Sonic Frontiers (Multi): jogo não saiu em 2021 para melhorar a qualidade do produto final

Nova política da Sega envolve ampliar o tempo de desenvolvimento para garantir a qualidade dos títulos.

Sonic Frontiers (Multi), nova aventura do ouriço azul, chegará ao Switch e demais plataformas no final de 2022. Contudo, originalmente o título foi planejado para ser lançado em 2021, ano em que o mascote da Sega comemorou seu 30° aniversário.


A informação foi revelada numa sessão de perguntas e respostas entre a Sega e seus investidores. A justificativa para o adiamento foi vontade da Sonic Team de aprimorar a qualidade do produto final:
"Originalmente, estava planejado para ser lançado neste ano, no 30º aniversário de Sonic, mas adiamos o lançamento por um ano para melhorar ainda mais a qualidade. Não apenas para este título, mas durante a fase de desenvolvimento, conduzimos continuamente análises para melhorar a qualidade do título antes do lançamento, como a introdução de testes de jogos com base em avaliações externas, e [temos] a sensação de que se tornará um bom jogo e temos grandes expectativas em relação a ele".
Isso corrobora uma afirmação dada em 2020 por Aaron Webber, responsável pelas mídias sociais da Sega of America. Na ocasião ele revelou que a empresa ampliaria o tempo de desenvolvimento dos jogos do Sonic, aumentando o intervalo entre um projeto e outro. "Este é um caso no qual vemos uma mudança acontecendo. Antes, chegava um jogo de Sonic todos os anos e como resultado disso, por diversas vezes e devido ao desenvolvimento apressado, a qualidade não era a desejada", comentou Webber.

A conversa com os investidores ocorreu uma semana após a premiação do The Game Awards, quando o trailer de Sonic Frontiers foi revelado. Outro assunto abordado foi a política de preços que será adotada com essa mudança de mentalidade de desenvolvimento:
"Para a estratégia de preços, sentimos que estamos em um ponto em que precisamos repensar. Por exemplo, para o novo jogo do Sonic, como estamos focando na qualidade e gastando certa quantia de dinheiro no desenvolvimento, achamos que é importante definir o preço mantendo o valor do IP em um nível elevado, em vez de simplesmente baixar o preço na fase inicial para aumentar o número de vendas unitárias".
Sonic Frontiers é o novo título da série principal anunciado para chegar a todas as plataformas este ano. Os últimos games da franquia foram Sonic Forces e Sonic Mania, ambos de 2017. Ainda é aguardada também a chegada de Sonic Origins, coletânea com os clássicos jogos 2D do personagem, sem data de lançamento confirmada até o momento.


Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.


Disqus
Facebook
Google