Wii Sports (Wii) é selecionado para entrar no World Video Game Hall of Fame

Jogo integra o hall da fama do The Strong junto com Barbie Fashion Designer, Computer Space e The Last of Us.

Imagem com embalagens dos jogos Barbie Fashion Designer, Computer Space, The Last of Us, Wii Sports, que entraram do World Video Game Hall of Fame.

O The Strong National Museum of Play, instituição dos Estados Unidos dedicada ao estudo dos jogos, revelou, nesta quarta-feira (04), os quatro jogos que integraram seu World Video Game Hall of Fame em 2023. Entre os jogos condecorados, está Wii Sports (Wii).


O game esportivo de 2006 entrou no hall da fama junto com Barbie Fashion Designer (PC), Computer Space (Arcade) e The Last of Us (PS3). Os quatro títulos foram selecionados por críticos e jornalistas, além do voto popular.

Confira o artigo publicado pelo The Strong sobre a importância do jogo da Nintendo:
Se Pong (1972) do Atari ajudou a inaugurar a revolução dos videogames com um simples jogo de tênis, mais de três décadas depois, Wii Sports da Nintendo retornou os videogames às massas com versões simples, embora únicas, de tênis, boliche, beisebol, boxe e golfe.

Lançado em 2006 e incorporado aos consoles de videogame domésticos Nintendo Wii vendidos fora do Japão, Wii Sports demonstrou da melhor forma como a empresa redefiniu a maneira como os videogames podem ser jogados. Contando com o Wii Remote sensível ao movimento, Wii Sports destilou cada um de seus esportes em elementos essenciais dos quais os jogadores participaram movendo o Wii Remote. Essas recriações nunca foram completas. O beisebol de Wii Sports, por exemplo, era um jogo de rebater e arremessar, balançar e arremessar. O jogador nunca precisou pegar uma bola no ar ou correr pelas bases.

Wii Sports exemplificou o que o crítico e teórico de jogos Jesper Juul chama de “revolução casual” ou “o momento em que a simplicidade dos primeiros videogames está sendo redescoberta, enquanto novos designs flexíveis permitem que os videogames se encaixem na vida dos jogadores.” Assim como Pong e outros primeiros videogames, Wii Sports operava em um espaço casual onde uma partida de tênis ou um jogo de beisebol de três entradas (ao contrário das nove entradas normais) podia ser jogado em minutos. Os controles miméticos que imitavam os movimentos da vida real também removeram as barreiras que poderiam ter intimidado os não-jogadores. Em vez de precisar memorizar uma série de botões para balançar um taco de beisebol virtual ou jogar uma bola de boliche digital, Wii Sports combinou as ações do jogador - um movimento do braço neste caso - com o que aconteceu na tela.

Ao remover essas barreiras, a Nintendo procurou intencionalmente ampliar a base de “jogadores”. Até a campanha de marketing da empresa transmitiu essa mensagem ao contornar o estereótipo do jovem jogador masculino para um público muito mais amplo. Como afirmou o marketing da Nintendo para o jogo, “é isso que os videogames deveriam ser: diversão para todos”. E diversão para todos é exatamente o que a Nintendo ilustrou em seus primeiros comerciais do Wii, que mostravam dois empresários japoneses jogando Wii com homens e mulheres, jovens e idosos e pessoas de várias raças e etnias. Wii Sports, em particular, era um jogo para ser jogado não apenas com os amigos, mas também com a mãe e o pai - até mesmo com os avós.

No entanto, o Wii Sports foi mais do que um triunfo de marketing. Ele tornou-se um fenômeno dos jogos à medida que proliferavam as notícias sobre o jogo, fazendo com que diversos grupos de pessoas saíssem de seus sofás e começassem a suar jogando videogame juntos. Centros para idosos rotineiramente ofereciam ligas de boliche Wii Sports para pessoas que jogaram boliche durante o boom dos anos 1950 e 1960, mas achavam fisicamente muito difícil lançar uma bola de verdade em uma pista hoje. Em 2011, a seguradora de saúde Aetna até patrocinou um campeonato de boliche sênior do Wii Sports Resort (o sucessor do Wii Sports).

Wii Sports ajudou a Nintendo a vender mais de 100 milhões de consoles Wii, superando o Microsoft Xbox 360 e o Sony PlayStation 3 e pressionando as empresas rivais a introduzir seus próprios dispositivos de controle com sensor de movimento em 2010. Com mais de 82 milhões de cópias vendidas, Wii Sports é um dos videogames mais vendidos de todos os tempos, mas sua verdadeira influência vem do fato de que transformou em gamers milhões de pessoas ao redor do mundo que nunca pensaram em jogar um game antes.
Mais de 35 jogos atualmente fazem parte do World Video Game Hall of Fame, incluindo clássicos da Nintendo, como Super Mario Bros. (NES), The Legend of Zelda (NES), Pokémon Red/Blue (GB), Donkey Kong (Arcade) e The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64). Confira a lista completa de jogos desse grupo no site do The Strong.

O World Video Game Hall of Fame teve sua primeira edição em 2015 e reconhece jogos eletrônicos baseando-se em sua iconicidade, longevidade, alcance geográfico e influência.

Em abril, o The Strong anunciou também que instalará uma cabine de arcade gigante de Donkey Kong.


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google