Dicas e Truques

Os melhores atalhos para Mario Kart 8 Deluxe (Switch) - Parte 1

Nesta primeira parte de nosso guia especial, destrinchamos os principais atalhos das seis primeiras copas do jogo.

Poucas coisas na vida são tão divertidas quanto aquela partida descompromissada de Mario Kart 8 Deluxe (Switch). Basta reunir os amigos localmente ou através da internet, combinar as regras, e voilà: diversão por horas a fio. Porém, quando a disputa se torna um pouco mais séria e a rivalidade fala mais alto, saber a localização dos principais atalhos do jogo torna-se quase uma necessidade se o objetivo é garantir um lugar no pódio (ou a honra eterna, dependendo de seus adversários).


Pensando nisso - e em outras ocasiões, como time trials e campeonatos, oficiais ou não - nós do Nintendo Blast separamos nesta matéria os principais atalhos da mais recente versão da franquia de corrida de Mario e sua turma. Vale lembrar que, como a versão Deluxe é um port da versão original de Mario Kart 8 (Wii U), esta lista também pode ser aproveitada caso você possua o antigo console da Nintendo.

Preparado(a), caro(a) leitor(a)? Separe seus cogumelos e estrelas e acelere conosco na primeira parte do nosso guia, onde analisaremos os principais atalhos das seis primeiras copas do jogo:

Mushroom Cup

A primeira copa do jogo caracteriza-se por suas curvas simples e saltos confortáveis - uma perfeita introdução às mecânicas do jogo por meio do level design dos mestres da Nintendo. No entanto, já é possível sair na frente da competição com algumas dicas simples:

Mario Kart Stadium

Atalho 1 - Fácil de ser percebido, consiste em acessar a rampa com um mushroom, ao invés de fazer a curva. Se bem executado, ajuda a cortar milésimos do tempo final.

Atalho 2 - Logo após o salto com a asa-delta, é possível cortar caminho por meio dos canos com auxílio de um cogumelo ou uma estrela. Só é preciso tomar cuidado para não esbarrar em uma das tubulações e perder todo o impulso.

Water Park

Atalho 1 - Próximo ao final da pista, utilize um cogumelo para cortar caminho pela areia e evitar a curva.

Sweet Sweet Canyon

Atalho 1 - Logo após a bifurcação, será fácil perceber um donut bem espaçoso. Use um item e passe por ele para ganhar tempo. É recomendado usar a derrapagem para aumentar a eficácia do atalho.

Thwomp Ruins

Atalho 1 - O primeiro atalho já está logo no início da pista, à esquerda, mas é mais fácil acessá-lo a partir da segunda volta, devido à velocidade necessária. Use um cogumelo para acessar a rampa e cortar uma curva generosa. É recomendado usar a derrapagem para aumentar a eficácia do atalho. 

Atalho 2 - Após certo tempo, será possível acessar a rampa na seção central das ruínas. Use um cogumelo ou estrela para sair na frente da competição.

Atalho 3 - Próximo ao final da fase, é possível usar um cogumelo para acessar a rampa e cortar mais uma curva. Só tome cuidado, pois um erro aqui pode ser fatal.

Atalho 4 - Esse não é bem um atalho, e sim uma dica: após o salto com a asa-delta que virá depois do atalho 3, utilize as rampas nas laterais para ganhar um impulso extra no ar.

Flower Cup

Na segunda copa do jogo, as disputas já começam a se tornar mais interessantes. O grande destaque aqui fica para a bela Shy Guy Falls, uma das pistas mais legais do jogo. Bifurcações nesta copa começam a ser mais comuns. Então, se torna válida a dica de dar prioridade ao caminho com menos jogadores - desse modo, suas chances de ser atingido por um item reduzem consideravelmente. Vamos às dicas:

Mario Circuit

Nenhum Mario Kart é completo sem seu Mario Circuit. Não há um atalho claro ou considerável nesta pista, mas é sempre possível usar a combinação de cogumelos e derrapagens para tornar as curvas menores do que elas são realmente.

Toad Harbor

Nas bifurcações, novamente fica a recomendação de dar preferência ao caminho com menos adversários. Desse modo, além de diminuir, consideravelmente, a chance de ser atingido, a disputa por itens e moedas tende a ser menos acalorada. Outro ponto a se considerar: se escolher as paredes, você não terá como esbarrar no trem dirigido por Koopa.

Atalho 1 - Logo após o início da fase, dê preferência por seguir pelas rampas demarcadas. Só cuidado com a precisão ou você acabará resgatado pelo Lakitu

Atalho 2 - Próximo ao fim da fase, caso você esteja com um cogumelo ou estrela, ignore o caminho à esquerda e corte caminho pela grama.

