Vem aí

Prévia: New Pokémon Snap (Switch), uma releitura moderna do jogo original

Há 20 anos, Pokémon Snap foi lançado no Nintendo 64. Podemos esperar que New Pokémon Snap seja tão revolucionário quanto seu predecessor?

header new pokemon snap switch avatar illumina meganium

Anunciado ano passado, New Pokémon Snap já tem sua data de estreia confirmada para 30 de abril. Exclusivo para Nintendo Switch, o jogo não se trata de uma remasterização de Pokémon Snap, lançado há 20 anos para o N64; na região de Lental, novos monstrinhos estarão disponíveis para captura (fotográfica) e o treinador-fotógrafo contará com diversos recursos para deixar suas fotos ainda mais profissionais. Com câmera em mãos, sua missão é uma só: completar a Photodex de Lental e ajudar o Professor Mirror a entender o fenômeno de Illumina.

Pokémon Snap e a revolução gráfica do N64

1999 foi um ano marcante em diversos sentidos. Por um lado, as pessoas estavam preocupadas com o chamado Bug do Milênio que aconteceria na virada do século; por outro, foi também o ano em que uma das franquias mais famosas do mundo, Pokémon, se firmou definitivamente no Ocidente.

Com o sucesso da animação clássica nas TVs do mundo inteiro e diversos produtos da franquia atraindo mais e mais um público-alvo fiel, os jogos dos monstrinhos de bolso eram um fenômeno mundial e Pokémon Yellow conseguiu transportar para o Game Boy Color um gostinho da aventura de Ash e Pikachu pelo continente de Kanto.

header pokemon snap n64 todd snap fotos
Arte por Wellington Aciole
1999 também foi o ano em que Pokémon ganhou um novo tipo de abordagem com o lançamento de Pokémon Snap, um spin-off focado em fotografar os monstrinhos de bolso. Até então, os jogadores estavam preocupados em vencer batalhas contra outros treinadores, e Pokémon Stadium pode ser considerado um marco por trazer as criaturas à vida com o novíssimo visual 3D que o N64 era capaz de oferecer.

Em Pokémon Snap, o jogador faz a vez de Todd Snap, um fotógrafo de Pokémon que foi introduzido no episódio 55 da animação clássica. O protagonista, a pedido do Professor Carvalho, tem a missão capturar em fotografias os 63 monstrinhos presentes na Ilha Pokémon para ajudar o pesquisador com o seu trabalho.

Dentro do ZERO-ONE, uma espécie de cápsula sobre trilhos, o paparazzi Pokémon percorre um trajeto predeterminado enquanto fotografa o maior número possível de criaturinhas antes de chegar ao fim de cada fase. Para isso, é possível até mesmo interagir com os Pokémon de cada área.

pokemon snap n64 todd zero-one

As fotos são enviadas para o Professor Carvalho, que as avalia e atribui a elas uma pontuação. Caso o resultado seja satisfatório, não apenas novas fases ficam disponíveis para exploração, como também mais rotas e recursos para interagir com os bichinhos e garantir melhores cliques.

Embora o safári fotográfico virtual não possuísse cenários exatamente ricos ou detalhados, era o melhor que se podia oferecer na época com o hardware do Nintendo 64 e as limitações de memória do cartucho. O lado bom é que a simplicidade fazia com que o jogador focasse mais nos Pokémon e não se afastasse de sua missão de capturar os melhores ângulos.

Além da revolução gráfica da época, Pokémon Snap também permite que os jogadores gravem até 60 fotos na memória interna do cartucho. Mais relaxante, é uma experiência singular neste universo tão focado em batalhas. Nele, o importante não é ser o melhor treinador, mas sim o melhor observador. Snap lançou um olhar único sobre o mundo Pokémon: o de um fotógrafo profissional, mas sem deixar o espírito de colecionador de lado.

pokemon snap n64 surfing pikachu
E o que vem de novo em 2021?

Voltando ao presente, New Pokémon Snap, a princípio, se mantém fiel às suas origens e continua sendo um spin-off de simulação on rails (sob trilhos). No entanto, a principal diferença já aparece na possibilidade de customizar o avatar que representa o jogador, escolhendo seu gênero (masculino ou feminino) e a cor da pele, dos cabelos e dos olhos. As cutscenes pré-renderizadas ganharam dublagem, uma novidade nos jogos da série como um todo, e New Pokémon Snap promete contar com 200 criaturinhas para fotografar.

A interação com os monstrinhos de bolso continua sendo fundamental e um novo recurso foi introduzido: o Illumina Orb, capaz de conferir uma aura brilhante ao Pokémon que será fotografado. Não apenas isso: a nova Photodex está muito mais completa e agora traz informações sobre os Pokémon fotografados, como as diferenças entre os sexos dos monstrinhos, uma breve descrição sobre eles, tipagens e tamanhos. O critério de avaliação de fotografias também foi simplificado e as favoritas podem ser salvas na memória do Nintendo Switch, sem mais existir o limite de apenas 60 cliques.

new pokemon snap switch fluffruit dedenne

A cereja do bolo em New Pokémon Snap, porém, é a possibilidade de editar as fotografias para compartilhá-las online, seja por diversão, seja para competir em um ranking global com outros jogadores. Nessa espécie de Photoshop, o jogador pode ajustar brilho, desfoque, zoom e ainda aplicar filtros, molduras e adesivos. Por enquanto, essa foi a única função multiplayer anunciada com base nos materiais divulgados até o momento, mas será que também teremos um sistema de curtidas?

Um novo fenômeno social?

New Pokémon Snap com certeza promete enriquecer a divertida experiência introduzida no jogo de 1999. Não estamos falando apenas de melhorias gráficas, mas sim de uma mudança positiva significativa no sistema de fotografia como um todo.

O novo modo de avaliação e a clareza da Photodex ajudam o jogador a descobrir como melhorar suas habilidades como fotógrafo Pokémon, algo que por si só já garante um fator de rejogabilidade diferente do introduzido em Pokémon Snap. Somada a isso, a interação multiplayer também contribui para despertar a vontade de estar sempre buscando algo novo para fotografar.

new pokemon snap switch bewear photo editor

O editor de fotos também ajuda a estimular a criatividade e pode inclusive ser uma ferramenta de entreter e interagir com os mais novos, fazendo com que New Pokémon Snap não tenha o mesmo caráter single player que seu predecessor carrega, tornando-se um título muito mais familiar e coletivo nesse quesito.

Dado o cenário atual em que vivemos, de isolamento social e pandemia, compartilhar fotos coloridas e divertidas dos monstrinhos de bolso pode vir a se tornar um alívio mental, tendo de tudo para ser um megahit deste ano, assim como Animal Crossing: New Horizons foi em 2020.

New Pokémon Snap
Desenvolvedora: Bandai Namco
Gênero: simulação com rail shooter em primeira pessoa
Lançamento: 30 de abril de 2021
Expectativa: 4/5
Revisão: Davi Sousa


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google