Top 10

Dez jogos de Neo Geo Pocket que deveriam ser lançados no Switch

Uma lista com alguns dos títulos do portátil que continuam bons até hoje e merecem outra chance.


Aproveitando o crescente interesse em jogos antigos, a SNK tem relançado alguns de seus títulos do Neo Geo Pocket no Switch. O antigo portátil da empresa não ficou tão conhecido quanto os da Nintendo e, apesar de apresentar jogos de alta qualidade, acabou sendo um fracasso em vendas.

Até o momento, Gals’ Fighters, King of Fighters R-2 e Samurai Shodown!2 foram lançados no console híbrido da Nintendo. No entanto, há muitas outras opções interessantes que a empresa ainda pode explorar. Confira abaixo uma lista com 10 jogos cujo relançamento valeria muito a pena.


Fatal Fury: First Contact

Fonte: Hardcore Gaming 101
Como não podia deixar de ser, o portátil da SNK teve vários jogos baseados em seus títulos de luta. Apesar de simplificar o visual e a trilha sonora para se adequar à capacidade da máquina, utilizando personagens no estilo chibi (os “pequenos com grande cabeção”) e músicas em chiptune, eles mantinham um gameplay bastante elaborado e competitivo.

First Contact é baseado em Real Bout: Fatal Fury 2. Com 11 personagens jogáveis desde o início e 2 desbloqueáveis, ele contava com menos opções do que as versões de arcade e console e eliminava a possibilidade de trocar entre planos. Mesmo assim, como os outros títulos de luta do portátil, é impossível desmerecê-lo em suas mecânicas competentes ou no charme da experiência.

The Last Blade ~Beyond the Destiny~

Fonte: Hobbyconsolas
Pessoalmente, esse é o que considero o ápice dos títulos de luta do portátil. Com inspiração no período japonês conhecido como Bakumatsu, o jogo incorpora uma variedade de elementos históricos e mitológicos em sua concepção. E esse clima de época se reflete muito bem no visual e na trilha sonora.

Em particular, ataques fortes escurecem a tela durante um tempo. Junto com os efeitos sonoros de corte, isso passa uma sensação quase tátil da disputa entre samurais. Vale destacar que ele funciona como uma espécie de adaptação de ambos os jogos de arcade, mas novamente com elenco reduzido. Com modo Survival, Versus, Time Attack, dois minigames e uma Galeria que pode ser desbloqueada com pontos obtidos jogando, ele oferece uma experiência bem completa.

Metal Slug 2nd Mission

Fonte: deKay's Gaming Diary
Apesar de ser mais conhecida por seus jogos de luta, a SNK tem uma variedade de outras obras em seu repertório. Com certeza a mais conhecida delas é a série Metal Slug. Ao contrário dos anteriores, nenhum jogo da franquia foi adaptado para o Neo Geo Pocket, sendo criados dois jogos totalmente novos.

Ambos são clássicos do sistema e merecem atenção, mas 2nd Mission é melhor em todos os aspectos. Visualmente mais detalhado e até mesmo com os típicos áudios da série (“Pineapple”, “Heavy Machine Gun”), ele permite jogar com o rapaz Gimlet ou a moça Red Eye. As fases mudam um pouco dependendo dessa escolha e há até mesmo um log de personagens resgatados e um sistema de rádio para saber mais sobre as missões.

Crush Roller

Fonte: World of Longplays
Originalmente desenvolvido pela Alpha Denshi e lançado em 1981 para arcades, Crush Roller foi lançado no Ocidente como Make Trax. Uma versão desse jogo foi lançada para Neo Geo Pocket. Com um gameplay bem similar a Pac-Man, seu objetivo é andar por todo o cenário pintando-o com a sua cor.

Em cada fase há criaturas que andam pelo mapa e correm atrás de você (como os fantasmas de Pac-Man). Há alguns rolos compressores fixos em pontos específicos e é possível usá-los para passar por cima delas. O jogo conta com um sistema de colecionáveis e a possibilidade de escolher a próxima fase, o que adiciona fator replay ao jogo.

Biomotor Unitron

Fonte: Blimey, boyo
Um gênero não muito comum no portátil era o RPG. Jogos do gênero existiam, mas eram raros e obscuros. Desenvolvido pela Yumekobo, Biomotor Unitron é um RPG sobre um grande torneio de robôs gigantes. Nele é possível escolher o seu gênero e cinco raças de fantasia.

Conforme explora quatro áreas elementais, o jogador irá obter dinheiro e novas peças para customizar o robô. Apesar de só possuir uma cidade composta por vários menus, os locais e personagens chamam a atenção. Já as dungeons mudam de layout toda vez que o jogador as explora. O jogo teve uma sequência, mas ela foi lançada apenas no Japão.

