Dicas e Truques

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom (Switch): guia de uso da habilidade Fuse

Citamos algumas dicas de combinações importantes do novo poder de Link.



The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
chegou ao Nintendo Switch há poucas semanas e trouxe inúmeras mudanças à fórmula de Breath of the Wild, como a adição de um novo arsenal de habilidades para Link.

Incluída nestas novidades está a habilidade Fuse, uma ação que altera como enxergamos os materiais, armas e até o mundo. Para explicar melhor seu uso, separamos alguns pontos importantes e dicas de como utilizá-la em seu potencial completo.

O que é o Fuse?



Fuse trata-se da habilidade de fundir algum objeto com uma arma, escudo ou flecha e gerar uma nova combinação a partir disso. A ação é muito importante para ter sucesso em sua jornada por Hyrule em Tears of the Kingdom, principalmente considerando a enorme variedade de itens que o reino tem a oferecer.

Assim como as outras habilidades, Fuse é desbloqueada logo no começo da aventura, na Great Sky Island. Sua importância varia de aumentar a duração de seu arsenal a criar armas poderosas realizando fusões com materiais de alto nível de Fuse Power.

Este número, inclusive, é o que determina a quantidade de pontos extras de ataque ou defesa que um material pode adicionar quando fundido. Caso você já esteja carregando muitos materiais, recomendamos utilizar o filtro de inventário por Fuse Power, assim conseguirá ver quais são seus itens de maior poder de forma decrescente.

Como já mencionado, Fuse se concentra na possibilidade de fundir materiais com armas, escudos e flechas. Iremos então dissecar cada uma dessas categorias e falar um pouco sobre as melhores combinações.

Armas de ataque



Se o seu objetivo é facilitar o combate e aumentar a força de suas armas de ataque, como espadas e lanças, o Fuse pode vir a calhar criando combinações a partir de seus materiais com maior Fuse Power. Abaixo você confere alguns materiais que conseguem esse efeito e não são tão difíceis de se conseguir no começo do jogo:
  • Moblin Horns: os Moblins são monstros fáceis de encontrar nos vários acampamentos de Bokoblins. Ainda que sejam um pouco mais difíceis de derrotar de início, eles são acessíveis e podem cair com armas mais fracas. Suas Moblin Horns, material que deixam ao morrerem, vão de 6 e 12 (em versão vermelha e azul do inimigo) a 33 de Fuse Power (versão prateada).
  • Boss Bokoblin Horn: apesar de parecerem assustadores de início, os Boss Bokoblins não são tão difíceis de derrubar com certa estratégia. Eles normalmente andam com um exército de Bokoblins e seus chifres valem de 6 a 16 de Fuse Power em suas versões vermelhas e azuis, uma faixa similar à dos Moblins.
  • Captain Construct Horns: assim como os Boss Bokoblins, os Constructs chefes também possuem materiais de alto nível de Fuse Power. Você certamente encontrará estes inimigos mesmo no começo do jogo, já que eles são mandatórios em alguns momentos, portanto tenha atenção aos seus atributos de poder: 5, 15 e 25 (respectivamente nas versões I, II e III, as mais comuns por boa parte da aventura).
  • Lynel Horns: como exemplo final, não podemos deixar de citar um dos melhores materiais de todo o jogo. Esse item foge da nossa regra de acessibilidade, já que só é possível consegui-lo derrotando Lynels, inimigos muito poderosos para o início da aventura. A recompensa é valiosa, entretanto, já que a Lynel Saber Horn, por exemplo, possui enormes 55 de Fuse Power em sua versão dourada. Mesmo sua versão mais fraca, a Blue-Maned Lynel Saber Horn, contém grandiosos 33 de Fuse Power e é mais acessível de encontrar do que o exemplo anterior.
Vale lembrar que o Fuse não tem como função apenas de aumentar o poder e capacidade de seu arsenal, como também pode deixar sua aventura mais fácil. As combinações abaixo são mais úteis para atravessar certos obstáculos de Hyrule:

Materiais elementais:
  • Ruby/Sapphire: estas joias são itens de alto valor, mas também têm utilidade quando combinadas. Ao fundir uma Ruby com sua lança, por exemplo, a mistura ganha o elemento de fogo e pode queimar inimigos, acender fogueiras e até mesmo te manter aquecido em áreas congeladas. Sapphires contêm o mesmo efeito, porém para o elemento de gelo.
  • ChuChu Jellys: se você não quiser gastar suas rubis ou safiras, dado o alto valor de venda delas, as ChuChu Jellys podem ser uma boa alternativa. É possível consegui-las derrotando os ChuChu elementais ou transformando as geleias normais ao produzir uma interação delas com os próprios elementos ou frutas elementais.
Outras utilidades:
  • Armas com pedras ou grandes rochas: essa combinação é muito útil, pois transforma sua arma em uma espécie de machado. Com ele, é possível destruir caixas, troncos e entradas bloqueadas por rochas de cavernas.
  • Aparelhos Zonai: há uma infinidade de aparatos Zonai com os quais podemos combinar com nossas armas de ataque. Um bom exemplo é unir uma lança com um Cannon, o que gera um dispositivo capaz de lançar bombas a distância em inimigos. Outro objeto similar pode ser construído a partir de uma lança e um Beam Emitter.

