#SuperMario35: 35 nomes que marcaram a franquia Super Mario Bros.

Do fundador da Nintendo ao criador do D-Pad, conheça os nomes que ajudaram o encanador mais famoso do mundo a chegar onde chegou.


Quando se fala em pessoas importantes para a franquia Super Mario Bros., é comum pensar apenas em grandes figuras como Miyamoto ou Tezuka, afinal foram eles os criadores do primeiro título da série. Em comemoração aos 35 anos do bigodudo mais carismático do mundo dos games, o Nintendo Blast reuniu 35 nomes que, de alguma forma, marcaram a franquia mais importante da Nintendo.


Não subestime os nomes que virão a seguir, porque todos eles foram fundamentais para a companhia japonesa chegar aonde está atualmente e, por que não, a indústria dos videogames também. Além de trazer pilares da Nintendo, esta matéria irá apresentar os rostos que carregam a nova cara da empresa, como os produtores de Super Mario Odyssey (Switch) e muito mais!

1 - Shigeru Miyamoto

Como é de conhecimento geral, Shigeru Miyamoto ajudou a criar alguns dos melhores jogos de todos os tempos. Iniciou sua carreira na Nintendo aos 25 anos, como design gráfico, e na época, a sua principal responsabilidade era elaborar os desenhos das máquinas de fliperama. Em 1985, aos 33 anos, Shigeru Miyamoto concluiu o jogo que mudou para sempre os rumos dos videogames: Super Mario Bros. (NES).

Atualmente, Miyamoto é supervisor de várias equipes de desenvolvimento e também tem treinado a próxima geração de criadores de jogos da Nintendo.




2 - Takashi Tezuka

Trabalha na Nintendo desde 1984 e ajudou na criação de alguns dos jogos mais famosos e importantes da empresa, sendo inclusive o diretor de Super Mario Bros. 3 (NES) e Super Mario World (SNES). Takashi Tezuka gosta de romances de fantasia, como O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. Escreveu a história e roteiro de The Legend of Zelda (NES), Zelda II: The Adventure of Link (NES) e também esteve envolvido no processo de criação de Yoshi, após Shigeru Miyamoto desejar que Mario montasse em um dinossauro. Apesar do enorme sucesso de sua carreira, Tezuka só teve o devido reconhecimento de seus trabalhos pelo público após o lançamento de Super Mario Maker (Wii U), em 2015.


3 - Koji Kondo

A mente brilhante por trás de muitas das músicas clássicas de Mario e Zelda. As composições de Koji Kondo deram vida aos mundos da Nintendo e principalmente as aventuras do Mario. A melodia mais famosa e icônica dos videogames, Ground Theme, de Super Mario Bros. (NES), foi criada pelo artista. É difícil imaginar o que seria da Nintendo e dos videogames sem este homem.

4- Charles Martinet

A voz por trás do carismático bigodudo, Charles Martinet é o dublador oficial do Mario desde 1995. Ele também dubla Luigi, Wario, Waluigi, Toad, Baby Mario, Baby Luigi, Baby Wario e uma seleção de alguns outros personagens da franquia Super Mario Bros. Segundo o artista, a inspiração para interpretar o Mario veio do personagem Petruchio, da obra A Megera Domada, de William Shakespeare.


5 - Mario Segale

Empresário e promotor imobiliário estadunidense, Mario Segale foi a inspiração para o nome do famoso encanador. Uma pequena equipe da Nintendo estava reunida no depósito tentando inventar nomes americanos para os personagens do jogo de fliperama Donkey Kong. Faltava nomear o carpinteiro de boné vermelho, quando alguém bateu na porta. Era Segale, que viera repreender Minoru Arakawa, então presidente da Nintendo da América, por estar com o aluguel atrasado.

Quando o senhor Segale explodiu na frente de todos, Arakawa já estava sob grande pressão para conseguir sucesso. O presidente da Nintendo Americana garantiu que o pagamento seria feito. E assim que ele saiu, a equipe sabia que agora tinha um nome: “Super Mario!”

