Street Fighter II (Multi) tem seus 30 anos celebrados pela Capcom

A empresa lembrou pelo Twitter desta data especial.



O clássico game de luta Street Fighter II completou 30 anos. Originalmente lançado em 6 de fevereiro de 1991, tornou-se um sucesso estrondoso nos fliperamas, provocando uma corrida entre as duas grandes concorrentes da época, Nintendo e Sega, para ver quem conseguiria portar o jogo para um console caseiro primeiro. O Super Nintendo saiu na frente, recebendo o título em 1992 e vendendo 6,3 milhões de cópias.


A Capcom soube explorar esse fenômeno, lançando diversas variantes do jogo com alguns elementos extras. Assim, ao longo do tempo surgiram Street Fighter II Turbo, a Champion Edition e o Super Street Fighter II, dentre outros. Foi a própria empresa quem celebrou a data através do Twitter:
Essa celebração não é sem motivo. Após uma repercussão discreta do primeiro game, o segundo capítulo foi um grande ponto de virada para Ryu, Ken e companhia. Transformou a franquia em fenômeno mundial, transcendendo a sua mídia de origem e sendo adaptada para quadrinhos, animação e até cinema.

Os donos de Nintendo Switch podem jogar este e vários outros games da franquia no Street Fighter 30th Anniversary Collection, coletânea que comemorou os 30 anos do primeiro jogo, lançado em 1987.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.


Disqus
Facebook
Google