Pokémon Legends Z-A: o melhor time para a cidade de Lumiose

Conheça os comandados para se obter o máximo desempenho durante a campanha em Legends Z-A.

em 08/11/2025




Depois de muita pesquisa, avaliação da Pokédex e testes exaustivos para obter a melhor combinação, finalmente foi possível desenvolver o melhor time para superar os desafios da cidade de Lumiose em Pokémon Legends: Z-A.

A mecânica de batalha seguindo o padrão de RPG de ação e ausência das habilidades são, basicamente, a espinha dorsal do jogo, e, com isso, criar uma equipe capaz de vencer tudo sem sofrer é uma tarefa árdua. Tudo começa com a escolha do primeiro Pokémon: Tepig. Sim, o porquinho de fogo é o melhor monstrinho inicial, e de quebra possui uma megaevolução interessante para cumprir seu papel.

Se esta é sua primeira vez, o melhor time é composto pelos Pokémon que, quando combinados, são capazes de superar todos os desafios propostos: Z-A Royale, Rogue Mega Evolution e rivais. Como Legends Z-A segue um padrão diferente da linha principal, os critérios de seleção dos Pokémon sofreram leves alterações para ir ao encontro da proposta; são eles:
  • Os Pokémon selecionados para o melhor time não dependem de trocas para evoluir;
  • Consideramos as técnicas presentes até a batalha final do game, ou seja, movimentos recebidos/encontrados no pós-jogo não serão utilizados.
Sem mais delongas, fique com o melhor time para a cidade de Lumiose. Boa leitura!

Emboar

O sucesso de Emboar está relacionado diretamente com sua combinação de tipos, FIRE/FIGHTING, permitindo que o porco de fogo seja eficaz contra metade dos desafios da história principal. Nenhum outro Pokémon disponível chega perto disso.

O começo do jogo é avassalador para Tepig e Pignite. Ao evoluir para sua forma intermediária, a técnica Power-Up Punch entra na jogada, aumentando suas capacidades ofensivas temporariamente. Poucos níveis depois, Flame Wheel se junta ao arsenal e poucos adversários são capazes de sobreviver.

A grande questão envolvendo o inicial do tipo FIRE é durante o “mid-game”, ou seja, entre os níveis 28-36. Nesse ponto do jogo, Pignite começa a perder um pouco de sua força. A título de comparação, nessa faixa de níveis, os outros dois iniciais já estão em suas formas finais.


Sua megaevolução, ainda que potente, mantém os dois tipos de sua forma base, algo que não acontece com os outros dois iniciais. Dessa forma, a mesma qualidade que o torna bom e diferente dos demais é um de seus pontos “fracos”.

Sendo assim, seu moveset terá a presença de técnicas fortes para derrubar os adversários rapidamente. Flare Blitz e Close Combat são obrigatórios para causar dano massivo. Power-Up Punch é o segundo golpe de STAB do tipo FIGHTING para iniciar a luta e finalizar com Close Combat.

Devido à mecânica diferenciada de combate, ou seja, tempo de recarga em vez de pontos, ter muitos golpes de cobertura no moveset não é tão efetivo quanto na linha principal. Sendo assim, a última opção de técnica para Emboar será um coringa: Fire Punch, Heat Crash, Wild Charge e Head Smash são ótimas alternativas.

Com base em seu perfil ofensivo, a melhor Nature para Emboar é Adamant. Por conta da mecânica do intervalo entre os ataques ser calculado com base na Speed, a Nature Jolly pode ser considerada, porém há uma clara perda de potência.

Gyarados

Mesmo sem sua habilidade, Gyarados é extremamente útil em nossa jornada pela cidade de Lumiose. Os tipos WATER/FLYING de sua forma base são ótimos em todos os estágios do jogo, garantindo uma série de resistências e uma imunidade.

Aproveitando o compartilhamento de experiência com toda a equipe, podemos capturar um Magikarp e deixá-lo de kanto (piada intencional aqui) por um tempo até que alcance o Lv.20 e passe a destruir tudo.

