Unity revela detalhes para nova política

Marc Whitten, presidente da Unity, deu novas explicações.


Desde o dia 16 de setembro, quando anunciou seus planos para alterar como sua engine será usada a partir de 2024, a desenvolvedora Unity tem causado bastante repercussão na Internet, com desenvolvedoras boicotando seus próprios jogos e até fazendo doações para rivais da empresa. 


Após pedir desculpas publicamente pelos eventos, a Unity deu detalhes em relação à nova proposta:

Em seu comunicado no próprio site, Marc Whitten, Presidente da Unity, fez a seguinte declaração, em tradução livre:

Para nossa comunidade:

Sou Marc Whitten e lidero a Unity Create, que inclui as equipes de engine e editor do Unity.

Gostaria de começar com isso: Sinto muito.

Deveríamos ter conversado com mais de vocês e incorporado mais de seus comentários antes de anunciar nossa nova política de Taxa de Tempo de Execução. Nosso objetivo com essa política é garantir que possamos continuar a dar suporte a você hoje e amanhã, e continuar investindo profundamente em nosso mecanismo de jogo.

Vocês são o que torna a Unity excelente, e sabemos que precisamos ouvir e trabalhar duro para conquistar sua confiança. Ouvimos suas preocupações e estamos fazendo alterações na política que anunciamos para abordá-las.

Nosso plano Unity Personal permanecerá gratuito e não haverá Taxa de Tempo de Execução para jogos desenvolvidos com Unity Personal. Aumentaremos o limite de US$ 100.000 para US$ 200.000 e removeremos a exigência de usar o Made with Unity na tela de início.

Nenhum jogo com menos de US$ 1 milhão em receita nos últimos 12 meses estará sujeito à taxa.

Para os criadores de Unity Pro e Unity Enterprise, também estamos fazendo alterações com base no seu feedback.

A política de Taxa de Tempo de Execução só será aplicada a partir da próxima versão LTS do Unity que será lançada em 2024 e posteriormente. Seus jogos que já foram enviados e os projetos nos quais você está trabalhando não serão incluídos, a menos que você opte por atualizá-los para essa nova versão do Unity.

Nós nos certificaremos de que você possa permanecer nos termos aplicáveis à versão do Unity Editor que você está usando - desde que você continue usando essa versão.

Para os jogos que estão sujeitos à Taxa de Tempo de Execução, oferecemos a você a opção de escolher entre 2,5% de participação na receita ou o valor calculado com base no número de novas pessoas que se envolvem com seu jogo a cada mês. Esses dois números são auto relatados a partir dos dados que você já tem disponíveis. Sempre lhe será cobrado o menor valor.

Queremos continuar a desenvolver o melhor mecanismo para criadores de conteúdo. Nós realmente amamos esse setor e vocês são a razão disso.

Gostaria de convidá-lo para participar comigo de um bate papo descontraído apresentado por Jason Weimann hoje às 16:00 ET/1:00 PT, onde farei o possível para responder às suas perguntas. Enquanto isso, aqui estão mais alguns detalhes.

Obrigado por se preocupar tanto com o assunto e por nos dar um feedback difícil.
Em resumo, jogos que já foram lançados ou que estão em desenvolvimento no momento não serão afetados pela nova política, bem como jogos com menos de US$ 1 milhão em receita nos últimos 12 meses. Desenvolvedores que estarão sujeitos a política, estes não serão mais cobrados por instalação; em vez disso, estes poderão optar por cobrar uma participação na receita de 2,5% ou com um "valor calculado" que será baseado no número de novas pessoas que jogam o jogo por mês.

É uma grande evolução do plano original, que pretendia cobrar uma taxa para cada vez que um jogador instalasse um jogo após este superar a meta de 200.000 cópias instaladas e a empresa obter pelo menos 200.000 dólares em arrecadação. 

Só o tempo dirá se as desenvolvedoras continuarão unidas com a Unity.


Fonte: Unity

Formado em Publicidade e Propaganda na USC e especializado em Marketing Digital, sou Editor de Vídeos também, meu TCC foi sobre a Guerra dos Consoles e evolução da publicidade nos games. Jogo um pouco de tudo e também escrevo. Me descrevo como um artista.