Dicas e Truques

Pokémon Sword/Shield (Switch): Dicas para capturar os Pokémon lendários em Dynamax Adventures

Saiba como obter o melhor desempenho durante a caçada dos monstrinhos de bolso mais poderosos e cobiçados da franquia.

O fenômeno do Dynamax chegou a exatamente um ano com Pokémon Sword/Shield (nossa quanto tempo!) e com certeza revolucionou a forma como jogamos Pokémon. Quando as Max Raids foram apresentadas ao público, muito se comentou sobre o assunto, afinal, esse era o principal tema de renovação da série.

Eis que chega o mês de Outubro e com ele veio também a segunda parte do DLC apelidado de The Crown Tundra. Nele, os famosos Pokémon lendários se uniram ao jogo e o melhor, sua captura é feita por meio de uma batalha em Raid, ou seja, você e mais três pessoas (ou NPC, sem preconceitos...) terão a chance de enfrentá-los.

Pensando nisso, separamos um guia completo para que você possa capturá-los com maestria e obtenha o máximo de Dynite Ore possível por Raid. Boa leitura!

O que é o Max Lair

Aqui temos a oportunidade de batalhar com um Pokémon lendário escolhido aleatoriamente e gigantesco, em virtude do Dynamax. No entanto, não iremos lutar somente contra o lendário: há um pequeno labirinto repleto de outros Pokémon - também Dynamax - que irão nos preparar ou, em alguns casos, deixar ainda mais difícil nosso caminho.

Seja bem vindo ao covil. Qual caminho você escolhe?

Entretanto, essas batalhas não são feitas com os nossos queridos Pokémon, treinados ao extremo e com os melhores golpes. O que temos é o conceito de “Rental Pokémon” ou Pokémon de aluguel, parecido com o que tivemos na série Pokémon Stadium. Dessa forma, não espere que os melhores Pokémon estejam disponíveis, bem como os golpes mais fortes de cada tipo ou categoria.


Quando essa notícia saiu, houve uma certa insatisfação sobre a utilização de Pokémon fornecidos pelo jogo, uma vez que seus atributos não são dos melhores e os golpes utilizados por eles, muitas vezes, nem lembrávamos que existiam. Por isso, é importante saber o que cada Pokémon faz para se obter o melhor resultado possível. Sendo assim, você confere a seguir o que fazer e o que não fazer durante sua incursão.

Quanto potencial desperdiçado...

Os segredos do Max Lair

Vencer uma Max Raid com nossos Pokémon de certa forma é um pouco complicado, visto que o alvo terá barreiras, cancela aumentos de atributos e ignora habilidades, sem falar que o movepool dos Pokémon que enfrentamos é praticamente completo e quando capturamos, não é exatamente isso o que vemos.

Compre muitas Pokéballs e tenha um custo benefício melhor
Para que você possa chegar no último desafio do Max Lair, separamos algumas dicas que irão não só fortalecê-lo como jogador, como também a oportunidade de criar um padrão para seus colegas, afinal, durante o modo online, tudo pode acontecer.

Tenha variedade de tipos

Assim que os quatro treinadores estão prontos para a batalha, o jogo redireciona para o banco de Pokémon disponíveis para uso. Contudo, ainda não sabemos qual será o tipo dominante e por conta disso, obter uma grande variedade nos tipos dos monstrinhos dentre os integrantes é fundamental. Para exemplificar, vejamos o seguinte cenário: sua equipe é composta por Stoutland de tipo NORMAL, Kadabra de tipo PSYCHIC, Lanturn de tipo WATER/ELECTRIC e Galvantula de tipo BUG/ELECTRIC.

O tipo dominante é o FLYING. Até aqui, sem grandes problemas, só que existe um detalhe. Pokémon que possuem dois tipos podem aparecer tanto em um como em outro. Ainda que a combinação seja atrativa por conta do combo Max Lightning + qualquer golpe elétrico ofensivo, se o Pokémon for um Landorus, de nada adianta ter dois Pokémon do tipo ELECTRIC, já que o tipo GROUND é imune. 

Os lutadores agradecem
Ao longo do desafio, podemos escolher capturar o Pokémon que enfrentamos e utilizá-lo na próxima batalha. Contudo, outros jogadores podem realizar o pedido e somente um terá o Pokémon substituído. Portanto, avalie a condição atual do time para julgar se é necessário capturar algum Pokémon pelo caminho. Esta é a lista de Pokémon que poderão aparecer ao longo da aventura e aqui a lista de Pokémon lendários ao final do covil.

Seja o suporte do seu time

Uma das tarefas mais complexas e subestimadas pelos treinadores é a função de suporte. Geralmente, os Pokémon dessa categoria são deixados de lado por não oferecerem poder de fogo imediato. E é aqui que você se engana: os Pokémon dessa categoria podem decidir uma batalha mais do que qualquer outro Pokémon ofensivo presente no time.

Um dos grandes exemplos é o singelo Comfey, da região de Alola. Este modesto Pokémon tipo FAIRY é uma grande adição para qualquer equipe pelas seguintes razões: Sua habilidade é Triage, que aumenta a prioridade dos golpes de recuperação e olha que interessante, temos em seu moveset o golpe Floral Healing, que recupera 50% do HP total de um aliado. Ainda, este efeito sobe para 66% caso Grassy Terrain esteja ativo.