Gyarados também possui uma megaevolução, e das boas. O tipo FLYING é substituído pelo tipo DARK, abrindo assim um leque enorme de possibilidades ofensivas e defensivas. Basicamente, temos dois Pokémon em um, pois a usabilidade de suas formas estão diretamente relacionadas ao cenário em que Gyarados se encontra.


Waterfall é obrigatório para causar dano, e em batalhas contra mais de um adversário pode acertar todos que estão na mesma linha. Em seguida, Crunch é útil para redução de defesa e recebe STAB quando megaevoluir. 

Enquanto estiver em sua forma base, Bounce é a melhor opção, e ainda pode paralisar o adversário. O último golpe pode variar entre Ice Fang, Dragon Rush ou Bite, que em conjunto de Crunch permite um combo de mordidas durante sua megaevolução para causar toneladas de dano.

Por razões óbvias, sua Nature será Adamant para obter o maior poder destrutivo possível. Assim como Emboar, Jolly também é uma opção e possui as mesmas ressalvas.

Gardevoir

Impossível imaginar um time situado na região de Kalos sem a presença de Gardevoir. Não só pelo fator mega, claro, mas sim por sua dominância em termos de usabilidade. A combinação PSYCHIC/FAIRY é magnífica em Legends Z-A.

Seu movepool vasto e repleto de cobertura favorece o Pokémon abraço em todos os sentidos, pois quase sempre terá uma boa opção contra os adversários. Isso abre uma janela de oportunidade para equipar o item Expert Belt, que potencializa o dano de golpes superefetivos.

Agora, a verdadeira festa começa quando Mega Gardevoir está em campo. Com Special Attack altíssimo, Special Defense muito acima da média e com incremento leve na velocidade, temos em mãos um Pokémon completo.


Para refletir esse potencial explêndido, seu moveset terá os seguintes golpes: Moonblast recebe STAB e, por não possuir imunidades, pode ser usado livremente. Thunderbolt aprimora a cobertura superefetiva e pode paralisar os adversários, reduzindo assim a frequência dos ataques.

Para finalizar, Mystical Fire reduz o Special Attack do adversário, e Calm Mind aumenta brevemente o Special Attack e Special Defense de Gardevoir. Psychic ou Dazzling Gleam podem substituir Mystical Fire eventualmente.

A Nature que melhor combina com Gardevoir é Modest, a fim de obter o maior Special Attack possível. Timid é boa para compensar a demora no carregamento de golpes à distância, e por ter Calm Mind não sofrerá tanto com a queda de potência.

Garchomp

Garchomp está no melhor time por duas razões: dominância e megaevolução extremamente poderosa. Seus dois tipos, DRAGON/GROUND, aplicam pressão ofensiva sem igual. Basicamente, todos os Pokémon presentes no jogo recebem ao menos dano neutro de seus STABs.

Defensivamente, por ser um pseudo-lendário, há um grande potencial de sobrevivência, ainda mais pela quantidade de resistências proporcionadas pelo tipo DRAGON. Sua mega forma mantém os tipos base, contudo, seu Attack atinge níveis astronômicos.

O grande problema de Garchomp é justamente o que o torna tão importante: sua forma final demora mais do que os outros integrantes, e para que isso não afete seu desempenho, é provável que haja o famoso over level, ou seja, o tubarão estará muitos níveis acima do desafio à sua frente.


Para que Garchomp possa brilhar como merece na cidade de Lumiose, golpes de STAB não podem faltar. Earthquake e Bulldoze causam dano em área e podem ser usados em conjunto. Outrage carrega rapidamente e causa um bom dano no geral.

Swords Dance dobra o Attack de Garchomp temporariamente, e em termos de tempo é possível nocautear dois adversários até que o efeito acabe. Para cobertura de dano, Iron Tail é recomendado por ser capaz de vencer Pokémon dos tipos FAIRY e ICE ao mesmo tempo.

Quanto à Nature, Adamant é preferível para se obter o máximo de dano possível, já que Garchomp é bem rápido. Jolly, por outro lado, permite uma cadência maior nos ataques, e em virtude de Swords Dance, não há tanta diferença do poder ofensivo.

