Dicas e Truques

Pokémon Diamond/Pearl (DS): O melhor time para a região de Sinnoh - Edição Torterra

Veja quais são os melhores Pokémon para acompanhar Torterra em sua jornada contra os desafios da quarta geração.

A quarta geração de Pokémon chegou ao Nintendo DS em 2006 e com ela, uma drástica mudança de mecânica: divisão dos golpes nas categorias físico, especial e outros. Até a terceira geração, o tipo do movimento determinava qual atributo seria usado no cálculo de dano. A seguir, veja como era feita a divisão entre físico e especial:

  • Tipos que eram da categoria Physical: NORMALFIGHTFLYINGPOISONGROUNDROCKBUG, GHOST STEEL;
  • Tipos que eram da categoria Special: FIREWATERGRASSELECTRICPSYCHICICE, DRAGON DARK.

A partir das versões Diamond/Pearl essa mecânica foi refeita e mudou da água para o vinho: agora não é mais o tipo que determina a sua categoria, e sim o próprio golpe. Com isso, Fire Punch, que antes era um golpe Special por ser do tipo FIRE, é, na verdade, um golpe físico e utiliza como base para cálculo o Attack do monstrinho.

Com base nessas mudanças, montar uma equipe para superar os desafios da quarta geração tornou-se uma tarefa ainda mais desafiadora, pois requer a análise do movepool dos monstrinhos em relação aos seus atributos dominantes. 

Se você ainda não estiver acostumado com a fórmula de criação do melhor time, estes são os critérios:

  • Os Pokémon presentes no time podem ser encontrados em todas as versões, não dependendo de trocas para evoluir;
  • As técnicas aprendidas por meio de TMs são obtidas todas antes da Elite Four; ou seja, nada de Move Tutors do pós-jogo;
  • Não teremos a presença de Egg Moves e Pokémon lendários, pois, para consegui-los, pode ser um pouco difícil e, ao obtê-los, tudo se torna MUITO fácil.

Sem mais delongas, fique agora com a melhor equipe para a região de Sinnoh, edição Torterra. Boa leitura!

Torterra

O Pokémon inicial da vez é Torterra, a segunda melhor opção para superarmos os desafios da região de Sinnoh. Dos tipos GRASS/GROUND, a tartaruga terrestre é totalmente voltada para o lado físico por ter bom HP, Attack e Defense.

Com a mudança de categoria, essa característica afetou diversos monstrinhos, em sua maioria, de forma positiva, e com Torterra não é diferente. Antigamente, todos os golpes do tipo GRASS eram da categoria Special, e como este não é melhor atributo do inicial, pouco podia ser feito.

A escolha dos golpes foi feita pensando na estrutura do Pokémon e dos desafios que serão dizimados a partir dessas escolhas. Abriremos com Wood Hammer, com alto poder e STAB. Use Razor Leaf até obter o item Heart Scale, necessário para ensinar o martelo de grama na cidade de Pastoria.
 

Em seguida, Earthquake, um dos melhores golpes do jogo (e com STAB), está disponível no Lv.32, ou seja, assim que Grotle evolui. Poucos são capazes de aprender a causar terremotos sem a obrigação de gastar o TM.26 no processo.

O terceiro golpe será Strength, ótimo para causar dano em diversos adversários e necessário para progredirmos no mapa. Finalizamos com Crunch, outra excelente opção para causar dano de modo geral e substituindo Bite, aprendido ainda como Grotle.

Quanto às opções de Nature, temos três: Adamant (+Atk, -SpA) por razões óbvias, Impish (+Def, -SpA) ou até mesmo Careful (+SpD, -SpA). Caso opte pelas duas últimas, é interessante substituir Crunch por Synthesis e recuperar HP ao longo das batalhas.

 

Gyarados


Dificilmente encontraremos outro Pokémon com  potencial e aplicabilidade igual ao de Gyarados. Sua composição inteira (tipo, atributos, habilidade e movimentos) é invejável, e podemos considerar o Pokémon atrocidade o monstrinho mais importante da equipe.

