Dicas e Truques

Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald (GBA): O melhor time para a região de Hoenn - Edição Blaziken

Descubra quais são os monstrinhos escolhidos para caminharem ao lado da galinha fogo de Hoenn durante sua jornada.

Lembro-me até hoje da primeira vez que vi um encarte contendo as informações sobre o mais novo jogo da franquia Pokémon, Ruby/Sapphire. Lá estavam os iniciais da terceira geração e suas formas finais. Assim que obtive minha cópia da versão Sapphire, não tive outra opção: Sceptile seria meu escolhido, indo na contramão dos meus colegas, que escolheram Blaziken.

E não é para menos: seja nos jogos ou no anime, Blaziken sempre teve um carinho especial pelos fãs. Seu design foi projetado para isso, acredito eu. Aliás, todos os iniciais de Hoenn meio que seguem essa característica, pois todos são realmente únicos em suas origens.

Recentemente, atualizamos a matéria do melhor time para as versões da terceira geração, e Blaziken acabou sem uma equipe dedicada. Para ser justo com todos, decidimos juntar um grupo especial de criaturas para ajudar a galinha flamejante em sua aventura pela região de Hoenn. Para quem não está acostumado com a fórmula, estes são os critérios:

  • Os Pokémon presentes no time podem ser encontrados em todas as versões, não dependendo de trocas para evoluir;
  • As técnicas aprendidas por meio de TMs são obtidas todas antes da Elite Four, ou seja, nada de Move Tutors do pós-jogo;
  • Não teremos a presença de Egg Moves e Pokémon lendários, pois, para consegui-los, pode ser um pouco difícil e, ao obtê-los, tudo se torna MUITO fácil.

Sem mais delongas, fique agora com a melhor equipe para a região Hoenn, edição Blaziken. Boa leitura!


Blaziken

Um dos, senão o Pokémon inicial mais popular de todos, Blaziken é famoso por seu visual que exala poder e o primeiro a receber a combinação FIRE/FIGHT, uma das mais potentes no universo da terceira geração. Assim que atinge a forma intermediária, Combusken, já recebe o tipo FIGHT e aí a brincadeira começa para o jogador e acaba para os NPCs.

Estatisticamente falando, Blaziken é um atacante misto capaz de causar muito dano. Suas defesas, de certa forma medianas, contribuem para a ativação da habilidade Blaze, aumentando assim o dano de golpes do tipo FIRE quando estiver com 30% ou menos de seu HP total.

Por conta de sua natureza e movepool até que vasto para a terceira geração, Blaziken se dá bem em grande parte dos desafios importantes, especialmente contra a Elite Four e o campeão Steven nas versões RUBY/SAPPHIRE. Pensando nisso, seu moveset extrai o potencial máximo desse Pokémon para progredirmos na história e, com certeza, você o usará na maioria esmagadora das batalhas.


Iniciamos com Flamethrower, poderoso golpe STAB obtido no Game Corner da cidade de Mauville. Antes disso, use Blaze Kick. Em sequência, temos Brick Break, técnica que também recebe STAB e é nossa melhor opção. Até que seja possível ensiná-la, use Double Kick.

Para aprimorar sua cobertura ofensiva, Aerial Ace é recebido de prêmio ao vencermos a líder Winona. Mesmo havendo redundância de cobertura superefetiva, há momentos em que a cobertura do tipo FLYING se faz necessária. Finalizamos com Bulk Up, movimento que aumenta tanto o Attack como a Defense de Blaziken.

A fim de extrair o potencial máximo deste Pokémon, sua opção de Nature será Mild (+SpA, -Def), pois assim, Blaziken causará toneladas de dano com seus dois STABs sem perder velocidade. Ainda, mesmo reduzindo sua defesa física, a presença de adversários com monstrinhos do tipo PSYCHIC e WATER é bem maior, logo, reduzir a Special Defense não é o ideal.

Gardevoir

É quase impossível termos uma equipe de Hoenn sem este Pokémon. Mesmo o tipo PSYCHIC sendo consideravelmente enfraquecido na terceira geração, Gardevoir é um excelente Pokémon e completa a composição da equipe como nenhum outro monstrinho.

