Jogamos

Análise: Burrow of the Fallen Bear (Switch) falha ao criar uma história furry com erotismo exacerbado

Acompanhe Krile em suas aventuras por Furland, uma terra cheia de magia, romance e erotismo.

Burrow of the Fallen Bear - A Gay Furry Visual Novel é, como seu nome sugere, um jogo eletrônico que foca na leitura de textos com a possibilidade de escolhas. Os desenvolvedores da Male Doll colocaram (em partes) sua intenção para o jogo logo no título. Você joga como Krile, um jovem aprendiz que sonha em se tornar um grande aventureiro.

A trama envolve o desejo de Krile em se tornar tão forte quanto os Furry Heroes, um grupo de cinco heróis famosos por criarem um selo  e que lembram bastante o que vimos na franquia Kung-Fu Panda.

Ao longo da história, o protagonista conhece diversos personagens que servirão como mentores em sua vocação como aventureiro, ensinando magias e táticas de combate, e que também o ajudarão a descobrir seu lado sexual.

Para continuar,  você tem três opções:

  1. “Rolar para baixo e continuar lendo”;
  2. “Fechar esta aba”;
  3. “Voltar à página inicial do Nintendo Blast”.
Qual delas você escolhe? Boa leitura!

Uma novela Furry

Antes de falarmos sobre o jogo em si, tenho que apresentar o conceito que envolve o game: o estilo Furry. Por definição, o termo Furry significa peludo, que vai ao encontro da premissa de animais com características antropomórficas. Em outras palavras, são animais que possuem traços humanos, como braços e pernas, mas que ainda é possível identificar o animal naquela personificação.

Dessa forma, todos os personagens apresentados possuem essa característica e que combinam bastante com a ideia de um mundo cheio de magia e fantasia. Personagens famosos entre as crianças, como Pica-Pau e Pernalonga, são clássicos exemplos da temática Furry: coelhos e pica-paus não são bípedes, não possuem mãos, não falam e não se vestem.


Contudo, este jogo definitivamente não é indicado para crianças, e não por ter a palavra gay no nome, mas sim, pelo teor adulto (e erótico) de certos diálogos apresentados durante a narrativa. Vale lembrar que isso pode ocorrer em qualquer gênero de jogo, portanto, o mais importante para aproveitar a história do jogo é ter a mente aberta.

Suas decisões importam

O ponto principal da história é o enfraquecimento do selo que impede o mal de transitar por Furland. Krile, o protagonista, é o responsável por tentar restaurá-lo. Para isso, temos quatro possíveis finais, cada uma de acordo com as escolhas que fizemos ao longo da história, sendo três delas envolvendo pares românticos.

Contudo, o enredo aqui parece não ser o foco. A história é muito rasa e é completamente deixada de lado para que o relacionamento entre os personagens tenha destaque. Em alguns momentos, temos a presença de quebra-cabeças em forma de escolhas. O problema é que esse ponto foi mal trabalhado, pois não chega a apresentar um desafio real.


Como se tudo isso não fosse o bastante, os cenários são genéricos e se repetem ao longo da jornada, algo que talvez ajudaria na imersão dos jogadores caso houvesse mais variedade. Porém, há uma pequena luz no fim do túnel: a trilha sonora ajuda bastante, praticamente carregando sozinha as cenas, ainda mais quando estamos nos momentos mais adultos.

A quantidade de itens colecionáveis é alta, estimulando o jogador a completar todos os finais. Infelizmente, o Nintendo Switch não possui uma galeria de troféus online como outras plataformas oferecem, e só de pensar em ter que passar rapidamente pelos diálogos só para conseguir desbloquear algumas imagens não é muito chamativo.


A localização para o português é um ponto que se destaca em meio aos outros pois uma coisa é lermos um diálogo e encontrarmos certas palavras em inglês - e você sabe a quais estou me referindo -, e outra é ler aquele termo em português. O impacto que aquela determinada palavra ou sequência de diálogos causa é infinitamente maior.

Para maiores

Como foi dito anteriormente, Burrow of the Fallen Bear não é um jogo indicado para menores de idade, já que alguns diálogos são mais apimentados, digamos assim. E mesmo que o foco do jogo não seja o conteúdo erótico, ele faz parte do jogo mais do que deveria. O que quero dizer com isso: é natural que romances tenham a presença de conversas mais maduras, no entanto, isso poderia ser apresentado no título do jogo.

Logo nos primeiros instantes, já podemos ter uma cena muy caliente entre os personagens. Ainda não há história suficiente entre os dois para justificar essa cena. Não houve construção de personagens, narrativa, efeitos colaterais, nada disso. A cena acontece, e quando voltamos para o curso natural da história, é como se nada disso tivesse acontecido.


Inclusive, algumas dessas cenas são opcionais e dependem das escolhas feitas ao longo dos diálogos. Pode ser que você se depare com todas as cenas (que foi o meu caso) como há também a possibilidade de passarmos por elas caso a opção selecionada nos leve a outro curso da história.

Há também mais um fator que é a não exibição das partes íntimas dos personagens durante as relações, ou seja, sabemos o que está acontecendo na cena pelas falas, porém a vista explícita não. É possível notar um zoom nesses momentos para que apenas os rostos e reações dos personagens sejam exibidos em tela.

Ficou devendo

Burrow of the Fallen Bear - A Gay Furry Visual Novel tentou trazer uma história romântica dentro da temática furry. No entanto, o resultado é uma história muito básica e totalmente deixada de lado para apresentar relações eróticas entre os personagens. A presença de quebra-cabeças como opções de diálogo não reproduziram a ideia de desafio e causam mais frustração do que imersão. O que salva no jogo é a trilha sonora que cumpre seu papel nas cenas do jogo que parecem importar e por ser localizado para o português brasileiro, e com isso, causa mais impacto em certos diálogos.

Prós

  • Localização para o português brasileiro;
  • Trilha sonora mantém o clima nas cenas eróticas;

Contras

  • História rasa e mal apresentada ao público;
  • Quebra-cabeças mal planejados e mal distribuídos;
  • Cenários simples e reaproveitados;
  • Alta variedade de colecionáveis não agrega valor;
  • Teor erótico presente deveria aparecer no título.

Burrow of the Fallen Bear — PS4/PS5/Switch — Nota 4.0
Versão utilizada para análise: Switch

Revisão: João Pedro Boaventura
Análise produzida com cópia digital cedida pela EastAsiaSoft

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google