Fortnite (Multi) gera primeiro caso clínico de internação por vício em games do mundo

Um jovem espanhol foi hospitalizado por dois meses e recebeu tratamento multidisciplinar intensivo.

Um menor de idade foi hospitalizado por dois meses devido a um grave vício comportamental que o levou ao abuso de videogame. O fato aconteceu na Espanha e o jogo em questão foi o Fortnite (Multi).


Este é o primeiro caso clínico registrado no mundo e foi publicado por uma equipe conjunta do Hospital Provincial de Castellón, Universidade Jaume I e Hospital Geral Universitário. O jovem apresentava vários sintomas de dependência e mudanças de comportamento, começando a se isolar, rejeitar qualquer interação social, demonstrar pouco interesse em outras atividades, adotar uma postura de teimosia e persistência, mudar seu ritmo de sono e outras situações que foram relatadas pelos próprios pais.

O tratamento durou dois meses e mostrou uma diminuição significativa no uso de tecnologia num geral e melhorias no funcionamento pessoal e social. Isso o ajudou jovem a "ser capaz de avaliar as repercussões que o uso do videogame estava tendo em sua vida cotidiana" e lhe permitiu abordar o luto pela morte de seu parente e "como o uso do jogo começou como um refúgio para seu sofrimento emocional".

Portanto, vale destacar que foi necessária uma abordagem multidisciplinar intensiva, já que havia diversos fatores envolvidos. Não foi revelado o console do rapaz, mas Fortnite está disponível também no Nintendo Switch.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.


Disqus
Facebook
Google