Gardevoir inclusive substitui Pokémon do tipo ELECTRIC e será crucial para atravessarmos as (muitas) rotas aquáticas presentes na região de Hoenn. O melhor de tudo isso é que podemos capturar Ralts antes do primeiro ginásio. Dessa maneira, teremos uma dupla bem forte logo nos momentos iniciais da jornada.

A habilidade ideal para o Pokémon abraço é Trace, que copia a do adversário sempre que Gardevoir entra em campo. Com isso, Drake e seu Salamence também receberão Intimidate, ou Levitate de Claydol do Steven será copiado, deixando Gardevoir imune a golpes do tipo GROUND.

Sua distribuição de atributos é bem simples e prática, facilitando assim a escolha de sua Nature. Aqui, usaremos Modest (+10% Special Attack, -10% Attack) para obter o máximo de dano possível em seus golpes. Outra opção seria Timid (+10% Speed, -10% Attack), no entanto, a perda de potência é notável e não justifica a velocidade extra.

O moveset começa com Psychic, STAB aprendido no Lv. 26 ainda como Kirlia. Para cobertura, teremos Shock Wave, golpe do tipo ELECTRIC, e prêmio por vencermos Watson em seu ginásio. Pouco tempo depois, Thunderbolt substituirá a onda de choques, outro presente pelo líder da cidade de Mauville após solucionarmos o problema com o gerador.

A técnica Calm Mind será usada ao máximo, pois, além de aumentar o dano especial, incrementa o potencial defensivo de Gardevoir. Terminamos a composição com Thief, golpe do tipo DARK e ótima escolha contra outros Pokémon do tipo PSYCHIC.

Sharpedo

O Pokémon brutal venceu a dura competição contra as demais criaturas do tipo WATER por diversos fatores. No universo da terceira geração, a cobertura neutra e superefetiva estava começando a ser relevante, porém, a disponibilidade de golpes não era nem de longe o que temos hoje. No entanto, ter dois tipos é uma vantagem logo de cara, ainda mais quando consideramos o bom movepool de Sharpedo.

A combinação WATER/DARK é muito forte em Hoenn, e mesmo sem a divisão físico/especial, Sharpedo consegue causar muito dano superefetivo e sua cobertura neutra é invejada pelos demais Pokémon do tipo WATER.

Agora, não espere resistência do tubarão torpedo: suas defesas são pífias e o menor dos ataques é capaz de causar dano fatal. Temos em Sharpedo o clássico exemplo do "canhão de vidro", levando a máxima "bater ou morrer" ao extremo. A ideia é que o alvo não sobreviva aos seus golpes, porque, se isso acontecer, são grandes as chances de perdermos o tubarão.

Por conta disso, seu moveset será completamente unilateral, podendo ser resumido em uma palavra: DANO. Iniciamos os trabalhos com Surf, técnica necessária para navegação nas múltiplas rotas aquáticas e poderoso STAB. Em seguida, Crunch será utilizado para dizimar monstros do tipo GHOSTPSYCHIC, tipos bem comuns na região de Hoenn.

Para complementar este moveset, escolhemos Strength, técnica necessária para empurrarmos pedras pelo mapa e com dano no geral. Seu último movimento será Ice Beam, e juntamente de seus STABs, formam uma excelente combinação ofensiva e que poucos conseguem sobreviver.

Devido ao seu perfil ser extremamente ofensivo e não se importar com a redução de defesas, usaremos a Nature Rash (+SpA, -SpD) para aumentar seu Special Attack, manter seu Attack neutro e sem reduções de velocidade.

Flygon

Demora para ter, é chato treinar, mas vale a pena. Flygon é daqueles Pokémon que são obtidos mais adiante na história e que sempre recompensam os treinadores pacientes. Sua forma base, Trapinch, está disponível poucos instantes após o terceiro ginásio, ou seja, relativamente cedo no jogo.

Comparando com as duas gerações anteriores, Pokémon do tipo DRAGON estão disponíveis apenas no final de nossas jornadas, no pós-jogo, e ainda precisam alcançar níveis muito altos, o que dificulta sua usabilidade. Isso sem falar na falta de movimentos para usufruir desse potencial destrutivo.

A libélula dracônica é um dos Pokémon mais populares de Hoenn e por um bom motivo. Seus dois tipos são excelentes na terceira geração, e inclusive se completam ofensivamente, já que o tipo GROUND possui vantagem contra o tipo STEEL, que recebeu alguns monstrinhos novos na terceira geração.