6 - Hiroshi Yamauchi

Um indivíduo de aparência severa e com um temperamento supostamente feroz, Hiroshi Yamauchi foi o homem responsável por afastar a Nintendo da fabricação de baralhos hanafuda para moldar a empresa à sua aparência moderna. Após breves flertes em diversas áreas de atuação no início dos anos 1960, Yamauchi redirecionou a companhia para o mercado de brinquedos e, consequentemente, os videogames — o que deu início ao mundo Nintendista que temos hoje. Yamauchi foi presidente da Nintendo até 2002.


7 - Satoru Iwata

Totalmente diferente de seu antecessor, Satoru Iwata começou sua carreira na Nintendo como programador de jogos. O primeiro presidente vindo de fora do clã Yamauchi, seu mandato foi caracterizado por abrir a empresa a um público mais amplo com o Nintendo DS e Wii e se comunicar mais diretamente com esse público através das apresentações Nintendo Direct. Ele também ajudou a alimentar a curiosidade dos fãs por informações dos bastidores sobre o desenvolvimento de jogos com a série de entrevistas Iwata Pergunta.

Iwata era um programador na HAL e trabalhou em vários jogos, incluindo Super Smash Bros. (Nintendo 64). Quando as coisas ficaram difíceis nos tempos do Wii U, ele cortou o próprio salário e colocou a empresa na trajetória do sucesso com o projeto NX, que é o Switch. Sua morte em 2015 foi sentida em toda a indústria, mas seu legado ainda pode ser encontrado nas estruturas da Nintendo.

8 - Kenta Motokura

Ninguém menos que o principal diretor de Super Mario Odyssey (Switch), Kenta Motokura ingressou na Nintendo em abril de 2000 e inicialmente trabalhava desenhando personagens para alguns títulos da empresa. Ele foi transferido para Tóquio, após a reestruturação da empresa, onde assumiu o papel de diretor de design nos jogos tridimensionais do Mario, até se tornar codiretor de Super Mario 3D World (Wii U) e mais tarde, o diretor Super Mario Odyssey (Switch).

Motokura também participou da criação de design dos personagens de Super Mario Sunshine (GameCube), Super Mario Galaxy (Wii), Super Mario Galaxy 2 (Wii) e 
Super Mario 3D Land (3DS). Logo, não há dúvidas que boa parte do visual da série Super Mario Bros possui a marca deste homem.

9 - Reggie Fils-Aime

O homem que por muitos anos carregou a imagem da Nintendo no Ocidente, Reggie Fils-Aime teve sua devida importância para a série do bigodudo. Embora ele não tivesse relação direta com as decisões da sede japonesa, Reggie conseguiu trabalhar com as ferramentas que tinha nas mãos e ganhou a simpatia do público com a sua presença carismática. Sem falar que sem ele, as conferências da E3 e os Nintendo Direct não teriam o mesmo impacto.

10 - Yoshiaki Koizumi

O rosto mais atual e reconhecível da franquia Super Mario Bros. (depois de Miyamoto), Yoshiaki Koizumi foi responsável pelos mais recentes lançamentos da série. Não pense que ele é um novato na Nintendo. Koizumi é um veterano. O seu primeiro trabalho na empresa foi em The Legend of Zelda: A Link To The Past (SNES). Mais tarde ele veio a ser o assistente de direção em Super Mario 64 (Nintendo 64), ao lado de lendas como Takashi Tezuka e Shigeru Miyamoto. 

Como diretor principal de Super Mario Galaxy e Super Mario Sunshine, ele provou que o encanador terá um futuro brilhante, mesmo quando Miyamoto se aposentar.

11 - Gunpei Yokoi

O homem que inventou o D-pad e o Game Boy, Gunpei Yokoi deixou sua marca na Nintendo e na indústria de jogos. Ele deixou a empresa em 1996, após o fracasso do Virtual Boy. Yokoi defendia o uso de tecnologia consolidada para proporcionar experiências divertidas, desde brinquedos, como a Ultra Hand, até o humilde Game Boy. Essa abordagem caracterizou o desenvolvimento de consoles como Wii e o DS, que usavam engenharias do cotidiano, como acelerômetro e telas, para proporcionar diversão.