Eelektross

Disparado o melhor Pokémon do tipo ELECTRIC com custo-benefício. Não que as outras opções desse tipo sejam ruins, nada disso. A diferença está nos recursos disponíveis para cada um, disponibilidade em relação ao momento da história e longevidade.

Manectric é ótimo até a metade do jogo, depois disso, apresenta sinais claros de decadência. Ampharos, por outro lado, sobra nesse quesito. Porém, para ser realmente eficiente, necessita de sua megaevolução. Eelektross é a junção dos dois mundos, e ainda pode megaevoluir.

Mesmo sem ter a velocidade do cachorro ou o poder da ovelha-dragão, a enguia de Unova se destaca pela cobertura superefetiva e defesas boas. Ofensivamente, Eelektross também não deixa a desejar. Primariamente físico, mas com bom Special Attack, uma combinação mista é bastante eficiente e com potencial incrível.


A opção de STAB varia entre Wild Charge e Thunderbolt, e depende de como o treinador deseja rodar Eelektross: físico com golpes à distância ou o contrário, foco em longa distância com opções de curto alcance.

Para cobertura, Fire Punch ou Flamethrower são belíssimas opções. Giga Drain ou Liquidation ajudam contra alvos específicos. Thunder é uma alternativa de STAB para dizimar os adversários, e U-Turn reposiciona Eelektross para disparar um golpe à distância em segurança.

A escolha de Nature depende do padrão de ataque: Brave para combinações especializadas em dano físico e Quiet para técnicas de longo alcance. Caso opte por uma combinação inteiramente física, vá de Adamant; e se preferir apenas golpes à distância, Modest é a melhor opção.

Opcionais

Froslass

Boa opção para completar o sexteto. A combinação ICE/GHOST é excelente, e com a cobertura de Froslass, as chances de causar dano superefetivo são altas. Sua megaevolução aprimora o Special Attack, Special Defense e Speed, tudo que Froslass precisa para dominar as batalhas.

Krookodile

O crocodilo terrestre de Unova é muito bom mesmo sem megaevolução. A combinação GROUND/DARK é muito boa e responsiva na cidade de Lumiose e rivaliza diretamente com Garchomp. De perfil ofensivo, Krookodile possui técnicas interessantes e boa cobertura neutra, além de técnicas de potencialização, como Bulk Up.

Starmie

Alternativa no lugar de Gyarados, a estrela psíquica se provou eficiente desde os primeiros instantes na equipe. Em Legends Z-A, Pokémon que evoluem por item continuam aprendendo técnicas novas, logo, Starmie (WATER/PSYCHIC) pode ser obtida ainda nos ranks iniciais e se mantém consistente ao longo de toda a jornada, ainda mais com megaevolução.

Scolipede

A centopeia de Unova é ótima quando combinada com Emboar, assim como no melhor time para as versões Black/White. Rápida e com bom poder destrutivo, Scolipede (POISON/BUG) é um bom apoio no começo do jogo, e nos estágios finais da aventura sua megaevolução ajuda bastante na parte defensiva, especialmente contra Pokémon do tipo FAIRY.

Melhores times Legends Z-A

Melhor time Legends Z-A: Emboar



Melhor time Legends Z-A: Apenas Pokémon de Kalos (Em Breve)
A construção deste time para Pokémon Legends: Z-A equilibra poder, cobertura e acessibilidade, respeitando as limitações da campanha e suas mecânicas únicas. 

Cada escolha foi testada para garantir eficiência constante, desde os primeiros desafios até os combates finais em Lumiose, considerando curvas de evolução, disponibilidade e sinergia entre funções ofensivas e defensivas.

E você, leitor, o que achou da equipe? Acredita que algum Pokémon selecionado esteja sobrando ou que ficou de fora e merecia atenção? Deixe seu comentário e vamos conversar sobre o tema!
Revisão: Vitor Tibério
Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Hugo Carreta
Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 4.0).