Chefe da Nintendo Portugal se pronuncia sobre localização de jogos de Switch em português

Jorge Vieira explicou que a localização de jogos envolve muitos profissionais e disse que o objetivo é ter cada vez mais jogos localizados no futuro.

Nintendo Portugal

O portal Eurogamer publicou, nesta sexta-feira (11), trechos de uma conversa com Jorge Vieira, chefe da Nintendo de Portugal, em que o executivo comenta sobre os pedidos que se intensificaram neste começo de ano por mais jogos da empresa localizados em português.


No início de março, fãs brasileiros iniciaram uma campanha nas redes sociais pedindo que Pokémon Scarlet/Violet (Switch) fosse localizado em português, gerando engajamento não só da própria comunidade, mas também de influenciadores e celebridades. O movimento chegou a liderar os assuntos mais comentados do Twitter do Brasil.

Ao ser perguntado se há possibilidade de franquias como Pokémon e Super Mario serem lançadas com suporte ao idioma, Vieira disse que, se a decisão partisse da filial portuguesa, todos os games estariam localizados, mas esse é um processo que envolve muitas pessoas. No entanto, segundo ele, o objetivo é ter cada vez mais jogos localizados no futuro.

Confira todas as suas afirmações publicadas pela Eurogamer:
"A localização é um tema que não passa somente por cada país. Obviamente, se a decisão dependesse de nós aqui em Portugal, teríamos os jogos localizados, mas é um processo que tem seguramente muita gente intervindo na decisão. Não é tão fácil como às vezes leio, com alguma ingenuidade, que é pegar em três ou quatro pessoas, traduzimos e isto fica bem.

É um processo sistemático que terá de cumprir com um certo padrão de qualidade a nível não só da tradução como da revisão, algo que envolve muitas pessoas e é um processo que leva o seu tempo.

Eu compreendo especialmente aquela observação que normalmente fazem, especialmente aqui em Portugal, em que as pessoas não percebem um bocadinho porque é que no tempo do 3DS e Wii U a Nintendo teve tantos jogos first-party localizados em Português e gostaram muito. Ainda me lembro do Paper Mario: Color Splash no Wii U, ainda hoje as pessoas me dizem que a tradução estava fantástica, 'conseguiram mesmo capturar o espírito do jogo' e obviamente que depois perdemos isso com o Nintendo Switch e aqui no fundo acaba por ser uma decisão de negócio, uma questão de volume de vendas que na prática justifica ou não a localização.

Agora retomou-se isso um bocadinho recentemente, com o Mario Party Superstars no ano passado, localizado para Português do Brasil. Também ajuda muito a questão no mercado brasileiro a Nintendo estar paulatinamente novamente a recuperar um espaço que já teve no passado e obviamente começa a ser uma aposta. Na prática, são peças que lentamente se vão conjugando umas com as outras e não é uma decisão no momento. É um processo que demora o seu tempo.

"O que posso prometer à comunidade de fãs da Nintendo aqui em Portugal é que fazemos sempre o nosso lobbying, ou seja, todos os anos a questão da localização é muito importante para nós. Mesmo sabendo que muita gente, mesmo tendo a opção da localização, prefere jogar o jogo em Inglês ou Japonês ou na sua língua original, obviamente compreendo que para pais ou tios com crianças mais pequenas e a questão da língua ainda é uma barreira, é algo importante.

Quantas mais opções tivermos, melhor. Se tivermos a opção de ter o jogo em Português, mesmo a questão do Português do Brasil, Mario Party Superstars no ano passado foi um caso exemplar disso, mesmo sendo Português do Brasil ajuda muito, especialmente com as crianças. Mas também temos questões muito nossas, já tive de explicar internamente sobre o acordo ortográfico, das diferenças do Português para o Português do Brasil e obviamente é um tema.

Mas prometemos que a questão não está esquecida, continuamos a trabalhar nisso e vamos ver. O nosso objetivo é no futuro ter cada vez mais jogos localizados."

Especificamente sobre Pokémon Scarlet/Violet, Vieira disse que localizar os games em português não é uma questão que a Nintendo pode decidir sozinha, já que a The Pokémon Company e a Game Freak também estão envolvidas nesse projeto.

Em 2021, a Big N lançou seu primeiro game first-party para Switch com localização em português: Mario Party Superstars. Para este ano, a empresa já confirmou que Nintendo Switch Sports e Mario Strikers: Battle League também chegarão ao console em nosso idioma.

Fonte: Eurogamer

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google