Blast from the Past

Wuhu Island e os jogos de esportes da Nintendo

Esquecida pela Nintendo, mas nunca pelos fãs, Wuhu Island guarda muitas lembranças de uma época em que esporte e games faziam todo sentido.

em 06/04/2022
Com o lançamento de Nintendo Switch Sports se aproximando, várias perguntas foram levantadas sobre o ambiente do novo jogo da franquia, elemento esse tão carismático e vivo na era do Wii — encarnado na figura da Wuhu Island. A principal delas é onde poderia se desenvolver o novo capítulo da Big N.

Muitos ficaram então surpresos ao descobrir que a ilha não estaria presente no novo título, dando lugar ao reformulado Spocco Square, uma espécie de Vila Olímpica no meio de Nova York (ou qualquer que seja a cidade fictícia em que os desenvolvedores se basearão).

De qualquer maneira, é notável a participação do cenário tropical não apenas como um background de nossas aventuras, mas como um personagem em si próprio e que merece ser revivido. Assim, inspirados pelo vídeo do Nintendo Hero, resolvemos contar um pouco da história da Wuhu Island e refrescar as baterias nostálgicas da era do Wii.

O complexo esportivo de um resort 

Apesar da primeira aparição da ilha mais amada de todas ocorrer de maneira não oficial em uma demo de Wii Sports na E3 de 2006, foi sob o nome de Wii Fit Island que pudemos ter o primeiro contato com a ilha — de maneira muito modificada — em um game lançado oficialmente com Wii Fit, datado de 2007.

Passando despercebida por muitos na sua primeira aparição, foi apenas com o lançamento do aclamadíssimo Wii Sports Resort, em 2009, que pudemos enfim conhecer a ilha em sua completude e, quase unanimemente, em sua melhor forma até hoje.
A primeira aparição da ilha foi ainda em uma TechDemo

Dando prosseguimento ao título anterior da série, em Wii Fit Plus, também de 2009, visitamos novamente o local, contando agora com as mesmas tradicionais localidades presentes na coletânea de esportes e finalmente com o nome Wuhu Island devidamente utilizado para designá-la.

Partindo para o Nintendo 3DS, Wuhu Island fez o seu primeiro encontro com um portátil em uma memorável aparição no título de lançamento da plataforma em 2011, Pilotwings Resort (3DS). O console não fez feio e trouxe uma ótima versão da ilha, adaptando um dos modos de jogo mais consagrados de Wii Sports Resort, o Flyover, com muito mais conteúdo e criatividade.

Em seguida, no esquecido Wii Fit U (Wii U), a ilha fez sua primeira aparição completamente em HD e a última onde era totalmente explorada. Apesar do pouco sucesso da plataforma em que foi lançado, o título ampliou ainda mais os modos já conhecidos do último game da série e apresentou todas as 4 estações do ano de maneira bem expressiva, seja coberta de neve no inverno, colorida de folhas secas no outono, ou escaldante com o sol do verão.

No Wii U era possível explorar a ilha como um mundo aberto

Um paraíso de memórias

A ilha ainda faria aparições muito mais tímidas como em Face Pilot: Fly with your Nintendo DSi Camera!, exclusivo do modelo aprimorado do portátil de duas telas. Dessa vez, até mesmo pelas limitações gráficas da plataforma em questão, a ilha ficou muito limitada e reservada a uma mera representação tridimensional e menção de nome. 

Adicionalmente à biblioteca do 3DS, por conta da presença de Pilotwings Resort nos minigames do Mii Plaza, a ilha também faria uma pequena aparição em um dos quadros disponíveis no viciante mini game Puzzle Swap, de maneira totalmente estática.


Como o automobilismo também é um esporte — apesar de Mario Kart não ser exatamente o que você recorda quando pensa nele — a Wuhu Island também já fez várias aparições na franquia. Em Mario Kart 7 (3DS), duas pistas, Maka Wuhu e Wuhu Loop, introduzem diferentes localidades da ilha, enquanto uma fase adicional, Wuhu Town, é o palco de um dos confrontos do Battle Mode, que retornou em Mario Kart 8.

Similarmente à franquia de carros, Super Smash Bros. também paga tributo à ilha com dois estágios contemplando o paraíso tropical. Tanto na versão de Wii U quanto no Switch o estágio de batalha Wuhu Island vai passando numa plataforma voadora pelos diversos pontos de esporte da ilha, servindo como um bonito, dinâmico e nostálgico cenário para os confrontos entre cada personagem


Uma boa viagem a gente nunca esquece!

Apesar de ainda estar presente nas memórias mais afetuosas dos jogadores, a Wuhu Island parece que foi deixada de lado por definitivo, dando lugar ao Spocco Square para figurar como um importante expoente da franquia — ou ao menos assim esperamos. 


Ainda assim, torcemos para que a Nintendo consiga dar uma personalidade à nova praça de esportes da mesma forma que a Wuhu Island pôde, indiscutivelmente, ser motivo de alegrias e risadas nas salas de estar de milhões de jogadores ao redor do globo.
Mas e você? Guarda alguma lembrança desses jogos? Sente saudades de explorar a Wuhu Island? Deixe o seu comentário!
Fonte: Wii Sports Fandom, Canal do Youtube Nintendo Hero
Revisão: João Gabriel Haddad

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.