O ano era 2009. Estava eu em casa, num sábado à tarde, de bobeira. Vi um comercial no canal Cartoon Network sobre o vencedor do Votatoon: Pokémon Diamante e Pérola. Corri para o computador e procurei coisas sobre essa temporada, pois não sabia que havia uma nova geração.
Quando vi a lista de Pokémon desse novo jogo, foi paixão à primeira vista. Desde então, Empoleon tem sido meu Pokémon favorito, e acho difícil outro Pokémon roubar essa posição.
Revendo os artigos de melhores times para cada versão, notei que não havia um texto dedicado ao Pokémon imperador em sua versão de estreia, apenas no remake. Esse sentimento me fez pegar meu Nintendo DS e começar meu jogo da versão Pearl do zero.
Lembrei dos momentos de quando era jovem e tinha todo o tempo do mundo para jogar. Assim que escolhi Piplup, iniciei minha aventura e fiz a clássica pergunta: qual time devo usar? Luxray, Staraptor… os clássicos logo me vieram à cabeça.
Então, decidi estudar a fundo a Pokédex de Diamond/Pearl para buscar minha equipe, a melhor equipe. Durante o caminho, pude reviver a frustração que uma Pokédex limitada oferece e como a versão Platinum mudou isso radicalmente com apenas 60 monstrinhos.
Se você ainda não estiver acostumado com a fórmula de criação do melhor time, estes são os critérios:
- Os Pokémon presentes no time podem ser encontrados em todas as versões, não dependendo de trocas para evoluir;
- As técnicas aprendidas por meio de TMs são obtidas antes da Elite Four; ou seja, nada de Move Tutors do pós-jogo;
- Não teremos a presença de Egg Moves e Pokémon lendários, pois, para consegui-los, pode ser um pouco difícil e, ao obtê-los, tudo se torna MUITO fácil.
Sem mais delongas, fique agora com a melhor equipe para a (melhor) região de Sinnoh, edição Empoleon. Boa leitura!
Empoleon
Meu Pokémon favorito de todos os tempos, finalmente, terá sua equipe dedicada para as versões Diamond/Pearl. Infelizmente, o bom desempenho competitivo de Empoleon não se reflete na campanha. Não totalmente. A combinação WATER/STEEL é única até hoje, então, temos uma ligeira ideia do potencial e aplicabilidade.
Tecnicamente, Empoleon é um Pokémon inclinado para o lado Special, tanto no ataque como na defesa. Adicionalmente, o Pokémon imperador pode ser usado como um atacante físico em virtude de seu vasto movepool nessa categoria.
Dessa forma, seu moveset pode ser dividido em dois, a depender de como você, treinador que escolheu o melhor Pokémon do mundo, deseja. Mesmo sendo um monstrinho com foco em golpes de longa distância, há opções válidas do lado físico e que podem ser usadas de forma satisfatória.
Waterfall ou Surf são duas opções de STAB, a primeira física e a segunda especial. Para cobertura de dano, Avalanche ou Ice Beam completam muito bem e seguem o mesmo padrão dos golpes aquáticos.
Aqua Jet, Drill Peck ou até mesmo Earthquake podem ser usados caso opte pelo moveset físico, e a cobertura de dano atingida com esses movimentos é muito boa.
Do lado especial, Flash Cannon e Grass Knot arredondam a cobertura, com o primeiro, inclusive, recebendo STAB e com chance de redução da Special Defense do adversário.
No departamento de Natures, para o moveset físico a preferência é de que seja Adamant (+Atk, -SpA) e para o especial, utilize Modest (+SpA, -Atk). Como Empoleon não é dos mais rápidos, Natures que aumentam a velocidade até podem ser usadas, porém isso não fará tanta diferença e perderemos dano de forma significativa.
Drifblim
Não teremos Staraptor, mais uma vez. Não que um dos Pokémon mais icônicos de Sinnoh seja ruim. Nada disso. A grande diferença entre Staraptor e Drifblim é o nível de qualidade da equipe quando aliamos os monstrinhos voadores com o restante da equipe.
Para mostrar esse fato a você, leitor, veja o quão bom o Pokémon dirigível é quando pareado com o pinguim imperador:
- Empoleon possui fraqueza aos tipos ELECTRIC, FIGHT e GROUND, sendo os dois últimos as imunidades de Drifblim. De fato, compartilham fraqueza para eletricidade, porém, Staraptor também tem essa característica;
- Drifblim possui fraqueza aos tipos DARK, ELECTRIC, GHOST, ICE e ROCK. Como dissemos acima, eletricidade passa longe. Agora, todas as outras são resistidas pelo tipo STEEL de Empoleon, já que os tipos DARK e GHOST ainda causavam dano reduzido na quarta geração;
- Staraptor, por outro lado, possui fraqueza aos tipos ELECTRIC, ICE e ROCK, metade em comparação a Drifblim. Contudo, mesmo sendo do tipo FLYING, o Pokémon predador também é do tipo NORMAL, logo, o tipo FIGHT causa dano neutro em vez de ser resistido.
Ou seja, caro leitor, repare que Staraptor e Drifblim compartilham fraquezas entre si, porém, quando consideramos a equipe, em especial nosso Pokémon inicial, faz mais sentido usar um no lugar do outro.
O moveset de Drifblim será basicamente o mesmo dos outros melhores times, justamente pela amplitude de dano alcançada. Shadow Ball é a melhor opção de STAB e pode ser aprendido por nível. Fly será usado para rápida locomoção e ocasionalmente em batalha.
Na sequência, Thunderbolt supre a necessidade de um monstrinho elétrico na equipe e supera outros monstrinhos do tipo WATER que dificultam a vida do time. Finalizamos com Psychic ou Will-o-Wisp, onde o primeiro causa um bom dano de modo geral e o segundo ajuda contra adversários voltados para o lado físico.
Sua Nature, novamente, será Mild (+SpA, -Def) para que possa aproveitar do Attack neutro e ter um pouco mais de dano ao usar Fly. Caso esse não seja seu foco, Modest (+SpA, -Atk) é a melhor escolha.
Medicham
Se há um Pokémon que foi feito para acompanhar Empoleon no time, é Medicham. À primeira vista, não parece que esse Pokémon seja capaz de causar o estrago que de fato aplica nos oponentes. Tudo isso em virtude de sua habilidade, Pure Power, que dobra seu Attack.
A segunda parte de suas qualidades começa com a combinação de tipos, FIGHT/