Paper Mario: os dez melhores parceiros da série

A franquia de RPG e aventura do encanador tem vários personagens jogáveis notáveis, e nós escolhemos alguns de acordo com suas habilidades e personalidade.


Uma característica marcante nos primeiros jogos da série Paper Mario é a presença dos parceiros. Estes variados personagens acompanham Mario em suas aventuras e cada um deles conta com habilidades que podem ser utilizadas nos momentos de exploração para resolver puzzles, além de várias técnicas distintas durante os combates.


Infelizmente os parceiros não retornaram nos últimos títulos da franquia. No entanto, tudo indica que eles estarão de volta em Paper Mario: The Origami King, o novo episódio da série para Switch. Sendo assim, escolhemos dez parceiros notáveis dos três primeiros jogos. Por causa de suas particularidades, é difícil fazer uma lista numerada. Logo, a escolha foi feita baseada em suas habilidades e poderes e não conta com ordem definida.

Goombella

Em Paper Mario: The Thousand-Year Door, Goombella é uma goomba que tem como sonho ser uma grande arqueologista. Ela se junta a Mario após o herói salvá-la de Lord Crump, um dos generais do grupo maligno X-Naut. Goombella é determinada, mas também muito tagarela, e eventualmente até mesmo quebra a quarta parede em seus diálogos.


Como parceira, ela se assemelha conceitualmente ao Goombario do primeiro Paper Mario. Em sua habilidade de campo, Goombella dá informações sobre os cenários e personagens próximos, às vezes dando dicas para resolver puzzles. Já no combate, a goomba revela dados dos inimigos e ataca com cabeçadas. Ela se destaca em relação a Goombario com suas habilidades de Ranks superiores: Multibonk permite acertar um inimigo com cabeçadas inúmeras vezes, já com Rally Wink ela cede o seu turno para Mario (o que em muitos casos é uma vantagem enorme).

Koops

Koops é o segundo parceiro a entrar para o grupo em Paper Mario: The Thousand-Year Door. O tímido koopa decide acompanhar Mario quando o encanador decide explorar o castelo do dragão Hooktail. Koops diz que deseja vingar a morte do seu pai, que foi engolido pelo imenso dragão. Depois de derrotar o monstro e descobrir o destino de seu pai, o koopa continua no grupo para se tornar mais corajoso.


Em campo, Koops entra no seu casco e pode ser lançado por Mario para acertar objetos distantes ou recuperar itens. O movimento também pode ser utilizado para começar um combate na vantagem com segurança. Na luta, Koops pode se lançar contra um ou mais inimigos localizados no chão. Suas habilidades de Ranks superiores trazem um misto de ataque e defesa: Shell Shield cria um escudo de dano para Mario, já Shell Slam é um golpe que ignora a defesa dos inimigos. Koops é bastante similar a Kooper do primeiro Paper Mario, porém suas habilidades mais variadas se destacam.

Lady Bow

Em Paper Mario, Lady Bow é a líder dos boos de Boo's Mansion. Em um primeiro momento, a fantasma se junta ao grupo do encanador por puro interesse: ela precisa de ajuda para derrotar uma criatura que come fantasmas. Depois disso, Lady Bow se comove com a tarefa de Mario e decide ajudar a salvar a Princesa Peach e os desejos do mundo. Ela é bastante arrogante e intrometida, e basicamente “se convida” para fazer parte da equipe — inclusive o seu texto de entrada no grupo termina com “você querendo ou não”.


Durante a aventura, Lady Bow usa seus poderes para deixar Mario indetectável por inimigos. Em combate, ela ataca inimigos de qualquer posição com tapas e um leque, e uma de suas habilidades tenta espantar inimigos da batalha. A sua técnica mais valiosa é Outta Sight, que esconde ela e Mario a fim de escapar de todos os ataques dos inimigos por um turno.

Carrie

Em Super Paper Mario, o encanador e seus amigos são ajudados pelos Pixl, criaturas misteriosas com diferentes habilidades. Os heróis usam seus poderes para ganhar novos ataques ou movimentos, e eles são essenciais para progredir na aventura. Um dos Pixl mais úteis é Carrie, que se junta ao grupo após ser libertada das garras de Francis, um camaleão fissurado nas criaturinhas brilhantes.


Ao ser ativada, Carrie vira uma plataforma flutuante, o que permite que os heróis atravessem com segurança alguns perigos dos cenários, como espinhos e lava. Além disso, quando ela está ativa, a velocidade de movimento é aumentada consideravelmente. Suas habilidades são bastante valiosas no jogo, pois facilitam e aceleram a exploração.

Ms. Mowz

A ratinha Ms. Mowz é a única parceira opcional em Paper Mario: The Thousand-Year Door. Durante sua jornada, os caminhos do encanador e da ratinha se cruzam algumas vezes e logo descobrimos que Ms. Mowz é, na verdade, uma ladra interessada em insígnias raras. Em um ponto da aventura, Mario encontra um pedido anônimo no Trouble Center feito pela larápia. A tarefa consiste em encontrar uma insígnia escondida e, depois de completá-la, Ms. Mowz revela que era um teste e decide acompanhar Mario.


Fora de combate, Ms. Mowz pode farejar as proximidades em busca de itens escondidos. Ela não consegue dizer com exatidão onde estão os objetos, logo é necessário utilizar a habilidade constantemente para encontrar itens. Nas batalhas, Ms. Mowz usa ataques que ignoram as defesas dos inimigos, um movimento que deixa os oponentes tontos por alguns turnos e um beijinho que recupera a vida de Mario. Sua técnica mais notável é Kiss Thief: por meio dela, a ratinha rouba itens e insígnias dos inimigos.

