Dicas e Truques

Persona 5 Strikers (Switch) — dicas para você se tornar o verdadeiro líder dos Phantom Thieves

Persona 5 Strikers definitivamente não é um jogo fácil, confira algumas dicas para ajudar você a se dar bem desde o começo


Persona 5 Strikers, a continuação de Persona 5 que é também um crossover com o gênero musou da Koei Tecmo, foi lançado para o Switch essa semana. Como você pode ver na nossa análise, o game continua a história do primeiro jogo de forma excepcional e apresenta um novo tipo de gameplay para a franquia, transformando Persona em um fantástico action RPG.

O título, mesmo com seus vários pontos positivos, pode ser bastante desafiador, e é possível que demore um pouco para você se adaptar a todas as mecânicas. Confira abaixo algumas dicas para ajudar você a se dar bem desde o começo.

Explore as fraquezas durante o combate

Assim como no RPG Persona, a forma mais eficiente de lidar com os combates é abusar da fraqueza dos oponentes. No entanto, ao contrário da série principal, em P5 Strikers você não é obrigado a atacar diversas vezes com vários elementos distintos até descobrir a fraqueza de um único inimigo. É só abrir o menu das Personas para ver facilmente quais são as fraquezas de cada sombra e abusar desse conhecimento.

A forma mais efetiva e que causa mais dano em relação à exploração das fraquezas é utilizar uma magia do elemento adequado, gastando os pontos SP a partir do menu de Personas. Embora seja uma maneira melhor de derrotar as sombras rapidamente, é importante frisar que a tática consome o seu precioso SP, que pode acabar bastante rápido caso você não aprenda a exercer uma certa economia.

Por sorte, há uma alternativa para utilizar magias sem gastar SP, mas tenha em mente que a prática oferece um dano total reduzido quando comparado com as magias do menu de Personas. Todos os personagens possuem pelo menos um combo rápido de ataques físicos que culmina em um feitiço fraco do seu elemento. Ann, por exemplo, utiliza um ataque de fogo, enquanto Morgana usa um de água e Ryuji desfere um golpe de gelo. Todos os personagens, com exceção de Haru, ativam o golpe com o combo YYYX, então não é tão difícil abusar de fraquezas constantemente em batalhas mais complicadas.

Adicionalmente, atacar fraquezas também torna possível ativar o conhecido One More da série Persona, recurso que permite que você ataque novamente de forma automática com um golpe mais forte. Se você conseguir acertar uma série de One More em um inimigo específico, ou atacar a fraqueza de vários oponentes de uma só vez, é possível ativar ainda outro clássico da franquia, o All-Out Attack, poderoso golpe em conjunto dos Phantom Thieves. 


Outra opção para acertar fraquezas, principalmente se nenhum membro da sua equipe possuir um ataque do tipo necessário, é utilizar um Phantom Dash com algums dos vários objetos espalhados pelo cenário. A maioria das batalhas, principalmente as boss battles, são cheias de objetos como castiçais, postes, armas e até skates que pode ser ativados com um botão A para você explorar a fraqueza dos inimigos com uma pequena ajuda externa. Não hesite em usar esses artifícios sempre que possível, já que eles também ajudam bastante na sua movimentação durante o combate.  

Também é importante ter em mente que as fraquezas funcionam para os dois lados. Da mesma forma que, por exemplo, é bom utilizar os ataques de fogo de Ann e os ataques de Gelo de Ryuji contra inimigos com essas respectivas fraquezas, Ann também será vulnerável ao gelo e Ryuji irá receber dano de fraqueza ao elemento fogo.


Embora não seja uma regra, é normal que um inimigo com fraqueza a gelo possua ataques de fogo e vice-versa, algo que vale para todos os elementos. Afinal, todos eles andam em pares. Ser atingido por uma fraqueza também garante um One More para o inimigo, atordoando o seu personagem por um tempo considerável — e às vezes prendendo você em uma série de atordoamentos seguidos, algo que pode acabar com o combate rapidamente.

