Blast from the Past

A trajetória de Dragon Ball em plataformas da Nintendo — Parte 4: GameCube e Wii

Conheça todos os jogos inspirados na jornada de Goku que foram lançados nos sistemas da Nintendo.

Voltamos com mais um capítulo da série que explora a trajetória de Dragon Ball em plataformas da Nintendo. Depois de vermos os títulos lançados para Nintendinho, Super Nintendo, Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance, chegou o momento de conhecermos as obras baseadas na aventura de Goku e companhia que desembarcaram no GameCube e no Nintendo Wii.

Dragon Ball Z: Budokai

Em 2003, o GameCube recebeu Dragon Ball Z: Budokai, o pioneiro de uma das séries mais famosas da franquia. Desenvolvida pela Dimps, a sequência Budokai traz jogos de luta com visuais em cel shading que capturam com muita competência a essência das batalhas épicas de Dragon Ball Z. Neste primeiro capítulo, a campanha abrange do início da saga dos Saiyajins ao desfecho da saga de Cell.

Embora não abarque a fase antagonizada por Majin Boo, o título oferece alguns vislumbres dela, como a possibilidade de controlar Gohan em seu traje de Grande Saiyaman. Além disso, o modo história traz cenários alternativos à narrativa original, proporcionando desfechos diferenciados para os vilões. Vale destacar que o primeiro Budokai apresenta um elenco com pouco mais de 20 personagens jogáveis.

Outra característica marcante presente neste e nos demais jogos desta série é o sistema de personalização de personagens. Com essa mecânica, o jogador pode equipar cápsulas em cada indivíduo, sendo que cada uma delas fornece efeitos distintos, como a adição de novos movimentos especiais ou o aprimoramento de atributos.

Dragon Ball Z: Budokai 2

A sequência de Budokai chegou ao GameCube em 2004, sob o nome de Dragon Ball Z: Budokai 2. Neste jogo, o modo história se apresenta como um tabuleiro, no qual cada casa desenrola um evento distinto, como uma batalha ou a oportunidade de recuperar energia. O enredo se estende do início da saga dos Saiyajins ao desfecho da saga de Boo. 

Desta vez, temos um elenco com pouco mais de 30 personagens. Além de alguns outros títulos lançados para PS2, PS3 e PSP, a saga Budokai é marcada por uma trilogia numerada que demonstrou uma evolução contínua. Infelizmente, a terceira e melhor obra desse trio foi lançada exclusivamente para PlayStation 2.

Dragon Ball Z: Sagas

Dragon Ball Z: Sagas é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Avalanche Software e lançado para GameCube em 2005. Sua jogabilidade consiste basicamente em avançar pelos diversos cenários e derrotar os inimigos até alcançar um chefe final. Em certas situações, para progredir, o jogador precisa adquirir habilidades específicas por meio de um sistema de aprimoramentos.

Neste título, a história abrange da chegada de Raditz à Terra ao confronto entre Gohan e Cell. Dragon Ball Z: Sagas recebeu críticas bem desfavoráveis e é considerado por alguns como um dos piores games da franquia. Particularmente, penso nele como apenas mais um produto medíocre que se assemelha a muitos outros games de aventura genéricos que se aproveitaram do nome de marcas consolidadas.

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2

A série de luta Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi, desenvolvida pela Spike, se destaca como uma das mais adoradas pelos fãs de Dragon Ball. Além de trazer as épicas batalhas do mangá e do anime para cenários tridimensionais, os jogos desta sequência oferecem um vasto elenco de personagens (considerando as transformações e fusões), com cada um deles possuindo diversos movimentos.

Embora o primeiro título tenha sido exclusivo do PS2, o segundo e o terceiro foram lançados para o Nintendo Wii. Nesse sentido, Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2 chegou ao referido console da Nintendo em 2006 e trouxe mais de 120 lutadores. Ademais, o modo história é igualmente vasto e alcança praticamente todo o conteúdo dos animes Z e GT, além de exibir elementos de alguns filmes.

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3

Em 2007, Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 desembarcou no Wii, elevando ainda mais a quantidade e a qualidade de conteúdo em relação ao seu antecessor. Este título apresenta um modo história que cobre toda a trama de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, além de novamente incluir elementos de inúmeros filmes da franquia. 

Budokai Tenkaichi 3 é um verdadeiro tesouro para os fãs da obra de Akira Toriyama. Com uma campanha que abrange praticamente toda a história de Dragon Ball até aquele momento e um elenco impressionante de mais de 150 personagens, este jogo se destaca como uma das maiores e mais emocionantes experiências deste universo, seja jogando sozinho ou competindo com os amigos.

Dragon Ball: Revenge of King Piccolo

O último jogo de Dragon Ball a ser lançado para o Nintendo Wii foi Dragon Ball: Revenge of King Piccolo, lançado em 2009. Este título é um beat 'em up desenvolvido pela Media.Vision, sendo um tanto similar ao ótimo Dragon Ball: Advanced Adventure. O modo história começa com a saga da Red Ribbon e culmina no confronto entre o pequeno Goku e Piccolo Daimaoh. Vale destacar que Revenge of King Piccolo é visualmente muito charmoso.

O próximo capítulo da trajetória de Dragon Ball será…

Dragon Ball recebeu três representantes para o GameCube e outros três para o Nintendo Wii. Para ser sincero, o meu contato com Dragon Ball Z: Sagas e com os jogos da série Budokai e Budokai Tenkaichi ocorreu apenas no PS2.

No próximo capítulo desta série, exploraremos os títulos baseados na principal obra de Akira Toriyama lançados para Nintendo DS e Nintendo 3DS. Até lá!

Revisão: Juliana Paiva Zapparoli

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google