Stage Select

Super Mario Sunshine (GC): Isle Delfino, o paraíso tropical em forma de golfinho

Embora exista muito o que fazer em Super Mario Sunshine, todos precisam de um descanso de vez em quando, não é mesmo?


Protegida por 120 Shine Sprites, a Isle Delfino é um paraíso tropical no qual Pianta, Noki, Yoshi e Tanooki vivem. A ilha, cujo nome significa golfinho em italiano, foi assim chamada por ter a forma do mamífero marinho.

Em Super Mario Sunshine (GC), que também faz parte da coletânea Super Mario 3D All-Stars (Switch), os Shine Sprites escaparam do Shine Gate após Bowser Jr., disfarçado de Shadow Mario, vandalizar toda a ilha. Esse ataque aconteceu bem quando Mario, Peach, Toadsworth e alguns Toad resolveram visitar o local; como consequência, o encanador bigodudo foi considerado o culpado pelo estrago e condenado a limpar toda a ilha, além de resgatar os Sprites.

Com ajuda do F.L.U.D.D., Mario é capaz de limpar tanto seu nome quanto a Isle Delfino. Shadow Mario, então, aparece mais uma vez, revela sua verdadeira identidade e logo trata de raptar Peach. Nosso protagonista, contudo, derrota pai e filho e resgata, novamente, a princesa. Com tudo esclarecido, os visitantes finalmente podem aproveitar o merecido descanso.

Até heróis precisam de descanso às vezes


 

Guia turístico

Para facilitar o passeio na Isle Delfino, o próprio jogo disponibiliza um guia. Para acessá-lo, basta apertar o botão Z e pronto: um mapa interativo do local aparecerá na tela. As localizações são marcadas com um ponto vermelho, exceto a Delfino Plaza, que possui um ponto vermelho piscante dentro de um círculo vermelho. Pode até parecer confuso à primeira vista, mas um rosto do Mario indica onde o jogador se encontra, no melhor estilo “você está aqui”.

Aonde você quer ir primeiro?

Existem diversos locais para explorar na Isle Delfino, de praias e montanhas a cenários urbanos. Embora a moeda local seja a Gold Coin, é possível usar também Red e Blue Coins.

  • Gelato Beach: um resort de praia na Ilha Delfino que está localizado a leste de Sirena Beach. Seu nome provavelmente é derivado de gelato, palavra italiana para sorvete. É a maior e mais ensolarada praia da Isle Delfino e também o local de descanso do lendário ovo do Sand Bird, que está localizado dentro da Shine Tower.
  • Sirena Beach: localizada na costa sul da ilha, logo atrás de Pinna Park, seu nome provavelmente deriva de sirena, que significa sereia em italiano e espanhol. É nesta praia de atmosfera serena que está o Hotel Delfino, conhecido por ser um resort à beira-mar.
  • Bianco Hills: uma região rural montanhosa e pitoresca localizada no centro de Isle Delfino e a noroeste de Delfino Plaza. A palavra bianco, em italiano, significa branco, provavelmente em referência às casas, paredes e estradas brancas encontradas na área.
  • Corona Mountain: é o vulcão da Isle Delfino, e localizado atrás da Delfino Plaza. Seu interior é composto por piscinas de lava e o lugar só pode ser acessado por meio do Shine Gate.
  • Delfino Plaza: localizada ao sopé da Corona Mountain, é o centro principal e maior cidade da Isle Delfino, habitado apenas pelos Pianta. Também possui alguns pontos de referência, como o Shine Gate, a estátua de Grand Pianta e o Boathouse, um farol que também serve como uma casa de barcos.
  • Pinna Park: um grande parque de diversões em Pinna Island, localizado próximo à costa do continente da Isle Delfino e também lar dos Stu. Ganhou esse nome por formar a barbatana caudal da ilha em forma de golfinho, dado que pinna é o termo em italiano para barbatana, mas também pode ser um trocadilho com piña, que significa abacaxi em espanhol.
  • Ricco Harbor: um porto comercial na Isle Delfino, no qual é possível comprar frutos do mar sempre frescos. Ricco significa rico em italiano, então seu nome pode ser traduzido como “Porto Rico”.
  • Noki Bay: localizada ao norte da Isle Delfino, a baía é o lar dos Noki, principais habitantes do lugar.
  • Pianta Village: a vila é a casa ancestral dos Pianta e foi construída no topo de uma árvore gigante. Ao subir na grande palmeira em seu centro, é possível ver a Noki Bay.

Paraíso tropical natural

Com tantas opções de entretenimento em Isle Delfino, certamente esta é uma ilha bem marcante da franquia. Tão marcante, que não está apenas em Super Mario Sunshine: muitas pistas nos jogos da série Mario Kart foram baseadas em locais da ilha, que também servem de base para diversos minijogos em Super Mario Party; Delfino Plaza e Ricco Harbor basearam quadras de tênis em Mario Tennis. Não poderíamos, claro, deixar Super Smash Bros. de lado: a Delfino Plaza também é um dos estágios nas últimas três versões para consoles.

De acordo com o guia oficial de Mario Kart para Wii, Coconut Mall está localizado na Isle Delfino

Porém, turismo que é turismo também inclui suvenires e fotos, então o Coconut Mall e o Delfino Pier não podem ficar de fora desse passeio. Dessa forma, mesmo aqueles que não tiveram o prazer de conhecer a localização em seu jogo original podem ter um gostinho de como é fazer um passeio por essa ilha tão bacana.

E você, se pudesse visitar a Isle Delfino, o que gostaria de fazer primeiro? Não se esqueça de fazer check-in no Delfino Airstrip, OK?

Fontes: Super Mario Wiki, Mario Wiki
Revisão: José Carlos Alves




Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google