Dicas e Truques

Pikmin 3 Deluxe (Switch) — dicas para sobreviver em um mundo selvagem

Torne-se um verdadeiro capitão com estas dicas que separamos para você.

O simpático mundo de Pikmin 3 Deluxe (Switch) possui cenários deslumbrantes e detalhes que encantam qualquer jogador, mas não se engane: este planeta desconhecido é cheio de perigos e criaturas ferozes. Porém, não há o que temer, pois estas criaturinhas são capazes de cumprir qualquer missão quando bem ordenadas; basta usar a estratégia correta que elas derrotam até os maiores gigantes. Sobreviver em PNF-404 pode não ser a mais fácil das tarefas, por isso a gente separou dicas para você conseguir fazer tudo o que precisa até o pôr do sol.

Divida as tarefas

A melhor novidade de Pikmin 3 Deluxe é a possibilidade de controlar três capitães distintos, mas não apenas isso: na versão de Switch é permitido dividir a jogatina com um amigo para completar missões de forma colaborativa. Infelizmente o recurso é limitado apenas ao multiplayer local, porque o jogo não conta com recursos online, mas ainda assim é totalmente possível gerenciar os três personagens e se divertir com isso.

A habilidade de controlar mais de um personagem é quase que obrigatória nas missões da história secundária e também na última fase da campanha single player. A dica principal para pegar o jeito é manter a calma e abusar do uso do KopPad, ainda mais porque na versão do Switch o tempo para de ser gasto ao acessarmos o menu.

Conheça o seu exército

É primordial conhecer as características de todos os pikmin para triunfar em suas explorações. Cada criaturinha possui vantagens e desvantagens que podem virar o jogo contra ou a seu favor. Confira a seguir algumas dicas de uso para cada tipo:

  • Pikmin Vermelho: resistentes ao fogo, eles são os melhores para atacar de frente ou derrubar muralhas de areia; por outro lado, são vulneráveis a água;
  • Pikmin Azul: são os únicos tipos capazes de respirar debaixo d'água. Entretanto, a sua relevância é limitada apenas a isso, pois eles são medianos em todos os outros aspectos. O ideal é usá-los apenas em missões de resgate aquático;
  • Pikmin Amarelo: eles resistem a ataques elétricos e podem conduzir eletricidade para ativar mecanismos quando necessário. Embora causem pouco dano fisico, eles são os mais leves entre todos os tipos, tornando-se muito úteis para alcançar tesouros em locais mais altos;
  • Pikmin Rocha: duros como uma pedra, esses pikmin são perfeitos para batalhas contra chefes ou criaturas maiores, pois além de causar mais dano ao serem arremessados, eles são resistentes a esmagamento e perfuração. Além disso, eles são os únicos capazes de quebrar vidros e cristais;
  • Pikmin Alado: o maior ponto forte deles é o transporte, já que estes pikmin contam com asas e podem atravessar qualquer obstáculo, como rios e pedras. No entanto, não é recomendado usá-los para combate, nem em último caso, porque eles são mais fracos até que os pikmin amarelos.

Floresça os seus pikmin

Caso você não tenha percebido, alguns pikmin possuem folhas verdes em suas cabeças, enquanto outros contam com flores desabrochadas. Este detalhe não é meramente estético, pois ele indica o nível em que o seu pikmin se encontra. Como flores de verdade, essas criaturinhas nascem como brotos e florescem, com cada estágio representado pela aparência de suas antenas. Folhas verdes indicam os mais fracos e lentos; já os florescidos são mais fortes e rápidos. Não é à toa que os pikmin com uma flor na cabeça andam na frente dos demais.

Há duas formas de florescer os seus companheiros: deixando-os plantados no solo ou alimentando-os com néctar, que pode ser encontrado em ovos ou buracos que se assemelham a formigueiros espalhados pelo estágio. Basta mover o pikmin em direção ao néctar que eles beberão e se tornarão mais fortes.