 
Sua habilidade é mais um ponto que joga a seu favor. Levitate impede que golpes terrestres causem dano e beneficia Blaziken. Por outro lado, a galinha de fogo pode absorver golpes do tipo ICE, formando mais uma dupla com alta sinergia.

Nossa recomendação de moveset é simples e prática. Earthquake recebe STAB e é um dos golpes mais fortes do jogo. O recém-criado Dragon Claw abusa da ampla cobertura neutra do tipo DRAGON e serve como opção para derrotarmos Drake, da Elite Four. Flamethrower e Crunch arredondam a cobertura e são bem úteis na região.

Flygon é bem versátil e flexível, refletindo na escolha de sua Nature. Como três de seus golpes são da categoria Special, e por Earthquake ter um alto poder, a preferência é Mild (+SpA, -Def) pelo fato de suas fraquezas serem todas voltadas para o lado especial.

Skarmory

Há quem diga que Pokémon defensivos não têm lugar em times para se jogar a campanha por não contribuírem o suficiente. Esse, felizmente, não é o caso de Skarmory. Por mais defensivo que seja, seu Attack não é de se jogar fora e seus dois tipos, FLYING/STEEL, são ótimos na região de Hoenn.

A diferença entre Skarmory e os demais Pokémon do tipo FLYING, como Tropius, Swellow e até mesmo Crobat é: o que esses Pokémon oferecem além do uso da técnica Fly? De fato, todos podem viajar rapidamente entre as cidades e funcionam basicamente da mesma forma em batalha.

Skarmory se destaca por suas resistências (9 no total) e duas imunidades. Já que a fórmula do melhor time envolve os monstrinhos para ajudar o inicial, nenhuma das opções apresentadas auxiliam Blaziken tanto quanto a ave de metal e, por isso, ganhou seu lugar na equipe.
 

Para batalhar com Skarmory e obter bons resultados, utilize Steel Wing e Fly como opções de STAB, sendo o primeiro a principal fonte de dano e o segundo para viagens rápidas. No departamento de utilidade, Spikes causa dano a todos os adversários que pisam no chão e é muito valioso em batalhas importantes, principalmente contra Sidney, Phoebe, Steven e Wallace.

Encerramos com Toxic, técnica que drena lentamente o HP dos adversários e perfeita quando pareada com Fly, pois o intervalo entre os turnos de semi-invulnerabilidade e o ataque ativam o veneno e contribuem para acumular os contadores de veneno.

Seu perfil sugere as Natures Adamant (+Atk, -SpA) ou Careful (+SpD, -SpA), e fica a cargo do treinador escolher qual delas se encaixa melhor em sua proposta.
 

Opcionais

Exploud

O Pokémon sonoro, desta vez, ficou na reserva. Isso não quer dizer, no entanto, que sua presença não deva ser considerada. Não há um padrão, mas os Pokémon do tipo NORMAL são ótimos parceiros para os iniciais do tipo FIRE, e com Exploud, não há exceção.

Assim como Blaziken, teremos um Pokémon capaz de usar tanto golpes físicos como especiais. Ademais, a flexibilidade de moveset contribui para cobrirmos alguma situação específica. No geral, Exploud é bem útil e recompensará seus treinadores satisfatoriamente.

Vileplume

Ainda que o Pokémon flor aumente as fraquezas para os tipos FLYING PSYCHIC, sua presença na equipe finaliza a combinação GRASS/FIRE/WATER, muito consistente ao longo da jornada e que funciona em todas as versões.

Vileplume é conhecido principalmente por seu potencial defensivo, entretanto, não pense que esse rostinho bonito não é capaz de atacar: em virtude das mecânicas de dano, Vileplume pode utilizar tanto o Attack como Special Attack, servindo de opção para superar monstrinhos do tipo WATER, especialmente na versão EMERALD.

Fala a verdade, deu até vontade de jogar as versões da terceira geração novamente. Com esta equipe, Blaziken e seus companheiros não terão problemas para superar os desafios da região de Hoenn.

E você leitor, lembra da sua primeira aventura com este Pokémon inicial? Sentiu falta de algum Pokémon? Acha que Exploud possui um lugar fixo na equipe? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!

Revisão: Cristiane Amarante


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
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