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Análise: Unidentified Falling Objects (Switch) mistura plataforma, tiro e destruição de blocos em um combo explosivo

O jogo desenvolvido por Andrew Morrish traz uma combinação inesperada e espetacular de gameplay.

Unidentified Falling Objects
é um plataforma indie com um sistema bem curioso. Em vez de tentarmos progredir por uma fase com rolagem lateral, nosso objetivo é sobreviver enquanto blocos coloridos caem do céu, como em Tetris ou outros exemplares de match-3. O resultado é bem empolgante e viciante, sendo uma excelente adição à biblioteca do Switch.

Cuidado com a chuva de blocos!

No controle de um pequeno astronauta, nossa tarefa é viajar em uma nave indo parar em seis mundos, cada um funcionando como uma fase que lembra um jogo estilo match-3. Blocos caem do céu e o jogador deve desviar deles para não ser esmagado. Ao atirar neles, é possível destruí-los, o que também causa um efeito de destruição em cascata para todos os outros blocos de mesma cor que estiverem conectados.

Cabe então ao viajante espacial então usar suas habilidades para não apenas desviar dos blocos, mas também tentar moldar esse ambiente a seu favor. Além de criar longos combos, é preciso raciocinar e ter reflexos rápidos para manter bolsões de áreas seguras e ampla movimentação pelo mapa.

Além dos blocos coloridos comuns, temos também obstáculos que caem do céu. Esses itens podem invocar criaturas no mapa, atirar em direções fixas, enviar mísseis teleguiados para a posição do astronauta, entre outros efeitos. As fases vão adicionando blocos desse tipo com desafios maiores ao longo do tempo e o jogador em condições básicas só consegue destruir esses blocos atirando em outro que estiver nos seus arredores.

Outro tipo importante de bloco que pode cair é uma espécie de TV com vários prêmios. Fora as letras colecionáveis de cada fase, que precisam ser obtidas todas em uma mesma sessão para concluirmos as missões, encontramos dentro deles power-ups temporários. Basta atirar nessa “TV” para mudar o item que você receberá.

Vale destacar que nosso personagem não morre em um único golpe, tendo uma espécie de armadura como barreira inicial. Após ser atingido, o jogador perde essa defesa e é despido, deixando-o vulnerável a um segundo golpe que o levaria a um game over. Para evitar isso, podemos nos aproveitar do sistema de level up.

Sempre que destruímos os blocos, liberamos estrelas, que, se coletadas, aumentam o nosso nível no canto esquerdo da tela. Mais nível faz com que a destruição dos blocos valha mais pontos, além de retornar nossa armadura a uma condição pristina.

Uma experiência frenética e recompensadora

De modo geral, as fases em Unidentified Falling Objects são cheias de ação e exigem um bom nível de raciocínio e reflexo. Quanto mais jogamos, mais entendemos as regras e limitações do nosso personagem, tendo um desafio arcade muito agradável. A capacidade de interferir diretamente com a disposição dos blocos arremessando-os para longe é especialmente interessante, já que adiciona uma camada estratégica de pensar na melhor escolha de organização para ganhar mais pontos.

Também temos um sistema de risco e recompensa em jogo, pois quanto mais blocos são empilhados, menos espaço sobra para nos movimentarmos pelo mapa. Isso faz com que possamos perder rapidamente o controle e a maleabilidade necessários para evitar o game over. Porém, os ganhos de pontuação são massivos e conseguimos um diamante para cada dezena de blocos destruída em um único combo.

Esses diamantes servem para desbloquear as próximas fases e podem ser obtidos em quantidades bem maiores através do sistema de objetivos. Cada fase possui uma longa lista que inclui não apenas metas de pontuação como também regras bem mais específicas, como sobreviver por X minutos, combos com uma certa quantidade de blocos ou obter as letras que mencionei anteriormente.

Essa lista de objetivos oferece bons incentivos para nos esforçarmos sempre um pouquinho mais nas fases com diamantes e uma outra moeda utilizada para comprar equipamentos. Porém, a estrutura do jogo em si é bastante repetitiva; mesmo com obstáculos diferentes, a campanha tende a seguir uma progressão muito parecida e prioritariamente dependente das ações do jogador.

Para quebrar um pouco essa monotonia, podemos desbloquear desafios extras na nave. Neles, enfrentamos regras bem mais restritivas que nos mostram condições extremas de teste contra as quais devemos sobreviver. Sem controle sobre os blocos e colocado contra o fogo cruzado dos obstáculos, o jogador precisa demonstrar o domínio das técnicas do jogo nessas missões opcionais.

Customização e multiplayer

Um detalhe que chama a atenção em Unidentified Falling Objects é que podemos adaptar as habilidades do astronauta. Além da arma básica, começamos com a capacidade de reduzir a velocidade de queda do personagem e um chute que arremessa os blocos até o último ponto livre da horizontal. Porém, há a opção de trocar esses poderes para funcionalidades como “pulo quádruplo”, “teletransporte” e “agarrar os blocos antes de arremessá-los”.

Na prática, a mudança de armas e de funcionalidades de pulo e chute fazem uma diferença absurda nas mecânicas do jogo. É muito interessante experimentar com as opções e combinações variadas para encontrar uma forma mais agradável de enfrentar os desafios. Além da gameplay singleplayer, também temos modos multiplayer competitivo local e online, nos permitindo testar nossas habilidades contra outros jogadores.

Um detalhe curioso que gostaria de mencionar é a opção de ajustar os controles, mudando as funções de cada botão. Precisei fazer isso para subverter alguns problemas atuais dos meus Joy-Con, mas houve dois momentos em que o jogo voltou ao padrão original de controle quando o deixei em espera por um tempo, o que me deixou confuso ao resumir a jogatina.

Uma experiência explosiva

Unidentified Falling Objects
mistura plataforma e destruição de blocos em uma experiência altamente viciante. Com vários sistemas bem pensados em sua base, é fácil recomendá-lo a qualquer jogador que gosta de uma experiência arcade de esforço constante para melhorar suas pontuações.

Prós

  • A capacidade de alterar a disposição dos blocos com seus poderes leva a várias possibilidades estratégicas de combo;
  • Recompensa o risco do jogador que tenta fazer grandes combos com bônus significativos de pontuação e diamantes;
  • O sistema de customização permite mudar significativamente as mecânicas;
  • Cada mundo possui uma lista de objetivos variados e úteis como motivadores para a aprendizagem;
  • Os desafios extras funcionam como puzzles instigantes e mostram o potencial das mecânicas do jogo;
  • O modo multiplayer competitivo permite testar suas habilidades contra um amigo localmente ou em disputas online.

Contras

  • A estrutura das fases principais é um tanto repetitiva;
  • Em alguns momentos, o jogo restaurou meu estilo de controle para o padrão sem que eu realizasse a mudança.

Unidentified Falling Objects — Switch/PC — Nota: 9.0
Versão utilizada para análise: Switch

Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Gearbox Publishing


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
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