Star Fox 64 é o jogo da minha vida, afirma Imamura

Designer trabalhou por 32 anos na Nintendo e trabalhou em diversas franquias.

Recém aposentado da Nintendo, Takaya Imamura concedeu uma entrevista à IGN onde comentou sobre a situação atual de F-Zero. Em outro momento da conversa, o designer falou sobre a importância da franquia Star Fox para a sua carreira.


Apesar de não possuir conhecimento técnico, Imamura estava fortemente envolvido na modelagem da aparência do Star Fox original (SNES). Para isso trabalhou com Dylan Cuthbert e Giles Goddard, na época jovens desenvolvedores britânicos que haviam produzido a tecnologia que impulsionou o projeto. A sequência, Star Fox 64 (N64), foi fundamental para Takaya.
"Star Fox 64 é o jogo da minha vida. Foi um pouco como um reboot, mas usando muitas ideias que não podíamos implementar no original, conseguimos enriquecer a escala do jogo. Do planejamento à escrita do enredo, passando pela mecânica de jogo e os gráficos, eu realmente trabalhei duro neste jogo. Eu também instruí os compositores sobre o tipo de música que eu queria para ele.

À medida que continuamos a trabalhar no protótipo, mais e mais pessoas se juntaram e começou a ficar sério. Desde modelar os personagens, mechs e inimigos, até trabalhar nos efeitos e planos de fundo, eu realmente trabalhei em muitas coisas. Naquela época, era normal trabalhar além de sua responsabilidade oficial. Em Star Fox 64, fui creditado como diretor de arte, mas na realidade trabalhei em uma ampla gama de tarefas".
Por décadas, Takaya Imamura trabalhou com Shigeru Miyamoto, e suas contribuições vitais moldaram a aparência e a jogabilidade de vários clássicos da Nintendo. Sua última vez trabalhando com Miyamoto foi em Star Fox Zero (Wii U), em particular no anime The Battle Begins.
"A última vez que [Miyamoto e eu] realmente trabalhamos juntos foi durante a produção de Star Fox Zero. Eu estava supervisionando o projeto e Miyamoto queria criar um anime. Eu trabalhei muito no anime junto com Production IG e Wit Studio. Escrevi o cenário e o storyboard nas fases iniciais do projeto, com os quais os profissionais então fizeram um ótimo anime. Miyamoto estava fortemente envolvido e deu instruções detalhadas. Ele estava lá quando gravamos o diálogo também, então ele realmente se importou com o projeto".
Imamura trabalhou na Nintendo por 32 anos. Além de Star Fox e F-Zero, ele também trabalhou em The Legend of Zelda: Majora's Mask (N64) e supervisionou títulos de 3DS, como Steel Diver e Tank Troopers. Sua aposentadoria foi anunciada em janeiro deste ano.

Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.


Disqus
Facebook
Google