Essa filosofia continuou até o Switch, um console que oferece novas maneiras de jogar usando tecnologia estabelecida.

12 - Hiroshi Imanishi

No final dos anos 1960, Hiroshi Imanishi ajudou Hiroshi Yamauchi a ser convencido de que a Nintendo deveria mudar para o ramo dos brinquedos e eletrônicos. Ele fundou a divisão de jogos da empresa em 1969 e também foi responsável pelo recrutamento de Gunpei Yokoi, Genyo Takeda e Masayuki Uemura. Esse homem foi fundamental para a Nintendo de hoje existir.

13 - Masahiro Sakurai

Conhecido por ser o pai do Kirby, Masahiro Sakurai foi o homem que ousou colocar o simpático bigodudo em um jogo de luta. Super Smash Bros. (Nintendo 64) reuniu vários símbolos da Nintendo para se digladiarem em estágios baseados no universo dos games da empresa. Hoje já estamos acostumados com a ideia, mas em 1999 isso era impensável. Sakurai foi a mente responsável por essa revolução na companhia, que além de ter colocado o Mario para bater no Donkey Kong, ainda popularizou personagens desconhecidos pelo mainstream.

14 - Katsuya Eguchi

Começou na empresa em 1986. Katsuya Eguchi foi um dos designers de Super Mario Bros. 3 (NES). Ele assumiu a função de designer-chefe em Yoshi's Story (Nintendo 64) e produziu muitos jogos nos consoles Wii, Wii U e 3DS. Atualmente ele é mais conhecido como o criador da série Animal Crossing.

15 - Satoru Okada

Diretor de Super Mario Land (Game Boy), Satoru Okada trabalhou principalmente como engenheiro nos hardwares portáteis da Nintendo, desde o Game Boy original até o DS. A princípio, ele se opôs à adição de uma segunda tela no console, mas o indomável Hiroshi Yamauchi exercia sua autoridade sobre seus opositores como presidente do conselho de diretores.

A decisão final acabou sendo a de Yamauchi. Okada se aposentou em 2012, com uma linhagem impressionante de portáteis em seu nome.

16 - Masayuki Uemura

Originalmente um engenheiro da Sharp, Masayuki Uemura entrou para a Nintendo em 1972 e é o principal responsável por projetar o Famicom e sua versão ocidental, o NES. Tendo projetado vários dos primeiros consoles da Nintendo, ele está por trás dos consoles clássicos, que a Nintendo se beneficia até os dias atuais. Enquanto a empresa continuar explorando o seu catálogo retrô, a influência de Uemura será sentida.


17 - Kensuke Tanabe

Diretor de Doki Doki Panic (NES), o jogo que iria se tornar Super Mario Bros. 2 (NES) no Ocidente. O trabalho Kensuke Tanabe nos poupou de sofrer o level design injusto de Super Mario: The Lost Levels e ainda ajudou a dar vida à Peach que flutua. Recentemente ele trabalhou em dezenas de títulos, com destaque para a série Metroid Prime. Tanabe ainda está listado como produtor em Metroid Prime 4 (Switch), então ele sem dúvida deve estar bem ocupado enquanto você está lendo isso.

18 - Minoru Arakawa

O primeiro presidente da Nintendo da América e figura-chave para trazer o NES para os Estados Unidos. Minoru Arakawa era genro de Hiroshi Yamauchi, e foi devido ao incentivo de Yamauchi que ele direcionou seus esforços para estabelecer a presença da Nintendo nos EUA. Minoru Arakawa foi quem batizou o carpinteiro do jogo Donkey Kong (Arcade) de Mario e foi ele quem moldou a percepção ocidental da empresa após a crise dos videogames em 1983.

