Historicamente, a CCXP não é um dos melhores lugares para se visitar se o seu foco são videogames. Os jogos acabam disputando atenção – e muitas vezes perdendo público – para séries, filmes e quadrinhos.
Porém, isso não impediu a Nintendo de voltar para a edição 2024 da feira. Em sua segunda participação consecutiva no evento geek, a empresa mostrou que entende a peculiaridade dessa convenção específica: as ativações vêm em primeiro lugar, enquanto os jogos em si podem ficar relegados a um segundo plano. No entanto, isso não é necessariamente algo negativo.
Os mesmos jogos
Se cortássemos a área da Big N fisicamente no meio, uma divisão era nítida: de um lado ficavam os jogos e, do outro, atividades como oportunidades para tirar fotos e ganhar brindes.
Do lado dos softwares que a empresa levou ao evento, estavam os usuais títulos de Nintendo Switch que já vimos vez ou outra na Brasil Game Show ou na gamescom latam:
- Just Dance 2025 Edition
Novamente vemos a estratégia de colocar para teste jogos com localização em português brasileiro. Todos os games estão disponíveis em nosso idioma, tirando Pokémon Scarlet/Violet – o que é justificável, dado à franquia gigantesca que é a dos monstrinhos de bolso.
Porém, a quantidade de estações de jogo era muito menor se comparada a de outros eventos deste ano. Em nossa visita, contamos somente 25 consoles, incluindo um com controle dedicado a pessoas com deficiência, iniciativa que felizmente voltou da BGS 2024.
Nenhum game tinha mais de seis TVs com jogadores. Além disso, a sensação era de que as filas para aproveitar os títulos estavam mais vazias do que o usual. Sim, nossa visita ter ocorrido em uma sexta-feira à tarde pode justificar esse aparente esvaziamento.
Mas não é difícil supor que a falta de jogos inéditos tirou um pouco da empolgação do local. É possível que a maior parte dos visitantes já tenha experimentado esses títulos em casa ou em eventos anteriores.
Além disso, foi notável a ausência de títulos disponíveis no Nintendo Switch Online, um serviço que a empresa destacou em praticamente todos os seus eventos recentes.
![]() |
A única menção do Nintendo Switch Online no estande foi esta divulgação do aplicativo de música Nintendo Music, disponível na assinatura |
Brindes repetidos
Essa repetição de conteúdo também esteve presente nos brindes. A maior parte dos itens que a Big N estava distribuindo já é conhecida pelos fãs.
Estavam lá as costumeiras viseiras com os chapéus de Mario e Luigi, e a coroa da Princesa Peach; cartelas de adesivos de Super Mario Party Jamboree; e pôsteres de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom. Embora não tenhamos encontrado em nossa passada pelo estande, vimos registros de pessoas que ganharam pôsteres de Super Mario Bros. Wonder e óculos de Just Dance 2025 Edition.
Já para usuários do My Nintendo, a empresa distribuiu uma sacochila temática de Super Mario para aqueles que apresentassem o Código QR de sua conta no balcão. Não é um presente ruim, mas esse é exatamente o mesmo brinde disponibilizado tanto na gamescom latam 2024 quanto na BGS 2024. É como se a Nintendo estivesse com um estoque excessivo de sacolas das quais não consegue se desfazer, por mais que tente a cada evento.
Mas, mesmo com a reincidência de mimos, as filas para obtê-los eram as maiores do estande, o que mostrava o interesse do público no outro aspecto do estande: as ativações.
Ativações disputadas
Se os jogos estavam com procura menor, as oportunidades de tirar fotos com personagens reuniam muitas pessoas.
A cada 30 minutos, os irmãos Mario e Luigi e o gorila Donkey Kong apareciam no estande alternadamente para tirar fotos com os visitantes. O local das imagens era estratégico: em frente a cartazes de Mario & Luigi: Brothership e de Donkey Kong Country Returns HD, respectivamente o mais recente e o próximo lançamento first-party para Nintendo Switch. A quantidade de adultos e crianças que se juntavam para registrar esse momento com os personagens era grande.
![]() |
Outra oportunidade de foto era de Super Mario Party Jamboree, em que visitantes podiam posar com um dado gigante |
Tão disputada quanto era a principal atração da área da Big N: o quiz de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom. A brincadeira, adaptada de uma atividade realizada no lançamento do jogo na loja Nintendo New York, consistia em 15 perguntas sobre o jogo que um grupo de até cinco pessoas podiam responder juntas. Para não dizer que todos os brindes do estande eram repetidos de feiras anteriores, o grupo que conseguisse responder todas ganhava, além do pôster do game, uma cobiçada camiseta com o logotipo do título.
Sem dúvidas, essa foi a atração mais divertida do espaço da Nintendo. Ganhar o quiz era certeza graças à boa vontade e à animação dos monitores, sempre preparados para ajudar com alguma dica bem-humorada. Junto a um grupo certo de colegas participantes, a atividade tornava-se ainda mais descontraída. Foi uma bem-vinda oportunidade de leveza em meio às filas eternas e ativações lotadas da feira.
Pensando além dos fãs
À primeira vista pode parecer estranho a atividade mais interessante de um estande de uma empresa de videogames não ser um game propriamente dito. Mas, para um evento como a CCXP24, isso faz todo o sentido.
É perceptível que a Nintendo aproveitou o evento para reforçar a presença de seus personagens no imaginário popular. O objetivo não era necessariamente mostrar o que já de mais novo para o Nintendo Switch, mas sim apresentar novos jogadores a Mario, Zelda, Donkey Kong, entre outros.
Afinal, para quem está conhecendo ou redescobrindo a Big N agora, momentos como a CCXP24 podem influenciar na compra de um Nintendo Switch. Pois, mesmo com um sucessor do hardware a ser anunciado, a empresa ainda não desistiu seu atual console híbrido.