Lembre-se que Joker é uma exceção em relação às fraquezas em geral. Já que o líder dos Phantom Thieves pode utilizar várias Personas e trocá-las à vontade, tanto suas magias quanto suas próprias fraquezas podem ser alteradas a toda hora, incluindo o combo do YYYX. Jogando com Joker, sempre tenha em mente qual Persona você está usando e não hesite em trocá-la para não ser pego de surpresa e para abusar ao máximo das fraquezas das sombras.

Status Ailments e Technicals podem ser uma boa opção

Infelizmente, inimigos realmente poderosos, como os chefões, costumam resistir aos status effects, que incluem Freeze, Forget, Shock, Confuse, Burn, Dizzy, Sleep, Rage e Brainwash. No entanto, utilizar o dano technical, que ocorre após você desferir um ataque de um tipo específico em cima de um inimigo com um desses status, pode ajudar bastante em vários momentos. Quando você não tiver nenhum ataque que possa bater com fraqueza, por exemplo, ou nos raros casos em que o oponente não tem nenhuma fraqueza, o dano technical realmente pode vir a calhar.

Saber quais são as combinações certas geralmente requer a velha tática da tentativa e erro, além de uma boa memória para os momentos futuros. Alternativamente, você pode conferir a lista abaixo e tentar lembrar pelo menos dos ataques que você costuma usar com mais frequência no seu time. Você também irá notar que existe um certo padrão e que recordar os combos não é assim tão difícil.

Se o inimigo estiver com o status Burn, por exemplo, ataques Nuclear e Wind irão resultar em um technical.

Confira a lista abaixo para saber todas as combinações que ativam o dano technical:

Burn - Nuke e Wind.

Shock - ataque físico normal, Nuke e Gun.

Freeze - ataque físico normal, Nuke e Gun.

Dizzy e Sleep - qualquer ataque.

Forget - nenhum ataque.

Confuse, Rage e Brainwash - Psi.

Procure focar em um time específico

Você pode levar apenas quatro dos oito Phantom Thieves para o combate por vez, e isso não quer dizer que você precise focar sempre nos mesmos quatro membros durante todo o jogo — só que, ao mesmo tempo, talvez essa seja uma ótima ideia.

Acompanhar a dificuldade crescente de P5 Strikers não é tão fácil, e o ideal é que você sempre tenha pelo menos quatro personagens com as melhores armas e equipamentos possíveis. O problema é que adquirir tantos itens pode ficar bastante caro caso você esteja equipando um grande número de personagens. Principalmente no começo do jogo, juntar dinheiro não é nada fácil, principalmente se você quiser evitar o grind. Opte por um trio de personagens diversificado — e que você goste de jogar — para usar junto com Joker durante as batalhas.


Além disso, é importante focar em um grupo de personagens para que você possa acompanhar o nível de Joker. Phantom Thieves na reserva ganham pouca experiência, portanto é melhor usar um time pré-determinado e não se preocupar tanto com o progresso da sua equipe.

O ideal é que você use os personagens com os quais se sentir mais confortável jogando, e imagino que seja totalmente possível zerar o jogo com qualquer combinação, mas alguns Phantom Thieves certamente se destacam. Se você jogou Persona 5, por exemplo, vai perceber que P5 Strikers é tão consistente com o jogo original que é muito provável que seus personagens favoritos do RPG também sejam os escolhidos dessa vez. 


Durante meu tempo com o primeiro game, Haru e Makoto ganharam uma vaga permanente no meu time pela versatilidade dos tipos dos seus ataques (Psi e Nuke, que além de serem a fraqueza de muitos inimigos, cobrem praticamente todas as áreas para technicals), pelo dano insano da arma de Haru e pelos poderosos socos, magias de cura e ótima defesa de Makoto.

Em P5 Strikers as garotas continuam com todas essas vantagens e muito mais. A arma da Beauty Thief, Haru, além de acertar a fraqueza de muitos inimigos, é uma forma consistente de infringir um grande dano em área durante os combates. Muito mais do que uma simples pistola, Haru tem um rocket launcher que acerta os inimigos de jeito, e você pode utilizá-lo por quanto tempo quiser com o botão X. 


