Blast from the Past

Sonic Advance (GBA), clássico do portátil avançado, completa 20 anos

Em uma das sagas mais consistentes do ouriço, o primeiro título de Sonic Advance completa duas décadas de boas recordações e muita velocidade.

Após o fim do legado da Sega no ramo de consoles de videogame, a franquia Sonic The Hedgehog,  principal propriedade intelectual da marca, estava com seu futuro bastante confuso. Agora, antigas rivais como a Nintendo e a Microsoft pela primeira vez poderiam receber entradas do ouriço em suas plataformas e a dimensão de horizontes abertos era tão grande quanto a base de fãs sedentos por novas entradas.

Tamanha foi a sede que nesse mesmo contexto tivemos títulos controversos como Sonic Heroes (GC) e Shadow the Hedgehog (Multi) dando as caras, visando os holofotes das plataformas de mesa. Mas não muito antes, o popular Game Boy Advance viria a ser o berço de mais uma saga do ouriço que, para muitos, estabilizou o curso da série com entradas ainda hoje relevantes.


Com base no quão satisfeito o criador de Sonic, Yuji Naka, estava com Sonic The Hedgehog: Pocket Adventure (Multi), a Sega queria um jogo Sonic na próxima geração de consoles portáteis da Nintendo para celebrar o aniversário de dez anos da franquia, e a desenvolvedora Dimps estava ansiosa para dar show em seu primeiro projeto com o novo dispositivo nintendista.

Liberado após o fim do Dreamcast, Sonic Advance poderia ter sido facilmente um desastre sem convicção. Felizmente, no entanto, trata-se de um forte e sólido ressurgimento dos dias de glória do ouriço. Ele desencadeou uma relação forte e saudável entre a Nintendo e a Sega, que produziu jogos de qualidade durante mais de uma geração. Já antecipando o hiper aclamado Sonic Colors (Wii), a Sega pôde realmente brilhar antes no mercado portátil com o Game Boy Advance e também no Nintendo DS.

Em comparação com o que estava sendo desenvolvido anteriormente, Advance foi um título maior, mais rápido e mais grandioso que seus antecessores. O jogo fugia dos populares platformers precisos e meticulosos, e sua estrutura foi substituída por mais trechos descendo de declives, rodopiando em loops, e navegando centenas de pés sobre abismos traiçoeiros. Como novidade, os amigos de Sonic agora podiam assumir seu lugar e toda a direção de arte foi revisada para se adequar melhor ao visual desses jogos, dando tom para o visual da franquia por bastante tempo.


De maneira geral, Sonic Advance foi um jogo 2D do Sonic em seu máximo padrão, que adicionou novos personagens, nova jogabilidade e melhores gráficos. Desta vez, não apenas Sonic, Tails e Knuckles foram colocados para jogar, mas uma nova personagem foi adicionada: Amy, a ouriço-cacheiro cor-de-rosa foi introduzida, como um personagem jogável, em um jogo 2D Sonic pela primeira vez.

Sim, para a tristeza dos inúmeros fãs de Shadow, uma adição talvez mais óbvia, o personagem sombrio não está disponível dessa vez. De qualquer modo, a história manteve-se como qualquer trama de Sonic da era clássica do Mega Drive: o ouriço almejava todas as Esmeraldas do Caos antes do Dr. Robotnik, assim, você tem que acelerar seu caminho através de várias etapas no mais clássico estilo, bater em Eggman, e depois pegar as pedras preciosas.


Todos nós já vimos isso antes, certo? Bem, não exatamente. A principal diferença é que o jogo pode ser completado de forma diferente dependendo de qual dos quatro personagens você usa. Enquanto Sonic acelera através de tudo isso, Tails leva para o ar, Knuckles vai para a porrada, e Amy parece um Mario apanhado perdido na mistura, como um equilibro das características de todos. Tudo isso é feito através de um total de 12 Atos e 6 Zonas, tamanho razoável para um jogo de GBA.

Interessante relembrar que este game utilizava ao máximo a potência de 32 bits do Game  Boy Advance, o que significa que você presenciava um Sonic 2D que parecia muito melhor do que seu equivalente de 16 bits do Mega Drive. Os gráficos, aliás, são um ponto alto do game, com texturas nítidas, claras e que capturam a sensação de velocidade tão perfeitamente quanto a tecnologia de sprites 2D da época era capaz.


As animações também são ótimas, apesar de um pouco patetas às vezes. Como exemplo, quando Sonic atinge a velocidade máxima, seus pés começam a se mover em um círculo desenhado que mais parece o efeito do Papa-léguas, mas que não chega verdadeiramente a incomodar — apesar de ser um dos poucos elementos visuais trocados nas sequências. O som é bacana, mas parece que até mesmo a música do título principal sobrecarrega o pequeno alto-falante do GBA,  também sem nenhum alarmismo.

Finalmente, este jogo suportava a famigerada conectividade do Game Boy Advance com o GameCube, permitindo a conexão com Sonic Adventure 2: Battle (GC). Isto permitiria que você instaurasse o caos entre os dois sistemas. O game também suportava multiplayer entre até quatro GBAs, com ou sem seus próprios cartuchos — um recurso fantástico para a época pré Donwload Play. Com este recurso, você poderia, por exemplo, ver outros em corridas ou caçadas de tesouros, nada muito sensacional também.


Sonic Advance (GBA) foi certamente um sucesso tanto de crítica quanto comercial, com um lucro de 30 milhões de dólares e tornando-se um dos jogos para um portátil mais vendidos no início do milênio. Com um público ainda fiel, a série recebeu várias sequências até que pudesse dar um passo a mais nos títulos do ouriço para o portátil de duas telas Finalmente, a equipe de Pocket Adventure teve um sucesso em suas mãos e pode dar o tom para toda uma geração de fãs do ouriço azul.
E você? Tem boas experiências com essa saga do ouriço azul? Acredita que o primeiro título surpreendeu no portátil avançado? Deixe sua opinião nos comentários!
Revisão: Icaro Sousa
Fontes: The Gamer, RetroGamer SonicWiki

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google