Dicas e Truques

Metal Gear Solid: Master Collection Vol.1 (Switch): guia de trajes extras

Vista-se com a devida elegância para aproveitar alguns dos jogos de espionagem mais importantes da indústria.

Como vimos em nossa análise, Metal Gear Solid: Master Collection Vol.1 é uma maneira respeitável — apesar de imperfeita do ponto de vista técnico — de celebrar o legado de uma das maiores franquias dos games. 


Dessa forma, e pensando nos jogadores que experimentarão esses clássicos pela primeira vez através deste lançamento, preparamos este guia de trajes desbloqueáveis e algumas dicas para os principais jogos presentes no pacote. Sem mais delongas, boa leitura e espionagem!

Metal Gear Solid (1998)

Se houve em 1998 um título capaz de tirar, mesmo que temporariamente, os holofotes de The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64), foi Metal Gear Solid. A obra-prima do lendário diretor Hideo Kojima superou as expectativas dos críticos e jogadores e entregou uma aventura ímpar em termos de cinematografia e imersão, estabelecendo padrões que são seguidos até hoje na indústria.


Considerando que a Master Collection optou por uma simples adaptação ao invés de uma remasterização (ou remake), a jogabilidade deste clássico não sofreu alterações, o que significa que será preciso certa paciência com os comandos e algumas decisões características da época de lançamento. Algumas dicas, porém, são tão válidas agora quanto na década de 1990: sempre que conseguir um novo card de segurança, retorne às áreas anteriores para acessar mais portas e salas, por exemplo. 

Da mesma forma, quando não souber o que fazer ou estiver perdido, acione o CODEC para receber dicas sobre como prosseguir. Por fim, não se preocupe em usar da letalidade quando necessário, pois finalizar o jogo sem esse recurso é tecnicamente impossível. Vamos aos trajes desbloqueáveis?

Stealth Camouflage 

Item que aparece em diversas entradas da série, a Stealth Camo é um traje especial que evita a detecção visual, essencialmente tornando Snake invisível a olho nu e facilitando a aventura, exceto em batalhas contra os chefes e situações de alerta. 

Para desbloqueá-la no jogo originalmente lançado para PlayStation, é preciso finalizar a história com o Otacon Ending, popularmente conhecido como o “final ruim” do título. Para isso, basta ceder à tortura de Ocelot após a captura de Snake. Ao finalizar a aventura e começar um New Game+, você encontrará a vestimenta em seu inventário.


Tuxedo

O tradicional terno à la James Bond que se tornou outro item clássico da série também está presente em Metal Gear Solid. Conquistá-lo exige um pouco mais de esforço que a Stealth Camo, mas somente porque é necessário finalizar a campanha duas vezes: uma com o Otacon Ending e outra com o chamado “Meryl Ending”, obtido ao resistir à tortura de Ocelot. Ao zerar o jogo e presenciar os dois finais, inicie uma nova aventura e Snake vestirá seu traje de gala.


Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty (2001)

Com o sucesso de seu antecessor e o hardware mais potente do PlayStation 2 à disposição, Metal Gear Solid 2 não poupou na ambição e entregou uma das melhores experiências da série, com direito a gráficos de primeira linha para a época e tantos easter eggs quanto possível. 

Para completar esta aventura com mais facilidade, ao contrário do seu antecessor, o ideal aqui é usar e abusar da furtividade e todos os elementos facilitadores, como as famosas caixas de papelão que se tornaram símbolo da saga. Quanto menos você for visto, mais tranquila será a jornada de Snake e Raiden.


Claro, se isso não for possível, recorrer à câmera em primeira pessoa ajuda bastante nas situações de combate; aliás, há quem diga que o modo “fácil” é o mais justo para este game, então não hesite em ajustar a dificuldade caso sinta necessidade. Vamos às vestimentas desbloqueáveis?

IMPORTANTE — Sobre as Dog Tags: é preciso intimidar os soldados inimigos para coletá-las. Para isso, basta se aproximar sem ser visto e apontar sua arma para eles em primeira pessoa. Após um tempo, os oponentes começarão a tremer e deixarão cair o item (os mais durões podem precisar de um tiro nos pés ou nas mãos para isso).

Stealth Camo

Para conseguir a Stealth Camo, é preciso primeiramente terminar a campanha na opção Tanker (Snake) com 72 Dog Tags. Simplesmente repita a operação quantas vezes for preciso, em diferentes dificuldades, para alcançar o número.


