Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald: é possível vencer o jogo usando o time do rival?

Será que conseguimos superar os desafios da região de Hoenn com a mesma equipe de nosso rival?

em 09/08/2025



Chegamos a Hoenn, lar da terceira geração de Pokémon. Sua história inovadora e pioneira em apresentar as mascotes como parte do enredo definiram o padrão seguido até os dias de hoje.

Em termos de desafios, a geração Advance elevou moderadamente o nível de dificuldade em relação à anterior, mas nada que afete a experiência. Isso inclui os confrontos com nossos rivais. Isso mesmo, no plural.

As versões Ruby/Sapphire/Emerald possuem dois adversários diretos ao jogador: May/Brendan e Wally. O primeiro é o oposto do personagem selecionado como protagonista, enquanto o segundo busca se tornar um grande treinador, mesmo sem experiência alguma.

O contraste entre os dois é gritante: enquanto Wally cresce de forma exponencial com sua Gardevoir, o segundo rival, filho do professor da região, mal consegue evoluir seu inicial para seu estágio final.

Sendo assim, não há como considerá-lo para esse desafio. Apenas Wally possui um time relevante e com condições claras de concluí-lo. Sem mais delongas, fiquem com o desafio dos rivais, agora na região de Hoenn. Boa leitura!

Estrutura da equipe

Para que fosse possível realizar o desafio com a equipe de Wally, tivemos que abrir uma pequena exceção. Logo no começo, em Petalburg Woods, há uma batalha contra um capanga do Team Aqua que possui um Poochyena, do tipo DARK

Como Ralts é um Pokémon do tipo PSYCHIC, e sem golpes que causem dano direto à hiena noturna, somente nesta batalha será usado o inicial concedido pelo Professor Birch, do contrário, é praticamente impossível vencer essa batalha.


O time de Wally é composto por: Gardevoir, Delcatty, Roselia, Magneton e Altaria. O balanceamento de tipos, no papel, é magnífico. Há respostas para as fraquezas combinadas e grande potencial de sobrevivência. Na prática, no entanto, ocasionalmente deixa a desejar.

Critérios da Campanha

Dividimos a jornada em três estágios para demonstrar o desempenho das equipes. Como Wally não possui um inicial da região de Hoenn em sua equipe, a progressão depende exclusivamente da obtenção de um Ralts e de treiná-lo até o Lv.6 para que possa aprender a técnica Confusion.

O uso das técnicas de campo (HMs) será feito por Pokémon que não fazem parte do time, salvo quando fizer parte do moveset final. Com isso, os movimentos utilizados pelos integrantes da equipe serão os mesmos usados pela máquina, ou seja, os TMs serão usados apenas quando necessário.


Quando não for possível seguir os mesmos movimentos, as técnicas utilizadas serão as mais próximas, seja em poder ou no efeito. A progressão de nível será feita conforme o ganho de experiência, ou seja, não limitamos os níveis dos Pokémon de acordo com os confrontos do rival.

Começo do jogo: primeiras três insígnias

Ter um Pokémon do tipo PSYCHIC como “inicial” possui muitos benefícios. Nos momentos iniciais da jornada, dificilmente teremos adversários com defesas suficientes para resistir aos poderes de Ralts. Skitty é obtida antes do primeiro ginásio e, embora pareça um Pokémon fraco (e é), podemos usá-la pontualmente para aliviar a pressão.

Roxanne e Brawly são os dois primeiros líderes de ginásio disponíveis, e com o grande poder do Pokémon sentimento, nada podem fazer. A baixa Special Defense dos Pokémon do tipo ROCK e a fraqueza do tipo FIGHT contribuem para um começo suave e sem grandes desafios.


As coisas começam a ficar complicadas contra Watson (ELECTRIC) em virtude da presença de Magnemite e Magneton, ambos do tipo STEEL. Nesse ponto do jogo, o time não tem recursos eficientes, portanto, o ideal é que Kirlia já esteja pelo menos no Lv.26 para usar Calm Mind + Psychic e aplicar um bom dano.

Vale lembrar que, diferente de Kadabra, Kirlia não possui bases de atributos altas. Ou seja, mesmo que possa aumentar suas capacidades com Calm Mind, a forma intermediária é frágil, sem nenhum acúmulo e suscetível a técnicas como Sonic Boom.

Meio do jogo: quarta a sexta insígnia

Antes do quarto ginásio, Swablu é adicionado ao grupo e caminhamos para a conclusão dos integrantes. É bem provável que Kirlia tenha alcançado o Lv.30, marca em que atinge sua forma final, Gardevoir. Podemos evoluir Skitty em Delcatty usando a Moon Stone e finalizar seu moveset rapidamente.