A dupla de tipos WATER/FLYING é incrível na região de Sinnoh, em especial quando pareada com Torterra. Isso porque o tipo FLYING é usado mais de forma defensiva do que ofensiva. Ainda, através da habilidade Intimidate, Gyarados reduz o Attack do adversário no primeiro turno que entra em campo.

Em termos de atributos, Gyarados é um atacante físico potente e com defesas interessantes para um Pokémon com esse perfil. Graças ao efeito de sua habilidade, golpes físicos causarão menos dano, isso sem contar a quantidade de resistências úteis complementadas pelos tipos de seus colegas.
 
 
Iniciamos seu moveset com Waterfall (agora físico), poderoso STAB e necessário para avançarmos até a Elite Four. Até lá, use Aqua Tail que, embora seja mais forte, a precisão inferior à de Waterfall não justifica o ganho de potência. Ice Fang é extremamente versátil e disponível já no Lv.32, ou seja, relativamente cedo.

Para aumentar suas capacidades ofensivas, Dragon Dance é a chave para o sucesso de Gyarados. A partir do primeiro uso, a serpente marinha atinge níveis expressivos para o modo campanha, e a partir do segundo, nada é capaz de pará-lo.

Finalizamos com Stone Edge para obter o máximo de cobertura neutra possível, sem falar na alta chance crítica. Outra opção seria Earthquake, no entanto, a cobertura se torna redundante, e os principais alvos são do tipo ELECTRIC, logo, não faz sentido tê-lo em seu moveset.

A escolha de Nature transita entre Adamant (+Atk, -SpA) e Jolly (+Spe, -SpA), com preferência para a primeira em virtude do aumento de dano ser melhor aproveitado do que a velocidade extra.

Drifblim

Aos fãs de Staraptor, fica aqui meu pedido de desculpas público, mas não há como deixar Drifblim de fora. Por conta da limitação de monstrinhos nas versões base da quarta geração, todo e qualquer diferencial entre os candidatos precisa ser considerado. É quase como em uma entrevista de emprego.

Drifblim é, talvez, o maior exemplo disso, muito por conta do tipo GHOST. Juntamente do tipo FLYING, temos incríveis três imunidades e três resistências.

Inclusive, essa característica foi determinante para a troca de habilidade de Gengar nas gerações mais recentes, já que a habilidade Levitate e o tipo GHOST combinados são exatamente iguais ao cenário do Pokémon dirigível.
 
 
Com base de HP altíssima e bons atributos ofensivos, Drifblim é o coringa do time, além de ser o usuário da técnica Fly, e como Sinnoh é uma região muito grande em termos de mapa, a velocidade de viagem entre uma cidade e outra é muito valiosa.

Seu moveset reflete muito bem suas qualidades e fornece meios confiáveis de causar dano em diversos tipos. Shadow Ball recebe STAB e será a principal ferramenta de dano. O já mencionado Fly também causa dano, e poderá ser usado até certo ponto nas batalhas.

Para aprimorar sua cobertura, Thunderbolt substitui a necessidade de monstrinhos do tipo ELECTRIC e o golpe Psychic contribui para vencermos com tranquilidade os capangas do Team Galactic. Até que possa usar o choque do trovão, use outro no lugar: Shock Wave, de precisão perfeita e ótimo em cenários onde a neblina é dominante.

Como Drifblim assume diversos papéis no time, sua Nature também é flexível. Para este moveset, o ideal é Mild (+SpA, -Def), todavia, Hasty (+Spe, -Def) ou Modest (+SpA, -Atk) são viáveis e dependem do perfil do jogador.
 

Medicham

O lutador telepata é o mais próximo que temos para atingir a mesma cobertura que Infernape possui. A Pokédex das versões Diamond/Pearl é muito limitada. O tipo que mais sofre dessa situação é FIRE, com apenas dois representantes: Infernape e Rapidash.

Como o primata em chamas é, sem sombra de dúvidas, o melhor Pokémon inicial da região de Sinnoh, é natural que a mesma combinação tente ser replicada em outros monstrinhos. Dos tipos FIGHT/PSYCHIC, Medicham foi amplamente beneficiado com a mudança de categoria dos golpes.

Agora, além do tipo FIGHT, golpes do tipo