Dicas e Truques

Trials of Mana (Switch): dicas para iniciantes

Confira algumas dicas básicas para aproveitar bem o jogo.


O remake 3D do clássico Seiken Densetsu 3, Trials of Mana, já está disponível no Switch desde 24 de abril. Apesar do jogo ser bastante simples, seguem algumas dicas para poder aproveitar mais o jogo.

Personagens & classes


Ao iniciar o jogo, é necessário montar uma equipe de três protagonistas. Honestamente, não há muito erro e a escolha varia mais por gosto. Por exemplo, um jogador pode preferir ter uma personagem que tende a ser melhor em cura como Charlotte, enquanto outro pode montar uma equipe focada totalmente em dano físico.

Outro fator que pode ser importante para a escolha é a história, já que existem três duplas de personagens ligadas à trama do mesmo vilão: Duran e Angela; Kevin e Charlotte; Hawkeye e Riesz. Mas, francamente, não há escolhas erradas.

Cada personagem também possui classes específicas, sendo possível avançar para o próximo rank após chegar no nível correto e com os itens apropriados. Esse progresso pelas classes implica em vários benefícios, como expansão do combo de ataques básicos, um novo Class Strike, além de habilidades e magias desbloqueáveis no treinamento.


Duran é um guerreiro que usa espada. Sua especialidade em dano físico oferece a ele um bom ataque e uma excelente defesa. Na hora de evoluir as classes, optar pelo caminho da luz irá levar o personagem a magias de cura e mais defesa, enquanto a das trevas leva o personagem a trocar um pouco da sua defesa por mais ataque.

Kevin é o equivalente ao tradicional monk de Final Fantasy, utilizando os próprios punhos para eliminar os inimigos e causando ainda mais dano ao lutar à noite, quando se transforma em lobisomem. Ao ir para o lado da luz, ele se torna mais equilibrado, com magias de cura e mais defesa, enquanto o foco no caminho das trevas é pura força bruta.

Como ladrão, Hawkeye é extremamente ágil no seu uso de facas. A ideia do seu caminho da luz é oferecer habilidades bastante variadas, fazendo o personagem mais versátil. Já pelo lado das trevas implica em um foco bem maior em dano.


Charlotte é uma clériga que usa um mangual para atacar. O seu caminho da luz envolve magias de recuperação melhores, enquanto as trevas oferecem mais técnicas de dano e enfraquecimento (debuff) de inimigos.

Especializada em ataque mágico, Angela pode aprender uma grande variedade de magias. O caminho da luz apresenta uma maior variedade de poderes elementais, enquanto o das trevas está mais próximo desse elemento específico, com habilidades que sacrificam HP para aumentar o ataque mágico ou se beneficiam da morte de aliados.

Por fim, Riesz é uma amazona que domina o uso de lanças. Suas classes da luz são balanceadas, com boa resistência a magia e técnicas para fortalecer os atributos dos membros da equipe. Já as trevas oferecem mais dano, além de técnicas para enfraquecer os inimigos.


Cada classe oferece suas vantagens e desvantagens, então é importante ter em mente a que parece melhor para o seu estilo de jogo e para ter uma equipe equilibrada. No entanto, é importante, obviamente, alocar os pontos obtidos em batalha no menu Training, local onde são aprendidas as habilidades e magias.

Caso queira experimentar as outras classes, o jogador pode utilizar um item adicionado ao remake chamado Goddess Scales, mas ele só pode ser obtido no fim do jogo. Obviamente, também é possível fazer isso em um New Game+, após terminar o capítulo adicional do pós-game.

Exploração, tesouros e Li’l Cactus


Um elemento fundamental característico do gênero é a exploração. Em Trials of Mana, as áreas guardam tesouros e um colecionável bastante relevante chamado Li’l Cactus. Encontrar o pequenino, que fica escondido pela fase, pode levar a muitos benefícios, como a capacidade de saber quantos tesouros um mapa possui, descontos nas lojas e mais experiência obtida em batalhas.

Cada mapa possui uma determinada quantidade de tesouros espalhados. Itens de cura, equipamentos e até as ??? Seeds (necessárias para obter os itens de mudança para a classe 3) podem ser obtidos dessa forma.

Vale a pena vasculhar todos os cantos em busca dos tesouros e dos Li’l Cactus, mas até mesmo conversar com NPCs pode trazer vantagens. Alguns deles ensinam habilidades passivas que podem ser equipadas por qualquer membro da equipe.

Plante sementes sempre que possível


Nas estalagens e em algumas outras localidades, existem canteiros onde o jogador pode plantar sementes. Elas podem ser obtidas derrotando monstros variados ou em alguns tesouros. Quando elas são plantadas (até 10 por vez), elas fornecem imediatamente novos itens ao jogador.

Há também um nível de plantação, compartilhado entre todos os canteiros, que aumenta quanto mais o jogador utiliza sementes. Um nível maior implica em drops mais comuns de todos os tipos de sementes e na obtenção de itens de maior qualidade. Boa parte do que é obtido com as sementes são itens consumíveis para curar os personagens.

A qualidade das sementes varia, com os níveis: Item Seed, Silver Item Seed, Gold Item Seed e Rainbow Item Seed. Além deles, o jogador também pode obter, após um certo ponto da história, as ??? Seeds, que são transformadas em objetos essenciais para a mudança de classe 3. No entanto, cada classe tem um objeto diferente e o que a semente dá é aleatório, fazendo com que o jogador possa acabar com várias versões do mesmo item ao invés daquele que deseja.

Mexa na IA dos seus aliados


Trials of Mana é um jogo de ação em que você comanda uma equipe. Apesar de ser possível trocar de personagem a qualquer momento, é importante garantir que seus aliados possam dar o seu melhor nas batalhas mais complicadas ou economizem energia em encontros mais simples.

No menu principal, há uma opção com o nome Strategy. Ela permite alterar as prioridades da IA e colocar limitações de gasto de MP. Com isso, é possível ter um controle razoável de como os personagens se comportam em batalha. Como esse menu não está acessível durante batalhas, o jogador precisa definir isso antes de enfrentar inimigos. Isso é especialmente relevante antes de encontros com bosses.

Acostume-se com a roleta e com os atalhos

Magias e itens são importantes para lidar com as batalhas. Especialmente mais para o final do jogo, é comum que os personagens tenham muitas possibilidades em suas mãos. Qual magia será melhor contra esse boss? Qual buff deveria usar na equipe?

Todas as opções que o jogador obteve através do Training estão na roleta (Ring Menu), que precisa ser aberta utilizando o botão direcional para baixo ou para cima durante a batalha. Os itens também são acessados por lá, mas o número deles é limitado tanto em quantidade (9 de cada item) quanto em variedade (apenas 12 tipos diferentes). No menu, é necessário definir quais itens poderão ser utilizados.

Além disso, qualquer item ou magia da roleta pode ser associado aos atalhos do botão R. Lá, basta apertar R+A/X/Y/B para utilizá-lo. Há também atalhos para as técnicas especiais chamadas Class Strikes, esses são associados ao botão L e não podem ser alterados, mas é importante que o jogador os memorize, pois são um elemento importante do seu arsenal.

Considerações finais


Sendo franco, Trials of Mana é um jogo que pode ser aproveitado tranquilamente, sem a necessidade de se preocupar com melhores builds, pegar tudo ou ter uma compreensão profunda de seu funcionamento. Estas são apenas algumas dicas bem simples para ajudar quem realmente não tem muito costume com o gênero, explicando algumas coisas que valem a pena prestar atenção.

Revisão: Felipe Fina Franco

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google