Proteja seus aliados de dano em área

Veja a importância de se ter um Pokémon como Comfey na equipe. Caso um de nossos Pokémon desmaie, o contador de nocautes da Raid é reduzido em um. Mesmo que haja quatro corações, sempre que o quarto Pokémon é nocauteado a batalha acaba instantaneamente, sendo assim, podemos ter “apenas” três nocautes, sem falar na perda de Dynite Ore ao final da Raid. Outros Pokémon como Vileplume, Politoed e Drifblim são ótimas pedidas para as equipes.

Quando utilizar o Dynamax

Sabemos que essa funcionalidade no jogo é muito divertida e todos agradecem quando a animação do bracelete ativado aparece. Entretanto, o uso incorreto dessa ferramenta pode não só retardar o grupo em caso de vitória, como também impactar diretamente na derrota.

Supondo que seu adversário seja um Escavalier, de tipo BUG/STEEL e seu time tenha um Luxray de tipo ELECTRIC, um Swampert de tipo WATER/GROUND, um Exeggutor de tipo GRASS/PSYCHIC e um Flareon de tipo FIRE. A melhor opção aqui é deixar que o Flareon passe pelo Dynamax, pois o Escavalier possui fraqueza quádrupla ao tipo FIRE. No entanto, a vez do Dynamax está no Exeggutor, que resolve ativar a transformação.

Que sorte desse Blaziken
Note que há uma tremenda desvantagem aqui, pois o Exeggutor recebe dano quadruplicado do tipo BUG e causa pouquíssimo dano com seus golpes, devido às incríveis resistências do soldado inseto em relação aos tipos da árvore psíquica. Em muitos casos, compensa - e muito - deixar passar a vez da transformação para o colega ao lado, que poderá vencer a luta facilmente, minimizando assim o risco de nocautes desnecessários ou excesso de turnos para vencer o Pokémon adversário.

Direita ou Esquerda

Durante nossa aventura, temos a opção de escolher inicialmente dois caminhos, um pela direita e o outro pela esquerda e cada um deles com um Pokémon específico como oponente. Agora, como escolher para qual lado ir, se não sabemos qual Pokémon iremos enfrentar? Por mais que apareça o tipo do Pokémon, caso o mesmo tenha dois, podemos entrar em uma enrascada logo no primeiro desafio.

O segredo aqui é esperar alguns segundos pois a fumaça que envolve o Pokémon não o encobre totalmente e com isso, podemos visualizar brevemente a silhueta do Pokémon, identificando-o com maior assertividade. Dessa forma, se o tipo GROUND é exibido e aparece a figura de uma libélula, sabemos que o Flygon será nosso adversário também teremos que lidar também com o tipo DRAGON, algo um pouco complicado para os fantasmas e psíquicos.

To te vendo em Flygon!

Uma outra decisão a ser tomada durante o caminho é se haverá um membro da equipe do Max Lair, um mochileiro ou uma pilha de berries. A diferença entre eles é a seguinte: enquanto o primeiro troca o Pokémon de um dos jogadores aleatoriamente, o segundo concede itens que poderão ser equipados no monstrinho, garantindo um aumento na performance de seu companheiro. Já as berries recuperam parte do HP perdido na batalha, algo que pode ajudar muito aqueles que sofreram grandes danos nas partidas passadas.

Utilize golpes de Status

Diferente das Max Raid Battles presentes nas Wild Areas do jogo, no Dynamax Adventure os Pokémon adversários não colocam barreiras em sua vida após uma certa quantidade de dano. Isso facilita muito a utilização de golpes como Confuse Ray, Will-o-Wisp, Thunder Wave e muitos outros que limitam as capacidades dos monstrinhos.

Ajude seus colegas e vença mais rapidamente

Outros golpes como Screech e Metal Sound são de grande importância caso o Pokémon adversário tenha uma grande vantagem em relação ao seu Pokémon. Digamos que seu adversário seja um Absol e você esteja um com um Bisharp. Os golpes do carrasco de Unova causam pouco dano ao Pokémon desastre de Hoenn. Nesse caso, podemos utilizar Metal Sound e reduzir a Special Defense do Absol, permitindo que Pokémon como Ribombee aplique mais dano com seu Draining Kiss, que também poderá recuperar mais vida por conta do dano aumentado.

Fale com Peonia

A ilustre filha de Peony está presente à esquerda do saguão principal do Max Lair e será de grande ajuda em nossa aventura. Ao custo de cinco Dynite Ore, ela nos dará a localização garantida de um dos Pokémon lendários que podem aparecer. A partir dessa informação, podemos selecionar logo de cara um Pokémon que tenha vantagem direta de tipo ou que tenha algum golpe poderoso contra.

Ficou com alguma dúvida e gostaria de entender melhor como tudo isso funciona? Passou por alguma dificuldade e gostaria de compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário para podermos discutir sobre o tema.

Revisão: Felipe Fina Franco


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google