Jogamos

Análise: Just Dance 2024 Edition (Switch) prolonga a festa anual com uma divertida playlist

Apesar de contratempos antigos, o lançamento musical da Ubisoft adiciona boas novidades à série de dança.

Dando continuidade às novidades introduzidas por seu antecessor, como os aspectos de serviço streaming, Just Dance 2024 Edition se apresenta como um pacote de atualização que adiciona novos modos de jogo e canções inéditas ao jogo base da série, o Just Dance. Nesse sentido, o lançamento cumpre seu papel de forma competente, mas é preciso ressaltar que isso é feito sem consertos em alguns dos velhos erros da franquia.

Extra! Extra! Ingresso para a festa

De forma notável, toda a essência que consagrou a série Just Dance segue presente em sua edição de 2024: com os Joy-Con em mãos, os jogadores devem espelhar os movimentos de dança que são exibidos na televisão ou na tela do próprio Switch, quando no modo semiportátil do console. Portanto, a diversão da franquia está presente de forma integral, com passos que exigem ritmo por parte dos dançarinos para atingir as maiores pontuações possíveis.

Nesse quesito, temos dois atributos que ganham méritos por conta de sua execução. O primeiro deles é a excelente curadoria musical: são 40 novas canções, com sucessos recentes e uma boa diversidade de estilos e artistas de todos os cantos do mundo, entre eles Miley Cyrus, BLACKPINK, Olivia Rodrigo, Bad Bunny, Rosalía, Fall Out Boy, BTS e a incrível representante brasileira Gloria Groove, com a música A Queda.

Essa seleção de artistas se torna ainda mais atrativa ao passo que o segundo atributo se desenvolve, que são as divertidas coreografias das canções. Cada faixa possui elementos visuais únicos, com animações que se inspiram em videoclipes ou nas próprias letras das faixas. Junto a isso, é comum o jogo exibir cenas cinematográficas antes de dançarmos, criando um clima para a jogatina, que diverte com visuais estilosos e agradáveis controles de movimento, no formato já consagrado pela série.

Novidades e retornos desfilando na pista de dança

Para além das canções, Just Dance 2024 Edition também trouxe novidades em termos de gameplay. Uma dessas adições é, na verdade, o retorno de uma antiga funcionalidade que havia desaparecido na última edição, o Just Sweat, agora intitulado Modo Treino. Trata-se de um recurso que contabiliza as calorias queimadas em cada música, podendo acumular as quantidades conforme a nossa jogatina se estende para outras canções.

Por outro lado, o estreante Modo Desafio representa, de fato, uma novidade na série. Agora, quando acessamos as músicas no menu, podemos visualizar quais são os grandes recordes mundiais e selecionar quais almejamos bater, o que faz com que a performance recordista seja executada junto às canções. Dessa forma, cria-se uma espécie de multiplayer online assíncrono que adiciona intensidade aos desafios oferecidos pela série.

Embora pareçam singelas, acredito que essas introduções são valiosas e preenchem lacunas até então ausentes na série. Ainda por cima, as duas funcionalidades foram introduzidas graças a uma atualização promovida no jogo base em 9 de outubro, por meio do evento Just Dance 2024 Edition Celebration. Portanto, os novos recursos estão disponíveis inclusive para os jogadores da Just Dance 2023 Edition, que podem jogar com os novos usuários graças aos recursos crossplay, o que é um adicional agradável. 

Erros tão antigos quanto os clássicos discos de vinil

Em contrapartida, faz-se necessário mencionar que certos problemas que assombravam a série Just Dance permanecem na edição de 2024. Boa parte deles envolve a constante exigência de conexão online do jogo, que, mais do que nunca, assumiu a forma de um serviço de streaming, uma vez que muito de seu conteúdo está disponível somente na nuvem, não permitindo jogatinas offline.

Por conta disso, logo para ingressar no jogo, temos de esperar um bocado até o Ubisoft Connect estar devidamente carregado. Em seguida, nos menus, temos uma interface que é extremamente bonita e conceitualmente funcional, mas que sofre com engasgos e é desagradável de se mexer, sendo marcada por interrupções e carregamentos demorados. 

Quando queremos escutar a prévia de uma canção, por exemplo, leva segundos até o trecho iniciar, o que causa interrupções quando navegamos por diferentes faixas. Do mesmo modo, presenciei diversos crashes ao manejar os menus, com panes que fazem o Joy-Con vibrar conforme o jogo trava subitamente, além de animações com problemas de renderização.

Tudo leva a crer que esses problemas envolvem a constante exigência de conexão online para a jogatina, uma vez que o conteúdo do jogo, sobretudo as danças e as canções, não está baixado no arquivo original. Até podemos realizar o download de canções para o modo offline, mas é um recurso trabalhoso e não tão agradável quanto se jogo disponibilizasse as suas 40 canções de forma prévia.

Portanto, o lançamento de Just Dance 2024 Edition evidencia como o jogo base da série tem que melhorar a sua estabilidade enquanto serviço de streaming. Isso também vale para a funcionalidade Just Dance+, assinatura mensal que nos permite acessar canções de jogos anteriores ou que são lançadas no decorrer do ano.

É preciso reconhecer que o serviço pago está mais robusto e em constante expansão, aumentando o repertório musical de forma considerável. No entanto, trata-se de um valor extra para a jogatina: R$ 19,95 mensais, que, quando somados aos R$ 299,99 pagos para o pacote Just Dance 2024 Edition, fazem o lançamento se tornar custoso para os dançarinos que são fãs da série musical da Ubisoft.

E a festa continua…

Em Just Dance 2024 Edition, encontramos aquilo que os fãs esperam dos lançamentos anuais da franquia: uma variada escolha de canções recentes, boas coreografias e a introdução de novas funcionalidades. O problema é que muitos dos erros antigos seguem presentes no jogo base da série, como menus lentos, possíveis crashes e a dependência da conexão online para muitas ações. Por isso, é aconselhável conferir a trilha sonora do novo lançamento antes de se comprar o ingresso para participar desta grande festa anual.

Prós

  • Ótima seleção de músicas, com sucessos recentes dos mais variados artistas;
  • As novas coreografias são divertidas e possuem animações vibrantes;
  • O retorno do Modo Treino incentiva a jogatina, enquanto o Modo Desafio incrementa o cenário competitivo da série;
  • Possibilidade de crossplay com outros consoles e edições antigas;
  • Com um futuro cada vez mais promissor, o Just Dance+ está se tornando robusto.

Contras

  • O jogo segue exigindo conexão com a internet para quase tudo;
  • As 40 novas canções poderiam vir previamente instaladas;
  • Em caso de má conexão online, temos crashes, carregamentos demorados, menus desagradáveis e animações que podem ser renderizadas inadequadamente;
  • Na ponta do lápis, o valor da edição e da assinatura mensal do Just Dance+ fazem a festa se tornar cara.
Just Dance 2024 Edition — Switch/PS5/XBX — Nota: 7.5
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Juliana Paiva Zapparoli
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ubisoft

Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google