Streets of Rage 4 (Switch): confira os principais easter eggs escondidos no game

São diversas referências espalhadas por muitas das 12 fases do jogo.



Streets of Rage 4 está recheado de easter eggs ao longo de toda sua campanha principal. Existem conteúdos relacionados aos três capítulos anteriores da série, alusões a outros jogos da SEGA e até mesmo menções aos quadrinhos da Marvel. O Nintendo Blast saiu à caça desses pequenos segredos e traz uma lista das principais referências que a equipe de desenvolvimento do game escondeu pelas perigosas ruas de Wood Oak City.

Fase 01 — As Ruas

  • Logo depois que um carro surge do nada e atropela um grupo de inimigos, é possível encontrar dois estabelecimentos ao fundo com letreiros luminosos. Um deles é exatamente igual ao da primeira fase de Streets of Rage 2.
  • Já o comércio vizinho é o Pine Pot, que pode ser encontrado na primeira fase de Streets of Rage 1. Assim que o game de Mega Drive começa, o cenário ao fundo tem o mesmo letreiro de neon visto agora no quarto episódio da saga, apenas com algumas mudanças nas cores. O local também apareceu em Sonic Mania, durante a Studiopolis Zone, porém com o nome de "Pink Bot".

Fase 02 — Delegacia

  • Quando o primeiro policial de camisa preta aparecer, derrote-o e não use a arma de choque que ele derrubar. Pegue esse taser e entre na sala que está aberta logo depois, onde há um fliperama dentro. Golpeie a máquina com um pouco de eletricidade e ela te transportará diretamente para uma nostálgica luta contra Jack, o primeiro subchefe de Streets of Rage 2.

Fase 03 — Navio Cargueiro

  • Na sala onde acontece a luta contra a chefe Nora, há colado na parede um pôster com referência a Ash, o primeiro e polêmico subchefe da versão japonesa de Streets of Rage 3. O personagem acabou sendo removido das cópias ocidentais do game por ser um ofensivo estereótipo homossexual.

Fase 04 — Velho Cais

  • Nesta fase fica mais fácil de perceber que os arcades espalhados pelo game são do jogo "Bare Knuckle” — que nada mais é do que o nome japonês de Streets of Rage. Assim como na delegacia, esse fliperama pode ser acionado com o taser que cai das mãos do policial com camisa preta. Desta vez, a luta será contra Zamza, que aparece como chefe ou subchefe em três estágios de Streets of Rage 2.

  • Explorando o menu de extras de Streets of Rage 4, é possível encontrar as artes conceituais de algumas das fases do game. Nos arquivos do Velho Cais, há um Sonic justamente na porta de entrada da loja com os fliperamas de Bare Knuckle.

05 — Esgoto

  • Essa é a fase que concentra a maior quantidade de easter eggs em todo o game. Logo na tela inicial, é possível perceber nas pichações ao fundo algumas figuras bem conhecidas: as quatro Tartarugas Ninja ao lado do Mestre Splinter. Não teria cenário melhor para esses personagens aparecerem, afinal, habitam os esgotos de Nova Iorque em suas histórias. A presença do quarteto também nos faz lembrar imediatamente de Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time, outro beat 'em up que fez muito sucesso nos 16-bits.





  • Um pouco mais a frente existe um enorme grafite que retrata uma caveira com tentáculos de polvo ao redor. A imagem é muito semelhante ao símbolo da Hidra, organização criminosa que aparece de maneira recorrente nos quadrinhos, filmes e demais histórias da Marvel.






  • A principal mascote da SEGA também foi lembrada pelos grafiteiros que decoraram os esgotos de Wood Oak City. Em determinado ponto da fase, é possível ver pelas paredes algumas representações gráficas dos anéis que o ouriço azul coleciona em suas aventuras.






  • Já dentro do bar, há mais um arcade que pode ser ativado com a taser e te transporta diretamente para a luta contra Abadede, confronto que acontece na quarta fase de Streets of Rage 2. 



  • Por fim, um pouco depois do fliperama, um velho conhecido é encontrado trabalhando dentro do bar. Trata-se do canguru Roo, um dos personagens secretos jogáveis de Streets of Rage 3.

Fase 08 — Galeria de Arte

  • No final da fase está o último fliperama. O taser que pode ser usado para ativá-lo fica logo abaixo dele, fora da visão e escondido pela madeira. Se posicione exatamente neste local e aperte o botão A para pegar a arma de choque. Golpeie o arcade com ela para ser levado para o confronto contra Sheva e Mr. X, de Streets of Rage 2.

  • Logo ao lado do fliperama, existe uma grande escultura com a placa “Shipping to Paris”. É a representação de uma controversa obra do artista Paul McCarthy, objeto que foi exposto na capital francesa no ano de 2014. Oficialmente descrito como uma árvore de Natal, o formato do artefato causou revolta na cidade — tanto que dois dias após sua instalação acabou sendo vandalizado. Mais tarde, McCarthy admitiu que a peça foi deliberadamente modelada como uma piada.

  • No local onde acontece a luta contra as chefes, há uma arte abstrata do canguru Roo ao fundo. Por falar nas garotas, os nomes delas não lhes soa familiar? São referências as cantoras pop Rihanna e Beyoncé.


Fase 09 — Torre Y

  • O painel que está um pouco antes da entrada do elevador é uma representação da tela de abertura de Streets of Rage 2.


  • Já na sala da luta contra o chefe existe uma presença ilustre entre os espectadores, o cantor Childish Gambino. Há alguns anos, ele gravou a música Hold You Down com arranjos da faixa Slow Moon, que faz parte da trilha sonora de Streets of Rage 2. Se o artista já tinha imortalizado o game com sua obra, agora a franquia de beat 'em up fez o mesmo com a imagem dele.

Fase 10 — Rumo ao Show

  • As roupas que estão no varal em determinado ponto da fase lembram muito as vestimentas de Rocky Bear, chefe da quinta fase de Streets of Rage 2.


  • O chefe desta fase é o DJ K Washi, abreviação de DJ Kawashiro — uma junção dos nomes dos compositores Motohiro KAWAshima e Yuzo KoSHIRO. É uma justa homenagem para a dupla que já havia trabalhado nos episódios anteriores de Streets of Rage e retornou agora para este quarto capítulo.



Fase 12 — Ilha Y

  • Os vitrais dentro da mansão trazem imagens de Mr. X, além dos inimigos mecânicos Particle e P-Robot, de Streets of Rage 2 e 3, respectivamente.



Outros easter eggs

  • O enredo do game é apresentando antes da primeira fase, com um texto em letras brancas subindo em uma tela que tem a cidade ao fundo. Exatamente idêntico ao que acontece em Streets of Rage 1.




  • O personagem Floyd diz "gotcha" quando agarra um inimigo a distância. Essa mesma palavra é uma marca registrada de Jax Briggs, da franquia Mortal Kombat. Pelo jeito, os braços mecânicos não são a única semelhança entre ambos.

.
Você encontrou algum outro easter egg em Streets of Rage 4? Nos ajude a ampliar essa lista compartilhando sua descoberta nos comentários logo abaixo.

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google