Twisted Mansion

Atalho 1 - Logo após a primeira bifurcação, é possível perceber um vão na biblioteca à esquerda. Use a combinação de derrapagem e um cogumelo/estrela para ganhar tempo.

Atalho 2 - Próximo ao fim da fase, é possível usar um cogumelo para cortar caminho pela grama à direita, evitando a curva e o contato com os boos.

Shy Guy Falls 

Um colírio para os olhos e uma das pistas mais legais do jogo. Não se esqueça de tentar pegar o máximo possível das setas de velocidade ao descer na cachoeira.

Atalho 1 - Após o salto de asa-delta, é possível acessar uma caverna superior. O uso de itens combinado com o salto da rampa localizada na caverna pode lhe deixar à frente da competição.

Star Cup

A tradicional Copa Estrela retorna em Mario Kart 8 Deluxe com algumas das pistas mais criativas da franquia. Aproveite a estadia!

Sunshine Airport 

Atalho 1 - Logo no início da fase, é possível usar a seta de velocidade para passar por dentro do avião. 

Atalho 2 - Logo após o atalho 1, é possível observar uma rampa com uma moeda. Utilize um cogumelo para cortar uma curva e ganhar tempo na competição. 

Atalho 3 - Utilize um cogumelo para passar no meio dos caixotes e cortar mais uma curva. Cuidado: bater em uma das bagagens lhe atrasará e, possivelmente, ainda revelará um cogumelo para seus oponentes.

Dolphin Shoals

Passear pelos bancos de areia e mergulhar nas águas cristalinas desta bela pista é refrescante. Não se esqueça de usar as costas da enguia gigante para realizar stunts com o botão de pulo (basta pressioná-lo no momento do salto) e ganhar pequenos aumentos de velocidade. 

Atalho 1 - Mantenha-se à direita após passar pelos golfinhos para passar por uma seta de velocidade.

Atalho 2 - Próximo ao final da pista, utilize um cogumelo ou uma estrela para passar pela terra e evitar uma curva acentuada. Extremamente eficaz se bem utilizado.

Electrodrome

Esta pista foi feita para abusar das derrapagens. Também é possível cortar caminho pela terra usando itens de velocidade em diversas partes, assim como em Mario Circuit. Seja criativo e encurte as curvas!

Atalho 1 - Logo após o início, é possível combinar o uso da derrapagem com um cogumelo aqui para passar pela terra e ganhar tempo na curva.

Atalho 2 - Próximo ao final da pista, corte caminho pela terra com um cogumelo e ganhe tempo na curva. Note como este atalho parece ser uma versão espelhada do atalho 3 da Sunshine Airport.

Wario’s Mount

Atalho 1 - Antes do primeiro checkpoint é possível perceber uma pequena diferenciação no gelo que, na verdade, esconde uma rampa à direita. Use-a para cortar a curva e ganhar tempo.

Atalho 2 - Este não é bem um atalho e sim uma dica: na caverna, utilize as rampas para conseguir dar sobrevida ao voo de asa-delta. Na grande maioria das vezes, em Mario Kart, ficar no ar é melhor que estar no solo.

Atalho 3 - Logo após a primeira bifurcação ao sair da represa, é possível seguir reto para descobrir uma rampa de salto escondida. Use um item de velocidade aqui, pois do contrário o gelo lhe atrasará.

Atalho 4 - Próximo ao fim da pista, é possível cortar caminho pelo gelo e evitar a curva. Use um item de velocidade e deixe seus adversários para trás.

Special Cup

A Special Cup sempre se apresentou como a mais desafiadora da série Mario Kart, e na nova versão não é diferente. Os destaques ficam por conta de Cloudtop Cruise, um passeio eletrizante pelos ares, e a empolgante releitura do Bowser’s Castle.

Cloudtop Cruise

Atalho 1 - Bem fácil de ser visualizado, está logo no início da pista. Utilize um item de velocidade para evitar a curva e economizar tempo. Não se esqueça de utilizar stunt durante o pulo para ganhar velocidade.

Atalho 2 - Quase no fim da pista, você poderá ver uma ramificação de plantas que formam uma linha reta até a linha de chegada. Use o item de velocidade com cuidado, pois uma queda pode ser fatal.

Bone-Dry Dunes

Atalho 1 - Logo no início da pista, já é possível cortar caminho pela areia com um item de velocidade. Largue na frente!

Atalho 2 - Logo em seguida, fica a questão: por que fazer curvas se você pode seguir em frente? Necessário um item de velocidade.

Atalho 3 - Manter-se à direita nas bifurcações permitirá que você alcance a parte superior da caverna. Em situações de emergência, pode ser uma boa fuga de itens ou de adversários perigosos.

