Conheça os jogos de Nintendo 64 que não foram lançados no Ocidente

Existem jogos de N64 que só foram lançados no Japão e isso fez com que o Ocidente não tivesse acesso, tornando-os raros.


O Nintendo 64 foi um console revolucionário. Lançado em 1996, trouxe grandes novidades e títulos de peso, como Mario 64, Banjo-Kazooie, Perfect Dark, Doom, entre muitos outros. Uma proposta diferente nos controles, como a inclusão de direcionais analógicos e gatilhos, também fez com que esse console da Big N tivesse sua marca no mundo. Entretanto, nem tudo são flores: a utilização de cartuchos custou sua parceria com a Square Enix, fazendo com que não existisse um Final Fantasy para o Nintendo 64, já que os cartuchos elevaram os custos do desenvolvimento.

Até hoje, o Nintendo 64 continua sendo a diversão de muitos fãs da Big N. Porém, se você teve esse console na versão USA/Gradiente, existem títulos que não poderão ser desfrutados, já que eles tiveram seus lançamentos quase que exclusivamente no Japão.

Custom Robo 64 (カスタムロボ)


Custom Robo 64 quase não foi lançado para o Nintendo 64 porque o presidente da Nintendo na época, Hiroshi Yamauchi, pensava que um RPG era uma influência negativa para a empresa, que tinha foco em jogos para a família. Entretanto, Shigeru Miyamoto achou inovador o conceito de customização de robôs e aprovou a ideia. Assim, Custom Robo 64 foi lançado somente no Japão em 1999 e em 2006 na China para o iQue Player.

64 Hanafuda: Tenshi no Yakusoku (64花札 天使の約束)


Um jogo de cartas no estilo Hanafuda e puzzle, desenvolvido pela Altron e lançado exclusivamente no Japão em 1999. Hanafuda são cartas japonesas que podem ser usadas para jogos variáveis, a tradução desse nome significa cartas de flores. 

64 Ōzumō (64大相撲)


É um jogo de luta de sumô, cujo gameplay simula vários aspectos da vida de um lutador de sumô, assim como a dieta e o treinamento. Entretanto, o jogo não recebeu notas positivas, apesar da ideia intuitiva.

64 Trump Collection: Alice no Waku Waku Trump World (64トランプコレクション~アリスのわくわくトランプワールド)

É um jogo de cartas e aventura desenvolvido pela Bottom Up baseado em Alice no País das Maravilhas e lançado exclusivamente no Japão em 1998. A N64 Magazine o descreveu como um jogo de cartas com o tema Alice difícil de ser compreendido.

Dance Dance Revolution Disney Dancing Museum (タンスタンスレボリューション ディズニー ダンシングミュージアム)


Lançado exclusivamente no Japão nos anos 2000 e vendido como parte de um pacote que inclua um controle de (N64) projetado exclusivamente para ele. O título possui 22 músicas populares do universo da Disney e famosas da época, que podem ser desbloqueadas com os personagens das franquias mais famosas da Disney em uma batalha musical com puzzles e muita diversão. A lista de músicas tem: Mickey Mouse March, It's a Small World, Mickey Motion, Jiwaku No Tango, Tap! Tap! Tap! ,Savanna No Mukou, Disco Magic, Russian Dance, Irish River, Morty & Ferdy's Carnival, Mickey Fever, Para-Para Venus, Go Go Go, Goofy's Rock 'n' Roll Show, Turkey In The Straw, Taiyo No Rakuen, Waltz Of The Flowers, Electrical Parade, Chip 'n' Dale's Vacation, Minnie's Yoo Hoo!, The Tiki Tiki Tiki Room, Mickey Mouse Ondo.

Densha de Go! 64 (電車でGO!64)


Um jogo de simulador de trem lançado em 1998 com suporte a VRS (Voice Recognition Unit, é encontrado com ou sem o microfone), tal como Hey You, Pikachu!. Conta ainda com um controlador de trem desenvolvido pela TAITO.

Dōbutsu no Mori 64 (どうぶつの森)


A tradução de Dobutsu no Mori é “Floresta de Animais”. Entretanto, esse jogo é conhecido no Ocidente como Animal Crossing. O primeiro título da franquia foi lançado exclusivamente no Japão para em 2001 e refeito para o GameCube, sendo lançado mundialmente. Havia ainda a possibilidade de um upgrade de gráficos com o acessório Expansion Pak.

