Jogamos

Análise: Kansei - The Second Turn HD (Switch) é uma curta visual novel policial que não cansa o jogador

A continuação de Jisei mantém a fórmula de seu predecessor, com um roteiro que mistura investigação com elementos sobrenaturais.


Kansei - The Second Turn HD
é uma visual novel de investigação policial, remaster do jogo original homônimo lançado para PCs em 2010, e sequência de Jisei: The First Case HD (Switch). Nesta aventura, assumimos o papel de um jovem detetive integrante de um grupo especial de adolescentes com poderes especiais que precisam resolver um misterioso caso de assassinato envolvendo um empresário do ramo de engenharia. 

O cara do Kansei

Kansei, palavra que dá nome ao jogo, é termo utilizado para designar habilidades paranormais que alguns indivíduos especiais possuem. O protagonista, que por algum motivo recusa-se a revelar seu próprio nome, recebe o apelido bizarro de Kangai, que poderia ser traduzido como “o cara do Kansei” (Kansei + Guy).

Kangai possui a habilidade de sentir a morte de qualquer pessoa nas proximidades e visualizar os últimos momentos de vida de um cadáver ao tocá-lo, algo bem útil para quem investiga crimes. Mas ele não é o único personagem a possuir poderes psíquicos; sua equipe é composta por outros adolescentes especiais, como a energética Aki, a líder do grupo que possui a habilidade de conversar com as pessoas diretamente pela mente; Naoki, o irmão gêmeo de Aki, que pode se lembrar de tudo o que já presenciou; e, por fim, a jovem e silenciosa Li Mei, capaz de sentir as emoções dos outros e incorporá-las em si mesma, algo bastante parecido com os poderes de Alex, a protagonista de Life is Strange: True Colors (Multi).


A história se passa na cidade fictícia de Edgewater, onde a equipe se envolve com um caso misterioso em que o empresário William Auten, dono de uma grande corporação de engenharia, convoca o grupo de jovens para investigar um caso. Eles são recebidos pela sua assistente, Sophia Millerson, e pelo detetive Mikolaj Gurski, já conhecido do jogo anterior.

Na residência de Auten, os jovens encontram outros personagens, como a repórter Marissa Klein, o sobrinho do empresário, Liam, e o especialista em TI, Kevin. A mansão parece uma fortaleza, com sistemas de segurança extremamente sofisticados, revelando uma certa paranóia por parte do proprietário. 

Quando o grupo de jovens se apresenta no escritório para falar com o empresário, ele parece reconhecer Kangai e fica apavorado, ordenando que o rapaz seja retirado da casa. Pouco tempo depois, Auten morre sob circunstâncias misteriosas. Felizmente, os poderes de Kangai e sua equipe são perfeitos para resolver esse mistério.

Kansei tem alguns elementos trazidos de Jisei, mas pode ser jogado de forma independente, não sendo necessário ter conhecimento prévio da trama do antecessor. Os poderes de cada personagem são apresentados brevemente no início da trama e é tudo o que o jogador precisa saber para prosseguir.

Mecânicas clássicas

Kansei apresenta mecânicas clássicas de visual novels de investigação em que o protagonista deve conversar com pessoas, navegar por ambientes e analisar objetos e detalhes do cenário. 

A trama é misteriosa e tem um toque agradável de ficção devido aos poderes paranormais dos personagens principais. O jogo todo acontece dentro da casa de Auten, então não há uma variedade muito grande de locais para explorar. Assim como em seu antecessor, Jisei, é preciso revisitar os cenários após encontrar novas informações, para explorar novas opções de diálogos e interação.

Eu levei apenas uma hora e meia para finalizar o jogo e, na minha opinião, a duração é adequada com a proposta de aventura apresentada, sem se alongar demais com conteúdos desnecessários e ainda assim apresentando uma trama interessante. Só há um final possível, portanto não há muito incentivo para revisitar a campanha após resolver o mistério. 

Tudo é muito simples e intuitivo, especialmente porque é possível usar a tela sensível ao toque do Switch para selecionar objetos e opções. Os cenários são todos muito bem feitos e modelados em alta qualidade, como sugere o “HD” no título. Já o design dos personagens não me agradou tanto, parecendo um mangá amador.

O jogo tem ferramentas para aprimorar a sua qualidade de vida, como a possibilidade de avançar diálogos automaticamente, retroceder a última fala ao toque de um botão e passar para o próximo diálogo tocando em qualquer parte da tela. Os controles são convenientes e é um título confortável para jogar deitado na cama ou relaxando no sofá.

Acabaram-se os problemas de tradução

Um dos pontos negativos apontados na análise de Jisei foram as falhas de tradução inadmissíveis, com erros de digitação frequentes. Bom, sobre a sequência, trago uma boa e uma má notícia: a boa é que não existem mais erros de tradução para o português; a má é que Kansei sequer possui localização para português. Se você não for fluente em um dos idiomas oferecidos (inglês, alemão, espanhol, francês ou japonês), terá dificuldades para acompanhar a história. 

Kansei está disponível em outras plataformas, onde é apreciado por ter conquistas fáceis, sendo uma boa pedida para caçadores de troféus. No Switch não há troféus, mas por outro lado, ganhamos a conveniência da tela sensível ao toque, mais prática do que mover um cursor com o direcional, decisão de interface que foi utilizada nos outros consoles. Por esse motivo, Kansei é um dos jogos do Switch que apresenta uma experiência melhor no modo portátil do que jogando na TV pelo dock.


Cansei?

Kansei the Second Turn HD é uma aventura curta e envolvente que manterá o jogador entretido durante o período aproximado da duração de um filme de mistério. Os personagens são interessantes e seus poderes paranormais acrescentam elementos de ficção que diferenciam este título de outras visual novels de investigação policial. Os cenários são muito bonitos e detalhados, ao contrário do design dos personagens, que deixou um pouco a desejar. Apesar de não possuir localização para o português brasileiro, sua interface perfeitamente integrada ao hardware do Switch faz desse jogo uma experiência interessante para entusiastas do gênero. 

Prós

  • História envolvente e misteriosa, com um toque de ficção;
  • Cenários muito bem desenhados com detalhes em alta definição;
  • Não é necessário conhecimento prévio do jogo anterior.

Contras

  • Design dos personagens deixa a desejar, parecendo um mangá amador;
  • Não possui localização em português;
  • Baixo fator de rejogabilidade.
Kansei - The Second Turn HD - Switch/PS4/XBO - Nota: 6.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: João Pedro Boaventura
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ratalaika Games

é engenheiro eletrônico e tem uma filha fofinha que tenta morder os controles do papai. Curte jogos de luta, corrida e ação.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google