Atalho 4 - A última curva do estágio também pode ser encurtada usando um item de velocidade. Mire na areia e mande bala.

Atalho 5 - Variação do atalho 4. Basta esperar um pouco mais e usar o item no vão entre os ossos.

Bowser’s Castle

Atalho 1 - Após o salto com asa-delta, utilize um item de velocidade para cortar caminho pela lama. Cuidado com as pedras.

Atalho 2 - Manter-se à esquerda após o atalho 1 dará caminho a uma rampa. Utilize um item de velocidade e mande bala!

Rainbow Road

Atalho 1 - Fique atento às oportunidades de usar um cogumelo em áreas que estendem a pista.


Shell Cup

As copas retrô também marcam presença em Mario Kart 8 Deluxe. Prepare-se para uma overdose de nostalgia, com destaque para o Mario Circuit de GBA e a inesquecível Toad’s Turnpike, do Nintendo 64.

Moo Moo Meadows

Atalho 1 - Próximo ao início da pista, já é possível cortar caminho pela grama usando um item de velocidade.

Atalho 2 - Caso você não esteja com a asa-delta - para obtê-la, é só se manter à direita na bifurcação da pista - cortar caminho pela grama com itens de velocidade é a melhor opção. Caso você esteja com a asa-delta, a recomendação ainda vale - utilize itens no ar para aproveitar os segmentos em linha reta.

Mario Circuit

Atalho 1 - logo no início da pista, já é possível cortar caminho pela grama. Se você tiver mais de um cogumelo, é possível emendar com a grama seguinte e ganhar um bom tempo.


Atalho 2 - Semelhante ao atalho 1. Após a queda, combine a derrapagem com um cogumelo e faça a festa.

Atalho 3 - Logo após o atalho 2, você já poderá ver uma rampa de salto com asa-delta. Utilize um cogumelo para alcançá-la e evitar uma série de curvas e itens no chão.

Atalho 4 - Mantenha-se à direita antes do fim da fase para passar por uma seta de velocidade. Útil em certas situações.

Cheep Cheep Beach

Atalho 1 - Utilize um cogumelo/estrela para cortar caminho por meio d'água logo após a placa em forma de seta.

Atalho 2 - Mesmo caso do atalho 1. Desta vez, siga as moedas submersas com um item de velocidade e saia na frente da competição. Não precisa nem saber nadar.

Atalho 3 - Próximo ao fim da pista, é possível fazer a curva de modo mais curto, se você usar um item de velocidade na mancha de lama.

Toad’s Turnpike


Não há atalhos significativos nesta pista, portanto sua melhor escolha é usar as áreas de antigravidade ou tentar a sorte nos caminhões de rampa. Com sorte, em ocasiões raras, você pode conseguir a façanha acima.

Banana Cup

Do mesmo modo que na Flower Cup, aqui as coisas começam a ficar mais interessantes em termos de desafio. Grande variedade de pistas e terrenos lhe esperam.

Dry Dry Desert

Atalho 1 - Caso você tenha um item de velocidade, mantenha-se à direita no início da fase e mande bala.

Atalho 2 - Evite as curvas acentuadas com um item de velocidade.

Donut Plains 3

Semelhante ao Dry Dry Desert e ao Mario Circuit, é hora de cortar curvas com itens de velocidade. Seja criativo!

Royal Raceway

Atalho 1 - De modo semelhante às duas últimas pistas, é possível cortar curvas usando itens de velocidade.

Atalho 2 - A rampa de asa-delta é bem visível. Use um item de velocidade e veja os adversários ficarem para trás.

Atalho 3 - Próximo ao final da fase, há duas oportunidades de encurtar o trajeto, caso esteja com um item apropriado. Simplesmente acelere em linha reta (com o item) pela grama antes da última curva. Este é um recurso que a inteligência artificial do título utiliza bastante nesta pista.

DK Jungle

Atalho 1 - Após a ponte, é possível ver um caminho à esquerda. Utilize-o para chegar a uma rampa de asa-delta. Combine com um item de velocidade para ganhar tempo.

Atalho 2 - Próximo ao final da fase, é possível escolher dois caminhos. O de baixo é mais rápido, porém possui menos moedas, além de ser mais propício a quedas. Dependendo da situação, é uma alternativa.


E assim se encerra a primeira parte do nosso guia de Dicas e Truques. O que acha, caro(a) leitor(a)? Algum atalho que você não conhecia? Não se esqueça de comentar!

Revisão: Felipe Franco

é bacharel em Produção Cultural pela UFF e estudante de Comunicação Social pela FSMA. Na infância, ganhou um Super Nintendo dos pais e, desde então, nunca mais deixou o mundo dos games. Ainda sonha em ser um Mestre Pokémon.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google