Adicionalmente, você pode segurar o X no final de todos os todos os combos de Haru para prolongar o efeito dos ataques por um tempo. Os golpes vão desde uma sucessão de machadadas a um grande furacão de energia Psi totalmente controlável e um golpe giratório poderoso. Você eventualmente abre ainda uma habilidade passiva da Beauty Thief que garante que ela raramente receba knockback dos ataques inimigos e possa continuar machadando todo mundo sem parar. Sem dúvidas um ótimo personagem para ataques em área e controle de grupo.

Makoto, além de todos os pontos já citados, também possui uma fantástica movimentação, podendo utilizar sua moto para atropelar inimigos como bem entender no combo YYYYX. A garota ainda consegue usar o X a qualquer momento para imbuir o elemento Nuke em todos os seus golpes físicos, causando bastante dano no processo. Na minha experiência, nenhum personagem de P5 Strikers é tão completo quanto Makoto, com sua ótima defesa, poder de ataque, movimentação, habilidades de cura e magias do elemento Nuke.


Já que Joker é obrigatório na sua equipe e consegue cobrir as fraquezas mais comuns com facilidade, o outro personagem que representa uma ótima adição a qualquer equipe é Sophie, a garota I.A. que se diz a "companheira da humanidade". Sophie, além de ser do elemento luz, que é forte contra a maioria dos inimigos da parte final da história, atua como uma ótima healer para o seu time. Seu estilo de jogo, que conta com apertos de botão precisos de acordo com as idas e voltas da sua arma-ioiô, também é bastante fluido e satisfatório — sem falar que a mais nova Phantom Thief ainda é uma das melhores novidades que Strikers traz para o mundo de Persona 5.

Explore o máximo possível (dentro e fora das Jails)

P5 Strikers pode não ser exatamente um RPG, mas isso não quer dizer que o game não recompense a exploração e as interações com o mundo ao seu redor.

Dentro da Jail, não deixe de explorar cada canto atrás de baús e lembre-se de melhorar a BOND Skill de abrir baús sempre que possível. Algumas BOND Skills e itens exclusivos terão que ser destravados com as missões opcionais do jogo, os requests, e geralmente vale a pena voltar para as Jails e completar todos eles.


A exploração fora das dungeons é ainda mais importante. Toda vez que você chegar em uma nova cidade ou em um ponto diferente da história, faça questão de explorar o mapa e procurar pelos outros Phantom Thieves para uma conversa. É normal que os seus companheiros de equipe tenham requests para você, e alguns deles só podem ser resolvidos dentro de uma determinada cidade. Tente resolver a maior quantidade possível de requests antes de seguir em frente com a história, certamente você irá colher um bom número de recompensas no caminho.

Não deixe de comprar (e usar) itens

Da mesma forma que você sempre irá precisar de equipamentos novos para a sua equipe principal, será necessário um bom número de itens de recuperação de HP e SP durante todo o jogo.

Uma das maiores armas durantes os confrontos mais cruéis de P5 Strikers é a possibilidade de você usar quantos itens quiser — e a qualquer hora. Muitas vezes será necessário pausar o jogo a cada minuto para curar a vida de alguém, sem falar que a cura de SP também pode ser extremamente útil em vários momentos. Além disso, ainda há itens com efeitos diversos, que geram buffs para toda a equipe ou que podem até causar dano ou efeitos diversos nos inimigos.


Por isso, é de extrema importância manter um bom estoque de itens a todo momento. Não tenha medo de comprar pelo menos uma amostra de cada item no grande número de lojas espalhadas pelas cidades. Essa jornada pode render ainda alguns ingredientes e itens especiais que ensinam receitas para você replicar na Joker's Kitchen, adquirindo ainda mais itens no processo.

Uma estratégia interessante é ativar cedo as Bond Skills que aumentam a quantidade de dinheiro e a quantidade de itens adquiridos após os combates. É normal passar por um grande número de combates durante as aventuras pelas Jails; portanto, o ideal é maximizar seus ganhos o quanto antes.


É possível encarar P5 Strikers sem apostar tanto nos itens, mas prepare-se para batalhas longas e testes constantes e bastante intensos dos seus reflexos. Se quiser uma experiência um pouco mais leve, além de seguir todas dicas acima, não tenha medo de usar os itens sempre que necessário. 

Revisão: Davi Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google