19 - Doug Bowser

O homem que oficializou o termo “Nintendista”, Doug Bowser é o atual presidente da Nintendo da America. Tão simpático quanto seu antecessor, Bowser já era conhecido pelos fãs da empresa por possuir o mesmo nome do principal vilão da série Super Mario Bros. Ele começou sua carreira na Nintendo em 2015, como vice-presidente de vendas, mas ficou famoso durante a campanha de lançamento do Switch.

20 - Hiroyuki Kimura

Ingressou na Nintendo em 1988. Hiroyuki Kimura fez o design de personagens em Super Mario Bros. 3. Em seguida, ele fez um trabalhou no grupo EAD (Entertainment Analysis & Development), de Shigeru Miyamoto. Mais recentemente, ele trabalhou como produtor nos jogos da série New Super Mario Bros.

21 - Genyo Takeda

Um dos pilares da Nintendo, Genyo Takeda ingressou na empresa em 1972. Ele trabalhou principalmente no aprimoramento de hardware dos consoles da companhia. Criador do direcional analógico do Nintendo 64 e um dos líderes no desenvolvimento do Wii. Conhecido por discordar do modelo contemporâneo de adicionar melhorias técnicas e gráficas para criar novas gerações de console, ele afirmava que esse modelo está sujeito a rendimentos decrescentes, ou seja, poderá se tornar insustentável. Takeda também foi o produtor de Dr. Mario 64 (Nintendo 64).

22 - Howard Lincoln

Ex-presidente da Nintendo da América, Howard Lincoln lançou as bases para a sede da empresa ser o que é hoje por meio de marketing e negócios astutos. Lincoln também foi o responsável por contratar o advogado que ganhou um grande caso para a Nintendo em 1981, salvando a companhia depois que a Universal Studios a levou ao tribunal pelo uso de 'Kong' no título Donkey Kong.

23 - John J. Kirby Jr.

Mais conhecido como John Kirby, é o famoso advogado que defendeu a Nintendo nos tribunais depois que a Universal Studios acusou a empresa de plagiar o filme King Kong, no jogo Donkey Kong. Sem a participação de Kirby, talvez hoje o Mario não teria seu próprio jogo no NES e nem o gorilão teria reaparecido no Super Nintendo, anos mais tarde.

24 - Hitoshi Yamagami

Esse cara tem uma lista impressionantemente longa de créditos em seu nome e participou de muitos dos melhores jogos de quebra-cabeça da Nintendo, incluindo Dr. Mario, Tetris Attack (Panel de Pon no Japão) e Tetris DS. Ele é o ex-gerente do SPD2 (Grupo de Planejamento e Desenvolvimento de Software 2) e atuou como produtor em muitos outros títulos, principalmente na série Fire Emblem e Pokémon .

25 - Koichi Hayashida

Gerente de grupo da Nintendo EPD Production Group No. 8, Koichi Hayashida é um dos produtores dos jogos tridimensionais da série Super Mario Bros, sob às ordens de Yoshiaki Koizumi. Hayashida ingressou oficialmente na empresa em maio de 1999, onde seu primeiro trabalho notável foi como o programador principal de Super Mario Sunshine (GameCube). 

Recentemente, ele foi produtor de Super Mario Odyssey (Switch), junto com Yoshiaki Koizumi.

26 - Shinya Hiratake

Originalmente contratado pela Square Enix para trabalhar em Final Fantasy Crystal Chronicles (GameCube), Shinya Hiratake foi contratado pela Nintendo para trabalhar no level design de diversos jogos do Mario. Ele foi o idealizador das fases com o Captain Toad em Super Mario 3D World (Wii U), que o levou à sua estreia como diretor em Captain Toad: Treasure Tracker (Wii U/Switch).

