Masahiro Sakurai afirma que IA pode ser aliada no desenvolvimento de grandes jogos

Em entrevista, desenvolvedor comenta as mudanças no mercado e a necessidade de adaptação dos criadores de software.

em 23/06/2025

Masahiro Sakurai, criador de Super Smash Bros. e Kirby, comentou que os jogos AAA estão cada vez mais complexos e caros, chegando a um ponto insustentável. Em entrevista recente, ele afirmou que, sem uma mudança profunda no modelo de produção, o ritmo atual de desenvolvimento não vai durar.

Sakurai explicou que títulos de grande escala exigem equipes enormes e prazos longos — às vezes cinco anos ou mais — e esse peso financeiro pode comprometer a indústria. Para ele, a única “brecha” que vislumbra é o uso de IA generativa para automatizar tarefas repetitivas, como geração de cenários, otimização de assets e ajustes iniciais de balanceamento.
“O futuro é incerto, mas não creio que esse modelo atual vá funcionar por muito mais tempo. Precisamos repensar todo o framework de produção, usando IA para ganhar eficiência e liberar os desenvolvedores para focar na parte criativa.”
Masahiro Sakurai

Segundo o designer, estúdios que adotarem essa abordagem poderão reduzir custos e acelerar o ciclo de lançamentos. Sem a IA, manter a qualidade e o escopo dos jogos modernos, com centenas de profissionais envolvidos, tende a se tornar inviável a longo prazo.

Siga o Blast nas Redes Sociais
Pedro Macedo
Pai da Aurora, médico, economista. Tornou-se nintendista aos 4 anos de idade após ganhar um SNES. Escreve sobre o contexto econômico dos videogames e o impacto positivo deles na saúde mental dos jogadores. Mestre Pokemon nas horas vagas. Siga-me no Instagram