Além do néctar amarelo, existe também o néctar ultra apimentado, que é uma substância de cor avermelhada que pode ser usada como uma poção de fortalecimento temporário para os pikmin. Para criar uma poção ultra apimentada é necessário encontrar 10 frutinhas vermelhas em algumas plantas pelo cenário; após isso, a nave S.S. Drake cria o Spray Ultra, que concede poder extra para as criaturinhas. O item deve ser usado com moderação, sendo ideal apenas para derrotar chefes gigantescos ou se você precisa que os pikmin realizem uma tarefa com mais velocidade.

Fique atento!

Os pikmin são nobres soldados, mas não são nada sem um líder para comandá-los e organizá-los. Logo, é de suma importância prestar atenção em toda a sua tropa e sempre consultar no KopPad se há algum aliado ocioso pelo mapa. Um novo recurso adicionado à versão Deluxe é a possibilidade de chamar todos os pikmin para a base de acampamento; assim, você acaba otimizando o seu tempo para encontrar tesouros em vez de ficar procurando por companheiros perdidos.

Antes de iniciar a exploração, dê uma boa olhada no mapa para ver que tipos de obstáculos estarão pela frente e assim decidir a melhor estratégia. Se o estágio não possuir rios, não convoque pikmin azul para a exploração; caso haja tesouros em locais altos, não esqueça de convocar os amarelos e assim por diante.

Não perca aliados em batalhas! Por mais difícil que possa parecer, é totalmente possível derrotar os chefes com nenhuma baixa de pikmin — e isso é muito satisfatório. A dica é conhecer os detalhes do seu inimigo, que podem ser acessados no KopPad a qualquer momento. Criaturas que amassam ou perfuram terão desvantagem contra os pikmin rocha; já peixes e monstros marinhos são exclusivamente derrotados pelos azuis. Parece simples na teoria, mas colocar a estratégia em uso é o maior desafio e, por consequência, a maior diversão.


De olho no relógio

Todas as missões de Pikmin 3 possuem duração de tempo. Isso significa que você terá que gerenciar os seus companheiros para realizarem o máximo de tarefas o mais rápido possível. Por isso que dividir o trabalho é tão importante neste jogo. Confira algumas estratégias para otimizar o seu tempo:

  • Separe os capitães logo no começo do dia e delegue tarefas; por exemplo, mande o Capitão Alph mergulhar em busca de tesouros com os pikmin aquáticos enquanto Brittany coleta frutas com Charlie;
  • Todos os objetos necessitam de uma certa quantidade de pikmin para serem transportados, mas se você ordenar o dobro de companheiros necessários para carregar, os pikmin farão o trabalho mais rápido. Por exemplo: uma fruta que necessita de 10 pikmin demora menos tempo se for carregada por 20 deles;
  • Você pode pular instantaneamente o controle do seu personagem a qualquer momento, então esteja constantemente alternando entre os capitães para verificar se todas as tarefas estão sob controle;
  • Enquanto um capitão trabalha na destruição de uma muralha, agilize a missão fazendo uma tarefa diferente com outro personagem. Por mais contemplativo que seja assistir os pikmin trabalhando, o tempo é precioso durante as explorações;
  • Não entre em pânico quando o tempo estiver acabando, pois todos os pikmin que estiverem sob o comando de algum capitão estarão a salvo no fim do dia.
Lembre-se que se você não conseguir derrotar um chefe ou resgatar um tesouro durante um dia, é possível continuar no dia seguinte. Portanto, mantenha a calma caso o dia termine e você não tenha conseguido completar a missão.

Estas foram as nossas dicas sobre Pikmin 3 Deluxe, a versão definitiva de um clássico do Nintendo Wii U que ganhou um lugar no Switch. Você descobriu algo novo enquanto lia a matéria? Ou já conhecia tudo e gostaria de dividir com os outros leitores? Não deixe de compartilhar nos comentários!

Revisão: Davi Sousa

Em constante mudança, escrevo sobre o que gosto e às vezes sobre o que não gosto também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google