Doraemon: Nobita to 3-tsu no Seirei Ishi (ドラえもん のび太と3つの精霊石)


É um título de aventura e ação estilo plataforma 3D, baseado na popular série de mangá japonês Doraemon. O jogo teve duas sequências: Doraemon 2: Nobita to Hikari no Shinden e Doraemon 3: Nobi Dai no Machi SOS!, mas todos foram lançados exclusivamente no Japão.

Fushigi no Dungeon: Fūrai no Shiren 2 - Oni Shūrai! Siren-jō! (不思議のダンジョン 風来のシレン2 鬼襲来!シレン城!)


Lançado no dia 27 de setembro de 2000, Shiren 2 foi desenvolvido pela Chunsoft e publicado pela Nintendo. O jogo tem como protagonista principal um garoto chamado Shiren, cujo objetivo é defender uma vila do ataque de demônios construindo um castelo, cujos materiais de construção são encontrados explorando dungeons.

Goemon Mononoke Sugoroku (ゴエモンもののけ双六)


Lançado somente no Japão em 1999, é conhecido fora do Japão como Mystical Ninja. O jogo é baseado no popular jogo de tabuleiro japonês chamado Sugoroku. Você pode controlar Goemon, Ebisumaru, Sasuke, ou Yae. O tabuleiro pré-renderizado relembra os cenários visitados na série de jogos Ganbare Goemon.

Hamster Monogatari 64 (ハムスター物語64)


Lançado em 2001 apenas no Japão, o jogo se baseia nos cuidados que você deverá ter com um hamster, olhando seu crescimento e desenvolvimento. Seu estilo é como  um simulador de vida real.

Nushi Tsuri 64 (ぬし釣り64)



Jogo de pesca lançado apenas no Japão em 1998. Utilizando elementos de RPG, você pode explorar uma cidade livremente e escolher entre 6 personagens antes de começar a pescaria.

SimCity 64 (シムシティー64)


Lançado em 2000 para o Nintendo 64DD, com desenvolvimento da HAL Laboratory e publicação da Nintendo. Seu objetivo é a construção de cidades. O produtor Shigeru Miyamoto esteve envolvido na edição do game, que é considerado um pouco obscuro por ter sido lançado para um periférico somente no Japão.

Super Robot Spirits (スーパーロボットスピリッツ)


Desenvolvido e publicado pela Banpresto, e lançado em 1998, é um dos 80 jogos de Nintendo 64 mais vendidos no Japão. É um versus fighting game em 3D, baseado na série de jogos Super Robot Wars.

Super Robot Taisen 64 (スーパーロボット大戦64)


Um RPG de estratégia desenvolvido pela Banpresto e lançado em 1999. Este título faz uso do Transfer Pak com o jogo Super Robot Wars: Link Battler, de Game Boy Color (GBC).


Nintendo 64DD

É um periférico para o Nintendo 64 desenvolvido pela Nintendo. Foi originalmente anunciado em 1995, para que chegasse no mesmo momento de lançamento do N64 em 1996. Entretanto, depois de muitos atrasos, saiu somente no Japão em 1999. Existe um total de 10 jogos lançados para esse aparelho:

  • Mario Artist: Paint Studio (マリオアーティスト ペイントスタジオ)
  • Doshin the Giant (巨人のドシン1,) 
  •  Randnet Disk (ランドネットディスク) 
  • Mario Artist: Talent Studio (マリオアーティスト タレントスタジオ) 
  • SimCity 64 (シムシティー64) 
  •  F-Zero X Expansion Kit (エフゼロ エックス エクスパンション キット) 
  •  Japan Pro Golf Tour 64 (日本プロゴルフツアー64), 
  •  Doshin the Giant: Tinkling Toddler Liberation Front! Assemble! (巨人のドシン解放戦線 チビッコチッコ大集合) 
  • Mario Artist: Communication Kit (マリオアーティスト コミュニケーションキット) 
  •  Mario Artist: Polygon Studio (マリオアーティスト ポリゴンスタジオ)
Como pode se notar existe uma grande biblioteca de jogos de (N64) que não pisaram em terras ocidentais, tornando esses títulos raros e difíceis de encontrar no Brasil, por exemplo. 

Revisor: Davi Sousa

Sou fã de videogames desde pequena, adoro Zelda, Tomb Raider, Resident Evil e Bayonetta. Sou colecionadora de videogames e a Nintendo é a minha paixão, desde o Super Famicom. Exponho estas e outras paixões em meu Instagram (@jess_saturn).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google