Vem aí

Prévia: Super Monkey Ball: Banana Mania (Switch) promete retomar os tempos dourados da série para uma nova geração

O game contará com conteúdo dos principais títulos do passado, prometendo trazer tudo o que consagrou a franquia em um só pacote refeito.

Na série onde colocar macacos dentro de bolas e depois forçá-los a atravessar labirintos suspensos no meio do ar é uma prática comum e recorrente, Super Monkey Ball: Banana Mania (Switch) chega para ser mais um grande passo na tentativa de angariar mais jogadores para o clássico da SEGA.

Como se não bastasse a bizarrice da proposta, AiAi e seus amigos primatas já estiveram envolvidos por bolas em outras inúmeras vezes desde o início da franquia, ainda em 2001. Foi apenas quatro anos depois, no entanto, que o jogo responsável pela popularização dos símios foi lançado: Super Monkey Ball Deluxe (GC), servindo como uma espécie de bundle de Super Monkey Ball (GC) e Super Monkey Ball 2 (GC), juntamente com novos níveis próprios e originais.

Festa de macaco, o bolo é de banana!

Este ano é o 20º aniversário da franquia, e, para comemorar, a publisher está lançando Banana Mania, que em sua essência também é um bundle. Desta vez, um remaster HD dos dois primeiros títulos juntamente com Deluxe em um pacote com todos os mundos e palcos desses três jogos, e mais 12 minigames diferentes da história da série. Além disso, um quadro de líderes online e uma variedade de novos personagens jogáveis da história pregressa da Sega somam à experiência do game. E, é claro, o visual também foi melhorado.


A franquia Super Monkey Ball é, acima de tudo, sobre manobrar uma bola habitada por macacos através de vários níveis, com o objetivo de alcançar uma meta ou linha de chegada no final de cada um deles. O diferencial é que, ao invés do jogador mover o macaco, o nível em si é aparentemente inclinado — ainda que você controle mesmo a bola onde o macaco está. 

A partir dessa premissa ousada, as coisas não se tornam menos problemáticas, uma vez que os próprios níveis são frequentemente construídos com plataformas estreitas e passagens extremamente discretas, onde é necessária muita habilidade para concluí-las.

Há também os momentos nos quais os caminhos se abrem em grandes plataformas, mas não se engane, é aí que o jogo geralmente lança uma gama de obstáculos em seu caminho. Desde bolas giratórias que te catapultam para longe quando atingidas, ou espinhos cortantes que você precisa se aproximar com velocidade para ultrapassar, vale de tudo para destruir nossos queridos macaquinhos. 


Por fim, adicione um limite de tempo nada generoso e bananas espalhadas por todo o cenário para coletar, e você terá a fórmula simples, controversa mas inexplicavelmente viciante e que mantém a série de pé há duas décadas.

Mas não se engane, mesmo sendo divertido assumir o controle da AiAi e seus amigos novamente, a experiência com o jogo pode ser extremamente frustrante, em especial quando a curva de aprendizado se estabiliza em um nível altíssimo, o que pode assustar jogadores mais casuais. 

Os jogos são tão intrigantes que conseguem trazer aquele sentimento de, mesmo repetindo um nível pela décima vez, buscar a "só mais uma tentativa", que vai te manter acordado madrugada adentro.

O Super Monkey Ball original não tinha uma história além de uma rápida introdução que mostrava os quatro personagens principais — AiAi, MeeMee, GonGon e Baby — procurando desesperadamente por bananas. Banana Mania, ao invés disso, decide transmitir uma história que dá um pouco de estrutura aos mundos e níveis do jogo. As animações entre mundos são bonitas e divertidas, e são boas para quebrar a raiva adquirida ao falhar tantas vezes.


Com o pouco já visto e divulgado, as cutscenes de antigamente foram substituídas por sequências de alta qualidade em estilo de quadrinhos, o que pode causar uma estranheza inicialmente, mas acaba unificando cada uma das diferentes entradas na série presentes no pacote. 

Um aspecto importantíssimo da saga já é presença confirmada no novo título: os modos de desafio, tanto do Super Monkey Ball quanto do Super Monkey Ball 2, oferecerão uma variedade grande de níveis, chegando a trazer dificuldades extremamente elevadas. Isso é especialmente importante pois a série se tornou um oásis para speedrunners e completionists que usam e abusam das mecânicas físicas do game para finalizá-lo da maneira mais fenomenal possível.

Além disso, os 12 party games incluídos, desde Monkey Race, que desafia os jogadores a correr ao redor de um percurso, até Monkey Target, no qual os jogadores precisam rolar sua bola por uma rampa antes de deslizar em direção a um alvo, marcarão a jogatina com a família e amigos. Mesmo que muitos sejam de qualidade questionável, serão uma adição muito bem-vinda ao pacote geral.


Como de costume, os modos desbloqueáveis também farão a alegria dos fãs em Banana Mania, então o jogador deve coletar pontos suficientes para desbloquear novos modos como o Dark Banana, que oferece 10 novos níveis nos quais deve-se evitar contato com bananas escuras até chegar na linha de chegada. Outros novos modos incluem Golden Banana, Reverse e DX, que traz 46 estágios do Super Monkey Ball Deluxe original pela primeira vez.

A macacada toda reunida

Talvez o principal aspecto do jogo, ou ao menos o que chamou mais a atenção foi a diversidade de “macacos” possíveis nessa entrada. Personagens como Sonic, Morgana e Kazuma Kiryu marcarão presença dentro das bolas e até mesmo as bananas que se acumulam em cada nível serão substituídas por mais itens apropriados aos personagens quando estão em uso — Sonic terá as tradicionais argolas, por exemplo. 

Uma ampla gama de itens de personalização também pode ser desbloqueada, assim como três modos de visualização, permitindo que você mude o visual do jogo. Colete pontos suficientes, e será possível até desbloquear a capacidade de pular, que pode então ser ligada e desligada no menu de opções — uma vez que há diferentes modos competitivos que incluem ou não essa mecânica.

O Super Monkey Ball está de volta, tão divertido quanto sempre foi

Bebendo das mesmas raízes de Super Monkey Ball Deluxe, um ótimo game para o seu tempo, Banana Mania parece fazer tudo extremamente bem, acrescentando ainda mais modos e conteúdo em um só pacote comemorativo de 20 anos.

Então, seja você um já experiente jogador da franquia que está procurando por uma restauração pura do Super Monkey Ball que ficará ótimo em HD, ou alguém totalmente novo no gênero que se empolgou com a movimentação nas redes nos últimos meses se perguntando sobre o que é todo esse alvoroço, você pode querer reservar um tempo e dinheiro para ter uma experiência memorável com AiAi e amigos. 
Super Monkey Ball: Banana Mania – Switch
Desenvolvimento: Ryu Ga Gotoku Studio, SEGA
Gênero: Puzzle/Party Game
Lançamento: 05/10/2021
Expectativa: 4/5
Revisão: João Gabriel Haddad

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google