Parakarry

Parakarry é um paratroopa que trabalha como carteiro no primeiro Paper Mario. Na verdade ele é todo atrapalhado e não é muito bom na profissão: cartas e encomendas em sua responsabilidade vivem se perdendo pelo mundo. Mario encontra Parakarry pela primeira vez em Mt. Rugged, e o paratroopa pede ajuda para encontrar três cartas perdidas. Quando o encanador acha as três correspondências, o parceiro entra para o grupo com o objetivo de recuperar e entregar todas as cartas perdidas.


O desajeitado paratroopa pode não ser um bom carteiro, mas como membro do grupo ele tem várias habilidades úteis. Nos momentos de exploração, Parakarry pode carregar Mario por pequenas distâncias, o que é perfeito para atravessar grandes vãos. Já no combate, o personagem se destaca com golpes que acertam inimigos no chão ou no ar. Nos níveis mais altos, ele consegue remover inimigos da batalha com o Air Lift ou então acertar todos os oponentes com o Air Raid.

Admiral Bobbery

Em um momento de Paper Mario: The Thousand-Year Door, o encanador e seus amigos precisam ir até uma ilha chamada Keelhaul Key. Para isso, o grupo precisa de um capitão para o barco, e a recomendação dos locais é Admiral Bobbery. O problema é que o bob-omb não quer mais navegar por se sentir culpado pela morte da própria esposa. Por sorte, Mario encontra uma carta da falecida companheira do capitão, o que o faz superar o passado. Admiral Bobbery decide ajudar o grupo, porém o barco é destruído ao chegar à ilha. Depois que Mario o ajuda a se recuperar com refrigerante, ele se torna um parceiro permanente.


Nos momentos de exploração, Admiral Bobbery pode se explodir para quebrar obstáculos ou ativar elementos dos cenários. No combate ele é um dos parceiros com maior poder de ataque. No entanto, ele não é capaz de penetrar a defesa de certos inimigos. Além de se explodir, o bob-omb lança explosivos de detonação tardia e reflete parte do dano de volta com Hold Fast. Seu último ataque, Bob-ombast, acerta todos os inimigos com uma imensa explosão. Sua maior diversidade de habilidades o coloca em posição melhor que Bombette, a bob-omb do primeiro Paper Mario.

Watt

Watt é uma faísca que é mantida prisioneira dentro de uma lanterna em Shy Guy Box no primeiro jogo da série. Depois que Mario quebra o objeto e a liberta, Watt fica muito animada por finalmente ter conhecido o famoso herói e decide acompanhá-lo em sua jornada.


O poder de exploração de Watt é bastante útil, pois permite ver objetos e itens escondidos além de iluminar áreas escuras. Já em combate, a faísca esbanja versatilidade com diferentes técnicas. Electro Dash ignora a defesa de inimigos, Turbo Charge aumenta a força de Mario, Power Shock e Mega Shock permitem paralisar oponentes por alguns turnos.

Vivian

Em Paper Mario: The Thousand-Year Door, o encanador e seus amigos são  constantemente atacados pelas Shadow Sirens, um grupo de feiticeiras sombrias. Uma delas é Vivian, que é constantemente atacada e diminuída por suas outras irmãs, Beldam e Marilyn. Em uma parte da aventura, Mario tem seu corpo roubado por Doopliss e fica preso em Twilight Town. Lá ele encontra Vivian, que decide ajudá-lo sem saber que ele é seu inimigo. Eventualmente, a dupla consegue recuperar o corpo do encanador e só nesse momento a Shadow Siren descobre a verdade. Por causa da bondade de Mario, Vivian decide acompanhá-lo, mesmo que isso signifique enfrentar suas irmãs.


Manipular as sombras e o fogo são as principais habilidades de Vivian. Nos momentos de exploração, a garota pode esconder Mario nas sombras para evitar inimigos ou ser visto. No combate, a Shadow Siren se especializa em queimar os oponentes, estado negativo que aplica dano continuamente por alguns turnos. Ela também consegue proteger Mario de ataques com Veil e é capaz de deixar os inimigos confusos com Infatuate.

Mini-Yoshi

Em Paper Mario: The Thousand-Year Door, perto da arena de Glitz Pit, o encanador vê uma cena curiosa: um vendedor de cachorro-quente está correndo atrás de um ovo de Yoshi para transformá-lo em comida. Mario consegue capturar o ovo agitado, e após alguns eventos, ele choca e dele nasce um pequeno Yoshi. A criaturinha, em gratidão por ter sido salvo, decide ajudar Mario em sua jornada. O Mini-Yoshi pode ser nomeado livremente pelo jogador e ele chama o encanador de “The Great Gonzales”, o apelido utilizado na inscrição do torneio.


Nos trechos de exploração, Mini-Yoshi carrega Mario. O pequeno dinossauro tem movimentação rápida e consegue flutuar pequenas distâncias. Nas batalhas, Mini-Yoshi tem ataques para diferentes tipos de situações. Além de pular nos inimigos com Ground Pound, o parceiro pode usar sua língua com Gulp para lançar um oponente no outro. Nos níveis mais avançados, ele joga ovos com Mini-Egg e chama outros Yoshis para acertar todos inimigos com Stampede.
E você, leitor? Concorda com a seleção? Ou acha que algum outro parceiro não deveria ter ficado de fora?
Revisão: Jorge Neto
Arte de capa: MuzYoshi (via Twitter)

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google