Flannery é a quarta líder e especialista no tipo FIRE. Na terceira geração, o cálculo de dano ainda era feito com base no tipo e não no golpe em si. Desse modo, todos os golpes do tipo FIRE causam dano Special.


Em outras palavras, Gardevoir passa facilmente por esse ginásio graças aos acúmulos de Calm Mind, tanto para sobreviver como para causar toneladas de dano. O quinto líder é Norman, nosso pai e especialista no tipo NORMAL.

Não pense que Slaking será fácil apenas por sua habilidade, Truant. Durante a batalha, nos turnos em que o Pokémon preguiça ataca, não há muito o que fazer. A estratégia envolve paralisá-lo com Roselia assim que possível.

Isso abre uma janela para abusarmos da técnica Double Team de Gardevoir, pois com as chances reduzidas de atacar em virtude da paralisia e aumento da evasiva, podemos usar Calm Mind no turno de descanso de Slaking, garantindo a vitória.


Winona (FLYING) é facilmente vencida por Magneton, o último membro a se juntar à equipe. Nossa única preocupação é com sua Altaria, que possui Earthquake. Aplicar a mesma estratégia de Slaking é o melhor caminho.

Final do jogo: duas últimas insígnias e Elite Four

Agora que o time está completo, temos todos os recursos disponíveis para superar o arco dos times rivais. Seja nas versões Ruby/Sapphire ou Emerald, enfrentar Team Aqua e Magma é um passeio no parque para esta equipe.

No sétimo ginásio, há uma diferença entre as versões: no par vermelho e azul, Tate e Liza, especialistas no tipo PSYCHIC, possuem apenas dois Pokémon, enquanto que na versão esmeralda há quatro criaturas, aumentando um pouco a dificuldade. Delcatty contribui com Faint Attack e Roselia até que pode ajudar, mas com ressalvas.


O último ginásio é do tipo WATER, logo, Roselia e Magneton são eficazes e se completam perfeitamente, tanto contra Wallace como Juan. Um ponto importante e que merece destaque é a presença de Kingdra no time de Juan: por também ser do tipo DRAGON, não possui fraqueza aos tipos ELECTRIC GRASS. Paralise-o e siga com Gardevoir.

Chegando na Elite Four, Sidney é superado por Altaria, já que Pokémon sussurrante é capaz de usar a técnica Dragon Dance quando alcança o Lv.40. Após dois usos, terá potência suficiente para vencer utilizando Aerial Ace.

Phoebe é facilmente explorada pela técnica Toxic de Roselia e de forma surpreendente, Delcatty é muito útil nessa batalha por ser do tipo NORMAL e imune ao tipo GHOST. Ainda, o golpe Faint Attack causa um bom dano e combina com o envenenamento.


Glacia é, talvez, o membro mais fácil de vencer de todas as Elites. Acumular Calm Mind é uma tarefa fácil, e já no primeiro Glalie é possível atingir o máximo de Special Attack, pois o tipo ICE causa dano Special. Drake também sofre do mesmo problema: o tipo DRAGON também é Special.

Contra Steven, temos um embate extremamente técnico e muito desafiador. Não há como vencer apenas com golpes de dano direto. Para nossa sorte, há diversas oportunidades para usarmos Calm Mind e Double Team. Nem mesmo a quádrupla resistência de Metagross ao tipo PSYCHIC é capaz de deter o Pokémon abraço.

Na versão Emerald, temos Wallace como campeão. A batalha é praticamente um replay da luta contra Juan. O ímã e a rosa deletam os adversários com facilidade, e ainda temos o apoio de Gardevoir, se necessário. O tipo WATER causa dano Special na terceira geração, ou seja, sabemos onde isso vai parar, não é?

Veredito

Sim, é possível vencer os jogos usando o time do rival. Como o elenco é o mesmo nas três versões, o desempenho na campanha é bem próximo, salvo contra o campeão.

Gardevoir e Magneton são a espinha dorsal do time, enfrentando tudo e todos sem grandes esforços. É importante mencionar que, em virtude da presença da técnica Calm Mind, grande parte dos desafios é superada somente após diversos usos. Sem esse movimento, possivelmente não teríamos como vencer os embates.

Altaria passa a ser relevante após o Lv.40, enquanto Roselia é excelente no começo para o meio do jogo. Em Emerald, a rosa é mais efetiva graças à repetição de tipos nos principais desafios. Curiosamente, Delcatty se provou em cenários específicos e pôde ser utilizada pontualmente de forma razoável.

Revisão: Cristiane Amarante
Capa: Ghostly
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Victor Hugo Carreta
Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
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