27 - Takao Shimizu

Takao Shimizu ingressou na Nintendo na década de 1980. Ele participou do desenvolvimento de Super Mario Sunshine (GameCube) e em 2002 foi nomeado gerente da filial de desenvolvimento de Tóquio (EAD 1). Desde então, ele produziu ou supervisionou a maioria dos jogos criados pelo estúdio. Shimizu também trabalhou como coprodutor de Super Mario Galaxy (Wii), ao lado de Shigeru Miyamoto.

28 - Shigeyuki Asuke

Shigeyuki Asuke é conhecido principalmente por seu trabalho nos títulos 2D do Mario. Inicialmente, ele trabalhava apenas como um desenvolvedor, dando suporte a vários títulos e, mais tarde, ele colaborou como diretor de mapas em alguns jogos da série Super Mario Advance. Em 2006 ele dirigiu New Super Mario Bros. (DS), e mais tarde, em 2009, dirigiu New Super Mario Bros. Wii (Wii).

29 - Masataka Takemoto

Masataka Takemoto colaborou em diversos títulos como designer de mapas. Atualmente ele é o principal diretor da série New Super Mario Bros. Takemoto foi o diretor de New Super Mario Bros. U (Wii U) e da expansão New Super Luigi U (Wii U).

30 - Hideki Konno

Após jogar diversos títulos do NES, Hideki Konno tornou-se um grande fã da Nintendo. Entrou na companhia em 1986, realizando seu sonho de participar da empresa. Ele trabalhou no desenvolvimento de Super Mario Bros. 2 (NES), Super Mario Bros. 3 (NES) e Super Mario World (SNES), mas se consagrou após dirigir Super Mario Kart (SNES). Atualmente, Konno é o produtor geral da série Mario Kart.

31 - Chihiro Fujioka

Chihiro Fujioka começou sua carreira na Square, como o diretor de Final Fantasy Legend III, mas ele ficou mais conhecido pelo seu trabalho em Super Mario RPG (SNES). Fujioka voltou a trabalhar com a Nintendo em 2003, no título Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA), e desde então, desenvolveu diversos jogos da série de RPG dos irmãos encanadores.

32 - Shinji Hatano

Shinji Hatano foi o principal produtor de Mario Party, Mario Golf e Mario Tennis — franquias que expandiram ainda mais o universo do encanador. Ele foi gerente geral das divisões de licenciamento e marketing da Nintendo entre 1972 e 2013. Hatano foi o grande responsável por trazer a Square Enix de volta à Nintendo. A adição de personagens originais em jogos de terceiros, como Link em Soul Calibur II (GameCube), se deve a ele.

33 - Xavier Manzanares

Funcionário da Ubisoft, Xavier Manzanares é o produtor do crossover Mario + Rabbids Kingdom Battle (Switch), título que juntou os heróis do reino do cogumelo com os atrapalhados coelhos da Ubisoft. Detalhe importante: foi neste jogo que o encanador usou uma arma de fogo pela primeira vez.

34 - Fusajiro Yamauchi

Nascido em 1860, o artista japonês Fusajiro Yamauchi foi o fundador da Nintendo, em 1889. Será que algum dia ele chegou a imaginar que uma fabricante de cartas de baralho Hanafuda se tornaria uma das maiores empresas de videogames do mundo?

35 - Bill Trinen

Famoso por aparecer nas lives do Nintendo Treehouse e em alguns Nintendo Direct, Bill Trinen começou a trabalhar com a Nintendo traduzindo relatórios de bugs. O primeiro projeto de tradução de Trinen foi em Mario Party (Nintendo 64). Ele descreve o seu trabalho na divisão Treehouse como "ajudar a explicar para os funcionários da Nintendo quais são os novos recursos interessantes dos jogos e pontos para se concentrar em relações públicas e marketing”. Trinen se tornou o intérprete de Shigeru Miyamoto seis meses após o início de sua carreira, a pedido do ex-gerente de engenharia de software da Nintendo da America, Jim Merrick.

Entre todos estes nomes que apareceram, qual é o seu favorito? Deixe nos comentários!

Revisão: Vladimir Machado


Em constante mudança, escrevo sobre o que gosto e às vezes sobre o que não gosto também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google