir tudo que eu encontrava, e sendo franca, tudo na Wild Area é superlativo.
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É perfeitamente possível se perder na Wild Area. A rotação de câmera ajuda muito nesse fator, a propósito |
Para ter uma melhor noção, vamos a parte mais prática da coisa. O tamanho médio dos protagonistas em Sword/Shield é cerca de 1,60m. Essa medida foi tirada em comparação de escala com alguns Pokémon pelo caminho (por exemplo, os protagonistas são um pouco maiores que um Quagsire e tem o mesmo tamanho de um Bisharp, entre outras comparações mais). Em média, o tamanho do passo de uma pessoa varia entre 25% e 50% do tamanho dela. Calculando pelo mínimo, 25%, teríamos aí que cada passada dos protagonistas mede cerca de 40cm. Convertendo em distâncias, a cada dez segundos eu dava 8 passos no jogo. Multiplicando pelo tempo aproximado (7200 segundos) e convertendo isso para unidade de distância, temos aí 172.800 centímetros, o que dá um total de exorbitantes 1,72 quilômetros.
Apesar de você ver as tais “árvores de N64”, discutidas à exaustão na passagem da geração durante praticamente todo o percurso, todo o cuidado no desenvolvimento da área em geral - o tal do fator exploração, tão divulgado por Pokémon desde sempre - finalmente consegue ser entregue com êxito. Você sem perceber vai acabar usando o analógico direito para girar a câmera, afastar e aproximar. É facilmente possível passar horas por lá fazendo raids, breedando, pegando Berries ou só dando uma volta mesmo.
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Mapa da primeira parte da Wild Area. As variações de clima são realmente uma novidade interessante |
As árvores de Berries, tão exóticas quanto as árvores comuns, tem um joguinho que chega a ser chato às vezes. Basicamente ele consiste em chacoalhar a árvore. Nisso podem acontecer duas coisas: ou caem Berries, conforme o esperado, ou um esquilo gordo cai na sua cara e quando você se livrar dele os Pokémon ao redor já terão surrupiado pelo menos metade da sua colheita.
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Tanto reclamaram das "árvores de N64"... |
E claro, na Wild Area é onde se concentra a maior parte das interações online do jogo. A área em geral tem um funcionamento um pouco similar ao do Festi Plaza, feature online da 7ª geração. Durante a jogatina, você pode interagir com outros treinadores mais que também estão conectados. Nela é possível fazer Max Raid Battles com outras pessoas, trocar Pokémon pelo Y-comm, ou batalhar por rankings. Uma coisa engraçada é que em alguns momentos durante a gameplay online na Wild Area, você pode ver algumas coisas um tanto estranhas nela. Como dois usuários em um mesmo lugar. Ou bicicletas voadoras. Nada que tire a expressividade da Wild Area.
No fim das contas, as raids acabam sendo a única atração que te mantém entretido a longo prazo. Isso quando você não tem que enfrentar sozinho um Gigantamax 5 estrelas impossível de capturar com um monte de NPC ajudando com “altos Cosmic Power”.
No fim das contas, as raids acabam sendo a única atração que te mantém entretido a longo prazo. Isso quando você não tem que enfrentar sozinho um Gigantamax 5 estrelas impossível de capturar com um monte de NPC ajudando com “altos Cosmic Power”.
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Por mais que te tirem do sério algumas vezes, as Max Raid Battles são uma novidade muito bem vinda para a franquia |
Contudo, mesmo apresentando algumas partes que poderiam ser melhor trabalhadas, a Wild Area ainda se mostra exímia, e prova que a experiência de Pokémon sempre pode apresentar algo novo.
E vocês? Lembram de alguma coisa a mais que a Wild Area apresenta? O que acharam dela em um geral? Na próxima parte dessa revisão, veremos mais a fundo as equipes vilãs (ou o que mais se pareça com isso) de Galar. Até lá!
E vocês? Lembram de alguma coisa a mais que a Wild Area apresenta? O que acharam dela em um geral? Na próxima parte dessa revisão, veremos mais a fundo as equipes vilãs (ou o que mais se pareça com isso) de Galar. Até lá!
Revisão: Icaro Sousa