Dicas e Truques

Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald (GBA): O melhor time para a região de Hoenn - Edição Sceptile

Veja o grupo escolhido para auxiliar Sceptile em sua jornada no universo da terceira geração de Pokémon

A terceira geração dos monstrinhos de bolso chegou no Game Boy Advance para renovar o ânimo da franquia e trouxe uma proposta completamente diferente das duas anteriores.

Com a mudança na programação dos jogos, as versões Ruby/Sapphire trouxeram inovações importantes, como o sistema de Effort individual e as famosas Natures.

Assim como acontece em cada região, um novo trio de Pokémon iniciais foi escolhido para conceder ao jogador um ponto de partida. Hoje, veremos a equipe selecionada para caminhar ao lado de Treecko, inicial do tipo GRASS, considerado pelos fãs como a pior opção para iniciarmos nossa aventura.

Para quem não está acostumado com a fórmula de criação do melhor time, estes são os critérios:

  • Os Pokémon presentes no time podem ser encontrados em todas as versões, não dependendo de trocas para evoluir;
  • As técnicas aprendidas por meio de TMs são obtidas todas antes da Elite Four; ou seja, nada de Move Tutors do pós-jogo;
  • Não teremos a presença de Egg Moves e Pokémon lendários, pois, para consegui-los, pode ser um pouco difícil e, ao obtê-los, tudo se torna MUITO fácil.

Sem mais delongas, fique agora com a melhor equipe para a região Hoenn, edição Sceptile. Boa leitura!

Sceptile

Tudo começa com o Pokémon inicial. Minha primeira aventura por Hoenn foi acompanhada de Sceptile, o que torna essa experiência muito marcante para mim. Lembro de todos os passos: abrir meu GBA SP, ligar minha cópia da versão Sapphire e escolher Treecko.

Todos os meus amigos na época começaram com Torchic, e apenas eu de Treecko. Não sei, algo na lagartixa verde me cativou. E não poderia ser diferente: assim que ela se tornou Sceptile, foi mágico.

O inicial do tipo GRASS, assim como a maioria, não é a melhor escolha para a região de Hoenn, e eu tinha ciência disso. Acredito que o desafio de vencer um jogo totalmente novo com a pior opção me motivou ainda mais.

De certa forma balanceado, Sceptile é um Pokémon bem rápido e com Special Attack acima da média. Seu Attack também não é de se jogar fora, por isso pode ser usado de forma mista. Por conta das mecânicas de dano da época, o Pokémon floresta terá um moveset bem legal e proveitoso.

Iniciamos com Leaf Blade, técnica aprendida no Lv.29 ainda como Grovyle, e que era exclusiva na época. Leitor, a animação e sons desse golpe são fascinantes. Ao fazer esse guia, pude ver depois de muito tempo como era feliz e não sabia. Fiz as onomatopeias de cada etapa e, no final, senti meus olhos marejados.

Em seguida, Dragon Claw (que ainda era Special) causa muito dano em qualquer alvo desde que não seja do tipo STEEL, e ainda dá aquela mãozinha contra Kingdra do Drake. Aerial Ace é nosso próximo golpe. Além de ser extremamente versátil, garante que Sceptile vença outros monstrinhos do tipo GRASS.

Para finalizar seu moveset, existem duas opções: Earthquake ou Giga Drain. O terremoto é obtido bem no final do jogo e será usado basicamente contra a Elite Four; no entanto, é bem forte. Até lá, use Dig ou Pursuit. Já Giga Drain pode ser usado para recuperar o HP e ainda causar um bom dano; porém, com dois golpes do tipo GRASS, a cobertura é comprometida.

A escolha de Nature ficou em Mild (+SpA, -Def) pelos atributos de Sceptile, por seu moveset, e porque sua defesa é seu pior atributo; logo, reduzi-la não fará tanta diferença.

Gardevoir

Gardevoir é o clássico exemplo de Pokémon feito para brilhar em sua geração de estreia. E não é para menos: com stats ótimos para a campanha, tipo até que dominante e movepool perfeito para sua função, não tinha como dar errado.