Dark Arms: Beast Buster

Fonte: Hardcore Gaming 101
Um dos jogos mais ambiciosos do Neo Geo Pocket a ser lançado no Ocidente, Dark Arms: Beast Buster é uma espécie de RPG de ação com temática de horror. Ele foi desenvolvido como um spin-off da série de tiro Beast Busters.

Conforme explora dungeons, como um cemitério e um labirinto, o jogador irá obter bioarmas que se alimentam das almas dos inimigos para ficar mais fortes. Além de evoluir as suas armas, o jogo também conta com um sistema de dia e noite que modifica as áreas exploráveis.

Puzzle Link 2

Fonte: The Gemsbok
O Neo Geo Pocket tinha alguns bons exemplares de puzzle. Puyo Pop, Puzzle Bobble Mini, Magical Drop Pocket e até mesmo Picture Puzzle (uma espécie de Picross) são jogos em que não vemos a hora passar. No entanto, a série Puzzle Link se destaca. Ao todo são dois jogos, ambos oferecendo o conceito de criar canos para conectar peças de cores iguais independente da distância.

No modo principal o jogador precisa se manter vivo até conectar as peças de Clear para avançar pelas fases. Caso elas desçam demais, é Game Over. O segundo jogo é mais robusto, contando com um modo Endless e aproveitando melhor as possibilidades visuais e acústicas. Há também um sistema de colecionáveis com cartas de monstrinhos.

Cool Cool Jam

Tocando sax é necessário virar o portátil. Fonte: Forexperimenti
Diria que esse daqui é um pouco de roubo para não colocar Neo Turf Masters (um jogo de golfe muito bom) na lista. Originalmente existia um jogo que viria para o Ocidente chamado Cool Cool Jam. Ele é um título rítmico em que é necessário criar uma banda, contando com várias opções de personagens opcionais e uma história não-linear.

A SNK chegou a fazer uma demonstração dele em inglês, mas, infelizmente, o jogo foi lançado apenas no Japão em 10 de agosto de 2000, já no fim da vida do sistema. Além de contar com uma variedade de minigames divertidos, muita história e exploração, o jogo também se conectava com outro título exclusivo do Japão, Cool Cool Toon (Dreamcast), transferindo pontos para desbloquear roupas e personagens no jogo de console.

SNK vs. Capcom: Match of the Millenium

Fonte: Gamefaqs
Impossível falar de Neo Geo Pocket sem falar desse jogo. Com um total de 26 personagens jogáveis e opções para batalhar com apenas um personagem ou equipes de 2 ou 3, o jogo oferecia batalhas bem fluidas em cenários coloridos e ricos em detalhes.

Além disso, o jogo ainda conta com um modo Olimpíadas. Além de modos tradicionais de jogos de luta como Survival e Time Attack, ele oferece 2 minigames para cada equipe. Do lado Capcom, por exemplo, há um interessante jogo rítmico com Felicia da série Darkstalkers.

SNK vs. Capcom: Card Fighters’ Clash

Fonte: Retrogamer
Outro clássico indispensável do portátil. Trata-se de um TCG muito divertido com cartas baseadas em franquias de ambas as empresas como Mega Man, Metal Slug, Rival Schools e Fatal Fury, entre outros.

Além de duelar com outros jogadores e conseguir novas cartas é necessário explorar áreas temáticas baseadas em arcades e parques de diversão da vida real. O jogo foi vendido em duas versões (SNK e Capcom) e também teve uma sequência lançada apenas no Japão e outra de qualidade bastante inferior para o Nintendo DS.

E não é só isso!

Ganbare Neo Poke-kun é outro título curioso do Neo Geo Pocket. Fonte: MsStandart

Essa lista é apenas uma parcela dos jogos que estavam no portátil. Para a sua elaboração, evitei títulos cujos direitos autorais são de outras empresas como Sonic Pocket e Rockman: Battle & Fighters. Mesmo os crossovers com a Capcom talvez sejam difíceis de chegar ao Switch por esse motivo.

Como alguém que cresceu jogando os títulos da SNK e tendo particular apreço pelo portátil, fico feliz em ver a iniciativa da empresa. Torço para que mais jogadores tenham a oportunidade de explorar os maravilhosos jogos que o Neo Geo Pocket tinha a oferecer.

Revisão: José Carlos Alves

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Melhor lançar as versões da casa, só Game Boy mesmo. Tem Fatal Fury, Magical Drop, Metal Slug, Kof Ex... Vários jogaços espalhados entre o Classic, Color e Advance!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google