Perfil

Bertha, a solidez da Elite Four de Sinnoh

O segundo desafio dos treinadores de elite da quarta geração continua com a força que vem da terra.

A sequência da Elite Four de Sinnoh nos traz até a segunda sala, onde teremos que sobreviver mais uma vez a uma série de Pokémon ferozes e que não estão de brincadeira. O tipo da vez é o GROUND, conhecido por ser um dos melhores ofensivamente por ter vantagem contra cinco tipos (empatado com o tipo FIGHTING) e por ser o único dentre os 18 tipos a causar dano dobrado sobre o tipo ELECTRIC.

Representando a modesta marca de 7.67% do total de Pokémon existentes, é compreensível que poucos treinadores no universo Pokémon sejam especialistas no tipo GROUND. Embora seja pouco usado, não significa que podemos descartá-lo: o mais fraco dos terremotos pode causar estragos inimagináveis.

Acha que está preparado? Se não estiver, recomendo equipar um Air Balloon para enfrentar Bertha, o segundo membro da Elite Four de Sinnoh. Boa leitura!

"Well, well. You're quite the adorable Trainer, but you've also got a spine. Ahaha! I'm Bertha. I have a preference for Ground-type Pokémon. Well, would you show this old lady how much you've learned?"

Tempestade de Areia

O termo “Bertha” contém um brincadeira fonética com a palavra “earth”, que significa, literalmente, terra, totalmente relacionado com o tipo de sua especialidade. Em japonês, “Kikuno” é derivado do termo “Kiku” que significa crisântemo, uma espécie de flor. Ainda, em japonês, Kikuno é parecido com Kikuko, nome de Agatha, membro da Elite Four de Kanto.


Pouco se sabe sobre a trajetória de Bertha para se tornar um membro da Elite. Aliás, a discrição é parte fundamental de sua personalidade. Aqueles que conseguem derrotá-la conquistam o direito de continuar no desafio da Elite, que agora já está na metade.

Fissura

Observação. Análise. Precisão. Essas três palavras definem o que Bertha simboliza. A cada movimento, ela analisa as possibilidades, observa os padrões dos adversários e, com precisão, executa seus movimentos. Durante sua aparição na série animada, Bertha ajuda seu sobrinho a recuperar o Magby roubado pela equipe Rocket. Ao longo do episódio, ela evita dizer o quão forte é e sempre que Brock está prestes a revelar, algo acontece e ele desconversa.

No entanto, a informação acaba escapando e, quando Ash descobre, logo pede uma batalha. Nos momentos finais do episódio, ela concede uma batalha de um contra um: seu Hippowdon contra o Torterra de Ash. Mesmo em desvantagem, o hipopótamo de Sinnoh vence com certa facilidade o Pokémon inicial. Deu até dó!

Bertha e seus comandados

A equipe de Bertha é especializada no tipo GROUND, que possui altas bases de Defense e HP, sendo assim, seus Pokémon são duros na queda. Ainda mais se considerarmos o fator Sandstorm, que aumenta a Special Defense de Pokémon do tipo ROCK e temos dois exemplares em seu time. Ah, e todos eles são imunes ao dano passivo causado ao final de cada turno!

Embora haja um potencial defensivo no papel, na prática, ele não é tão forte assim. Três membros de sua equipe, ou seja, 60%, possuem fraqueza quádrupla para os tipos GRASS e WATER, tipos esses dos iniciais Torterra e Empoleon. Dessa forma, fica mais “fácil” derrotá-la se você tem um Pokémon desse tipo ou que saiba usar golpes dessas naturezas.

E se você pensa que a situação mudou na versão Platinum, enganou-se. Sua equipe ainda continua fraca para os tipos dos Pokémon iniciais supracitados e ainda adiciona mais uma fraqueza quádrupla, desta vez, para o tipo ICE. Portanto, se quiser vencê-la, basta levar qualquer Pokémon que saiba golpes desses tipos (Empoleon pode com Surf, Ice Beam e Grass Knot) e clicar nesses botões sem piedade.

O que esperar de Bertha

As versões Brilliant Diamond/Shining Pearl brilham no horizonte e com elas, a chance de Bertha provar seu valor como membro da Elite. Normalmente, o primeiro desafio é o mais fraco, não o segundo. Esperamos que com a chegada dos remakes ela possa não só ter uma equipe melhor como também golpes que ajudem a mitigar essas fraquezas tão gritantes.
"You're quite something, youngster. I like how you and your Pokémon earned the win by working as one. That's what makes you so strong. Ahahaha! I think that you can go as far as you want. The Trainer in the next room is a much more formidable opponent. You really must have your wits about you. However, I think you can go as far as you desire. Ahahaha!"

A Elite Four de Sinnoh

Referências: Bulbapedia
Revisão: Thais Santos


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google