O tipo PSYCHIC era muito forte nas três primeiras gerações, e Gardevoir abusa disso. Basta ver os melhores times para a região de Hoenn, tanto originais quanto do remake. O Pokémon abraço está em todos!

Especialista no combate a longa distância, Gardevoir fica pronta no Lv.30; ou seja, algo em torno do quarto ginásio. Ainda como Kirlia, aprende o golpe Psychic, um dos mais fortes de seu tipo, senão o mais forte naquela época.

Sua habilidade, Trace, copia a do adversário, e com isso, ninguém está totalmente seguro. Pense nisso quando estiver enfrentando monstrinhos com habilidades fortes, como Salamence ou Milotic.

Começamos seu moveset com o já citado Psychic, recebendo STAB e destruidor de treinadores. Thunderbolt completa a cobertura e, mesmo na presença de Sceptile, é útil contra monstrinhos voadores. Enquanto não tiver o choque do trovão, Shock Wave funciona muito bem.

Calm Mind aumenta seus melhores atributos e transforma Gardevoir em uma máquina de nocautes. Thief também retorna para auxiliar contra os colegas psíquicos e fantasmas. Para este moveset, a Nature recomendada é Modest (+SpA, -Atk) ou Timid (+Spe, -Atk); porém, a redução de potência é notável e o ganho de velocidade não é crucial para seu sucesso.

Hariyama

Disponível logo após o primeiro ginásio, esse monstrinho é incrivelmente dominante e, junto de Sceptile, forma uma boa dupla nos momentos iniciais da campanha. Com sua altíssima base de HP e Attack acima da média, Hariyama funciona como um pivô defensivo; ou seja, gira o time para se encaixar no melhor cenário possível.

Outro fator que torna isso possível é sua habilidade, Thick Fat, que reduz o dano de golpes dos tipos FIRE e ICE pela metade. Os pontos positivos estão longe de acabar: com a ascensão do tipo DARK na terceira geração, os Pokémon do tipo FIGHT são muito valiosos.

Hoenn também está recheada de monstrinhos dos tipos NORMAL, ROCK STEEL, e ter uma forma confiável de lidar com tudo isso é imprescindível. Dada sua natureza ofensiva e ausência de Special Attack, Hariyama terá em seu moveset Vital Throw, golpe de STAB muito potente. Caso o cenário de ter que receber um golpe primeiro para depois atacar não te agrade, Brick Break é uma opção.

 
Para cobertura, Rock Tomb é excelente, ajudando o time e o próprio Hariyama, que não é dos mais rápidos. Para aumentar suas capacidades ofensivas, Bulk Up foi escolhido: depois de um ou dois usos, está praticamente imparável. O último golpe é um dilema eterno: Fake Out ou Toxic.

Ambos são movimentos de suporte e com funções distintas. Fake Out possui prioridade +3 e causa o efeito de flinch. O ponto negativo é que pode ser usado apenas no turno em que Hariyama entra em batalha. Toxic, por outro lado, coloca os adversários contra a parede e ajuda a vencer monstrinhos muito defensivos, como Dusclops.

Sua Nature será Adamant (+Atk, -SpA) por conta de seu inexistente Special Attack e altíssimo Attack.

Camerupt

Um dos meus Pokémon favoritos do tipo FIRE, Camerupt complementa o time Sceptile de uma forma incrível. Assim que temos acesso a Numel, ou seja, pouco tempo antes de enfrentarmos Flannery, teremos um recurso muito útil e que se provou consistente ao longo de toda a jornada.

As mecânicas de dano da terceira geração levavam em consideração o tipo do movimento e não a técnica em si. Portanto, Camerupt é capaz de causar dano nos dois lados do espectro ofensivo com golpes muito poderosos. Para se ter uma ideia, o Pokémon erupção pode aprender Earthquake por nível, algo bem valioso nas gerações passadas.

Mais um ponto que joga a seu favor é a sua combinação de tipos: FIRE/GROUND. Ofensivamente, oito tipos recebem dano dobrado de seus golpes de STAB e, curiosamente, são tipos presentes em muitas batalhas importantes.