Stealth Camo #2

A segunda Stealth Camo é para Raiden e bem mais difícil de conseguir. Finalize o jogo na opção Plant com 121 Dog Tags, também repetindo a operação quantas vezes for preciso em diferentes dificuldades para alcançar o número mágico.


Personagens desbloqueáveis (VR Mode):

Também é possível desbloquear não somente roupas, mas novos personagens (skins) para o modo VR do título. Confira:

Snake (MGS 1): complete 100% das missões VR de Raiden, Ninja Raiden, Raiden X, Snake, Pliskin e Tuxedo Snake.

Ninja Raiden: complete 50% das missões VR de Raiden.

Pliskin: complete 50% das missões VR de Snake.

Raiden X: complete 100% das missões VR de Raiden e Ninja Raiden.

Tuxedo Snake: complete 100% das missões VR de Snake e Pliskin.

DICA EXTRA: ao iniciar o modo VR, escreva o clássico Konami Code UUDDLRLRBA como seu nome e desbloqueie automaticamente todas as missões e personagens. Que maravilha!

Metal Gear Solid 3: Snake Eater (2004)

Um clássico absoluto, Snake Eater é um dos poucos que podem realmente ser classificados como obras-primas essenciais para qualquer gamer que se preze. Cronologicamente, este é o primeiro título da saga (sua história se passa em 1964), o que faz dele um ótimo ponto de partida para quem quer conhecer a franquia mais a fundo — não é à toa que a Konami anunciou seu remake recentemente.

Uma das dicas mais importantes aqui é manter sua stamina sob controle, usando as forças da natureza a seu favor. Qualquer animal encontrado pode ser morto e ingerido para ajudar nesse processo e, mesmo que seus restos venham a ficar estragados, ainda podem ser usados como iscas contra guardas famintos e desatentos. Saber combinar suas camuflagens corporais e faciais com o ambiente ao redor também é fundamental para ter uma jornada mais fácil.


E falando nelas…

Naked: disponível ao começar um novo jogo.

Tiger Stripe: disponível ao começar um novo jogo.

Olive Drab: disponível ao começar um novo jogo.

Leaf: disponível ao começar um novo jogo.

Tree Bark: disponível ao começar um novo jogo.


Squares: disponível ao começar um novo jogo.

Black: disponível ao começar um novo jogo.

Raindrop: encontre no penhasco embaixo da ponte em Dolinovodno.

Scientist: consiga com EVA na fábrica abandonada em Rassvet.


GA-KO: encontre no fundo do lago próximo a Chyornyj Prud.

Choco Chip: encontre nos restos de árvore no sul de Bolshaya Past.

Splitter: também ao sul de Bolshaya Past, procure uma superfície rochosa no lado esquerdo da área. Confira a imagem para a localização precisa:

Water: encontre no topo do edifício soviético em Bolshaya Past.

Snow: encontre no túnel da caverna Chyornara Peschera.

Fly: encontre no banheiro do segundo andar em Granini Gorki.

Sneaking Suit: encontre no armário com uma faixa vermelha no segundo andar do setor esquerdo de Groznyj Grad.

Maintenance: Após conseguir a Sneaking Suit, investigue os armários próximos e obtenha este uniforme.

Tuxedo: finalize o jogo.

Roupas especiais: Alguns trajes são obtidos ao derrotarmos os chefes sem uso de letalidade. Para isso, o uso da tranquilizadora é fundamental. Confira os trajes obtidos como recompensa por esses feitos:

Animals: derrote Ocelot sem nenhuma arma letal.

Hornet Stripe: derrote The Pain sem nenhuma arma letal.

Fire: derrote The Fury sem nenhuma arma letal.

Cold War: derrote Colonel Volgin sem nenhuma arma letal.

Snake: derrote The Boss sem nenhuma arma letal.

Um legado a ser celebrado

E este foi o nosso guia de trajes extras para os principais jogos de Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1. O que achou, caro leitor? Possui algum outro conselho para quem vai se aventurar pela primeira vez nesses títulos no Nintendo Switch ou em outras plataformas?

Lembre-se de comentar abaixo e não se esqueça de conferir a matéria em que abordamos os nossos desejos e palpites para o hipotético, mas provável Volume 2 da coleção. Até a próxima missão!

 Revisão: Davi Sousa

é bacharel em Produção Cultural pela UFF e estudante de Comunicação Social pela FSMA. Na infância, ganhou um Super Nintendo dos pais e, desde então, nunca mais deixou o mundo dos games. Ainda sonha em ser um Mestre Pokémon.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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