Escudos



O uso de escudos durante sua jornada em Tears of the Kingdom é tão importante quanto as armas de ataque — “a defesa é o melhor ataque”, como dizem. Considerando isso, a mecânica de Fuse também é essencial para que você faça o melhor uso deles, seja para aumentar seu poder de defesa ou para melhorar sua movimentação pelo mundo.

Não vou falar muito sobre opções acessíveis de incremento de defesa, pois os materiais que citamos para as armas de ataque também se aplicam aqui. No entanto, abaixo você confere exemplos focados em movimentação e estratégias de combate:
  • Muddlebud: esta flor, normalmente encontrada nas Depths, pode ser unida a qualquer escudo para gerar um efeito em hordas de inimigos. A Muddlebud faz com que os adversários não saibam mais discernir seus inimigos dos aliados e faz com que os Bokoblins de enormes acampamentos, por exemplo, se ataquem sem que você tenha que se envolver muito no combate.
  • Flame Emitter: este aparelho Zonai emite uma labareda de fogo e, unido ao seu escudo, forma um objeto que lembra um lança-chamas. Use e abuse dele para queimar inimigos com certa distância, mas lembre-se que suas baterias serão consumidas!
  • Rocket: uma das combinações mais famosas até então. Ao unir um foguete com seu escudo, você poderá ganhar uma grande altitude. Podemos dizer que isso é o mais próximo que temos da habilidade “Revali’s Gale” de Breath of the Wild, útil tanto em combate quanto em movimentação.
  • Sled: a habilidade de surfe de escudo retorna em Tears of the Kingdom, e você pode facilitá-la com o Fuse. Ao juntar um Sled (outro aparelho Zonai) com seu escudo, o deslocamento fica mais suave em diversas superfícies, principalmente naquelas mais gélidas.

Flechas



Os últimos itens de arsenal, porém não menos importantes, o arco e flecha são fundamentais para o combate a longa distância. Considerando que TotK tem vários inimigos intimidadores, é importante tomar domínio do uso do Fuse com suas flechas para atingir o máximo potencial.

Para combinações que buscam mais poderio, as opções iniciais de arma de ataque também se aplicam, mas assim como os escudos, falarei das mais específicas envolvendo as flechas:
  • Combinações elementais: as frutas elementais, ChuChu Jellys e joias são importantes para criarmos as flechas elementais em Tears of the Kingdom. As flechas de gelo, fogo e eletricidade possuem a mesma utilidade que em Breath of the Wild, seja derrubar a arma de um inimigo eletrocutado ou derreter grandes pedaços de gelo.
  • Bomb Flowers: as Bomb Arrows estão entre os itens mais poderosos do jogo; portanto, não deixe de ter muitas Bomb Flowers consigo, já que são o item necessário para que as flechas explosivas sejam criadas. Além de seu potencial de combate, as Bomb Arrows também possuem a utilidade de destruir paredes de rochas e pedras com minérios. No entanto, tome distância, pois elas podem te causar dano caso detonadas de muito perto.
  • Eyeballs: as Eyeballs são deixadas por inimigos como os Keese ou Aerocudas e geram uma combinação capaz de garantir um headshot nos inimigos. Fique atento ao posicionamento, no entanto, já que a flecha só atingirá a cabeça dos adversários se eles não estiverem totalmente de costas para sua mira.
  • Dazzlefruits: essas frutas causam um efeito rápido de paralisia nos inimigos e, combinadas com as flechas, se tornam um bom aliado no combate. Use-as para fazer com que os oponentes derrubem suas armas antes mesmo de se engajar na luta.
  • Puffshrooms: outra fruta útil para combate. Combine-a com uma flecha para causar uma cortina de fumaça no território dos inimigos. Usando essa cortina de fumaça, você pode se agachar até as costas de um adversário e derrotá-lo com um golpe furtivo.
  • Brightbloom Seed: para a exploração de locais escuros, as Brightbloom Seeds são úteis para iluminar os arredores, principalmente nas Depths. Ao combiná-la com uma flecha, você pode iluminar lugares mais distantes e ter uma visão mais ampla do seu ambiente.

É hora da fusão



O que achou das nossas dicas para o uso do Fuse? Citamos apenas algumas boas opções para sua jornada, mas há inúmeras possibilidades em The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, inclusive combinações estranhas como fundir uma lança e uma caixa. Cite nos comentários quais fusões te ajudaram em sua aventura ou que apenas foram divertidas de testar.

Revisão: Davi Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google