A fim de extrair o potencial máximo desse Pokémon, montamos um moveset que irá dizimar os adversários. Por razões óbvias, Flamethrower e Earthquake são os primeiros, usáveis em praticamente todas as batalhas. Em seguida, Rock Slide completa o terremoto de forma magistral.

Para finalizar, Rock Smash ou Overheat podem ser usados, dependendo da escolha do jogador. Overheat recebe STAB e oferece dano superior ao de Flamethrower; porém, apenas no primeiro uso, pois seu efeito secundário é de reduzir o Special Attack pela metade a cada uso. Já Rock Smash serve de ferramenta para dano geral e ótima opção durante o treinamento.

Como Camerupt não é um Pokémon rápido (longe disso), suas opções de Nature são Brave (+Atk, -Spe) ou Quiet (+SpA, -Spe). Aqui, a escolha é puramente baseada em qual build será seguida, a de Rock Smash ou Overheat.

Sharpedo

Sharpedo dispensa comentários sobre sua performance. Rápido, potente e com bom movepool, o Pokémon brutal cabe como uma luva na equipe. Durante a montagem do elenco, percebemos que vários Pokémon do tipo WATER ficam disponíveis ao mesmo tempo.

Sendo assim, as possíveis escolhas para essa posição estavam entre Tentacruel, Golduck, Sharpedo e, por que não, Milotic. Ao colocarmos na balança o custo x benefício dos demais, percebemos que o torpedo se sobressai pela capacidade de vencer monstrinhos do tipo GHOST com facilidade, já que também é do tipo DARK.

Em seu moveset, teremos Surf e Crunch como opções de STAB, além de ótimas técnicas no geral. Ice Beam completa a cobertura superefetiva e fornece uma fonte de dano extremamente potente contra Drake, membro da Elite Four.

Finalizamos com Strength, técnica necessária para empurrarmos pedras e aplicável em diversas batalhas pelo seu poder considerável e cobertura neutra excelente. Como esse golpe causa dano físico, poderemos aproveitar o alto Attack de Sharpedo em diversos momentos.

Levamos em consideração o perfil ofensivo de Sharpedo na escolha de sua Nature, e para esse time, selecionamos Rash (+SpA, -SpD), já que as reduções de defesa não são relevantes e o ganho de Special Attack aprimora o dano dos três principais golpes em seu moveset.

Opcionais

Dodrio

Temos aqui o ‘sexto’ membro da equipe. Isso porque o time de Sceptile não requer um Pokémon do tipo FLYING para batalhas, apenas para o uso da técnica Fly. Ou seja, se acrescentarmos um Taillow na equipe, é o suficiente.

No entanto, Dodrio vai além e consegue entregar muitos benefícios ao time. Para começar, o golpe Tri Attack ainda era físico na terceira geração, assim como todos os golpes dos tipos NORMALFLYING. Desse modo, a ave tripla é capaz de causar um bom dano enquanto realiza suas atividades de fast travel.

Exploud

Dificilmente uma equipe da terceira geração não terá Exploud no time ou pelo menos o cogitará. No time de Swampert, Exploud substitui um Pokémon do tipo FIRE para evitar a redundância de tipos. Com Sceptile na jogada, a coisa muda de figura.

Aqui, sua função não é cobrir um tipo específico, e sim usar e abusar do potencial do tipo NORMAL. Golpes como Shadow Ball, Earthquake e Hyper Voice estão entre os melhores para se utilizar, além dos HMs Strength e Rock Smash.

Melhores Times Ruby/Sapphire/Emerald

Melhor time Ruby/Sapphire/Emerald - Swampert

Melhor time Ruby/Sapphire/Emerald - Blaziken

Melhor time Ruby/Sapphire/Emerald - Sceptile

Com isso, finalizamos as melhores equipes para os iniciais de Hoenn. Agora que cada monstrinho inicial tem seu time dedicado, aventure-se pela região e relembre (ou viva pela primeira vez) sua aventura. Gostou do time? Chegou a escolher Sceptile alguma vez no passado? Sentiu falta de algum monstrinho? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Davi Sousa

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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