Entrevista

Fire Emblem: Three Houses (Switch): Entrevistamos Xanthe Huynh, a voz de Marianne

Conheça mais sobre a pessoa por trás de uma das personagens mais queridas da franquia Fire Emblem.

xanthe huynh estudio gravacao

Em julho deste ano, Fire Emblem: Three Houses (Switch) completará dois anos desde seu lançamento. No entanto, o jogo continua sendo um dos assuntos mais comentados no Twitter, já que um novo título da franquia ainda não foi anunciado.

No lançamento do jogo, o fandom se dividiu entre Black Eagles e Blue Lions, casas comandadas por, respectivamente, Edelgard e Dimitri; poucas pessoas, porém, escolheram a Golden Deer, de Claude. Não é sabido ao certo quando esta última começou a ganhar destaque dentro da comunidade, mas uma coisa é certa: muitos personagens passaram a ser destaque de várias fanarts, entre eles o próprio líder da Golden Deer, Lysithea, Hilda e Marianne.

resultado mulheres choose your legends 5 fire emblem heroes

Por falar em Marianne, a clériga da Golden Deer foi a grande vencedora da quinta edição do concurso de popularidade em Fire Emblem Heroes (Mobile), Choose Your Legends, com 33.555 votos. Devido a isso, convidamos Xanthe Huynh, a dubladora da filha adotiva de Margrave Edmund, para um bate-papo exclusivo sobre o universo de Fire Emblem.

Nintendo Blast: Muito obrigada por aceitar nosso convite, Xanthe, mesmo sabendo que você tem estado bastante ocupada. A ideia para esta entrevista surgiu após os resultados da quinta edição do concurso Choose Your Legends, em Fire Emblem Heroes. Marianne ficou em primeiro lugar na divisão feminina, superando outras personagens populares, como Eirika e até mesmo Byleth.

Para começar, poderia nos contar um pouco mais sobre você?

Xanthe Huynh: Olá, meu nome é Xanthe Huynh e sou uma dubladora em Los Angeles. Sou conhecida por dublar personagens em animes, como Anohana: The Flower We Saw That Day, Cells at Work, Maquia, and Love Live School Idol Project, e em jogos, sendo alguns deles A Hat in Time, BlazBlue Cross Tag Battle, Trails of Cold Steel, 13 Sentinels Aegis Rim, Persona 5, e Fire Emblem: Three Houses.

NB: Qual foi sua primeira impressão sobre Marianne? Você acha que tem algo em comum com ela?

XH:
Quando os clientes estavam explicando sobre Marianne para as preparações das gravações, as coisas que mais me chamaram a atenção foram como ela se sentia não-pertencente [a um lugar], que ela não merecia estar junto de alguém e que ela tinha medo de ser um perigo para os outros. Muitas das cenas iniciais terminam com ela tentando sair o mais rápido possível e eu as associei à sua ansiedade constante a respeito de seu Crest. Eu me identifico com a ansiedade social de Marianne e a vontade de não querer dar trabalho para os outros! (risos)

xanthe huynh

NB: Como você se sentiu quando foi convidada para dublar uma personagem de uma franquia tão grande e conhecida mundialmente como Fire Emblem?

XH: Quando eu estava trabalhando [na dublagem], o que me ajudou foi o jogo estar sob um codinome e eu não tinha como saber sobre o que seria. Pude me concentrar na personagem e na ambientação com nosso diretor, Patrick Seitz, então não me senti pressionada em manter o legado desta série incrível.

NB: Você esperava que Marianne se tornasse uma personagem tão popular?

XH: Eu nunca consigo prever se os personagens que eu dublo serão populares ou não, mas eu tinha esperanças de que os jogadores pudessem ser empáticos com ela e a amassem assim como eu.

NB: Como você se sentiu quando Marianne ficou em primeiro lugar da divisão feminina do evento Choose Your Legends em Fire Emblem Heroes?

XH: Preciso dizer que fiquei bastante feliz e orgulhosa por saber que a doce Marianne é tão amada e apoiada pelos fãs.

NB: Você também dublou Eir em Fire Emblem Heroes. Você acha que ela e Marianne têm algo em comum?

XH: Acredito que as duas carregam um pesado fardo familiar e lentamente, com o apoio dos amigos, conseguem encontrar sua própria força interior.

xanthe huynh anime impulse

NB: Qual versão da Marianne é sua favorita, a versão da Academia ou a versão do período de guerra? Por quê?

XH: Ah, essa pergunta é difícil porque foi um prazer dublar as duas e retratar seu crescimento. Eu me diverti um pouco mais com a versão da Academia porque tem várias cenas de suporte hilárias.

NB: Para encerrar esta entrevista, você gostaria de mandar alguma mensagem para os fãs?

XH: Obrigada pelo convite e obrigada a todos que jogam os jogos. Amei trabalhar em Fire Emblem: Three Houses e Fire Emblem Heroes e fiquei muito feliz com a oportunidade de falar sobre a minha querida Marianne.

Se você gostou de conhecer um pouco sobre a Xanthe e sua relação com o universo de Fire Emblem, você pode segui-la no Twitter e ficar por dentro do trabalho dela.

Revisão: João Pedro Boaventura
Fotos: cortesia de Xanthe Huynh


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google