Como jogaremos com o WiiU?

Você viu a apresentação da Nintendo na E3. Acompanhou todas as notícias, leu todas as entrevistas, assistiu a todos os vídeos. Mesmo assi... (por Bruno Grisci em 22/06/2011, via Nintendo Blast)

O que fazer com você? - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo BlastVocê viu a apresentação da Nintendo na E3. Acompanhou todas as notícias, leu todas as entrevistas, assistiu a todos os vídeos. Mesmo assim, ainda está difícil de visualizar o que um controle com touchscreen, câmera fotográfica e acelerômetros pode oferecer de interessante? Para sanar essas dúvidas, busquei comentários, vídeos e imagens e, num grande exercício de imaginação e futurologia, trago para vocês as mais incríveis possibilidades de uso do novo controle do WiiU.

Trailer de lançamento do WiiU.

Console de mesa portátil

A primeira função do WiiU que vem à cabeça é a possibilidade de liberar a TV para outra pessoa usá-la e continuar a jogatina no controle, e assim todos ficam felizes. Vi muita gente reclamar que não quer deixar de usufruir de seu belo aparelho televisor fullHD para jogar em míseras 6 polegadas, o que faz muito sentido. Mas, embora essa utilização tenha recebido bastante atenção durante e pós a E3, provavelmente será a mais básica e não tão importante.

Minigames no controle são certeza. - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo BlastExplico: transferir todo o jogo para a tela do controle deverá ser uma medida “emergencial” para os momentos de guerra pelo controle remoto, quando você gentilmente cederia e passaria um tempo jogando na telinha. Muito dificilmente seremos obrigados a jogar exclusivamente como um portátil, até porque, como a Nintendo já disse, precisaremos manter o console por perto. A exceção seriam games bem mais simples, como um jogo “go” (jogo de tabuleiro asiático) usando o controle como tabuleiro, o que foi mostrado no trailer do novo console.

Dando novos limites à sua televisão

Uma característica do WiiU que foi bastante usada, mas talvez não tenha recebido a merecida atenção, é a possibilidade de mostrar partes do cenário na TV e outras no controle. Imagine estar andando por um ambiente amplo, com o que está na sua frente sendo exibido na televisão. Sem mover a câmera, será possível visualizar o que está à direita, esquerda, atrás, acima e abaixo, apenas segurando o controle em diferentes direções.

2 telas = mais imagens - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo BlastAs utilidades são inúmeras, de meros detalhes como exibir a bola de golfe na areia aos seus pés até ajudar em games que valorizam a exploração, tendo que olhar ao redor para encontrar itens e lugares. A demonstração na E3, em que era necessário desviar das flechas que os piratas atiravam, é um exemplo interessante, pois a imagem da TV era fixa no barco, e as flechas deveriam ser encontradas justamente com esse recurso de olhar ao redor. Além disso, elementos como a lua e um outro navio só apareciam quando usávamos essa técnica. Não seria muito legal um jogo no qual, durante uma fase noturna, apenas olhássemos para cima com o controle sobre nossas cabeças e víssemos um céu estrelado?

Na demonstração do pássaro no jardim, era possível acompanhar a mesma cena de perspectivas diferentes.

Na animação do passarinho em uma paisagem japonesa, mais uma possibilidade: ver a mesma cena de duas perspectivas diferentes simultaneamente. Enquanto o pássaro voava na televisão, era possível visualizar o resto do cenário apenas virando o controle. Resumindo, em vez de reduzir o espaço de exibição para uma tela de 6 polegadas como alguns disseram, o WiiU está ampliando a nossa TV.

Mais espaço na sua tela

Você só quer poder sentar e admirar a beleza de um jogo no seu televisor gigante. Ótimo, não é mesmo? Mas quanto da tela realmente é a ação do jogo, e quanto está sendo ocupado por mapas, radares, menus e afins? E além de ocupar precioso espaço, navegar por eles nem sempre é uma tarefa das mais simples. Não seria tudo mais fácil se pudéssemos manipular esses elementos apenas clicando sobre eles, sem precisar pausar o jogo ou perder visibilidade?

Menus no controle prometem melhorar e muito a jogabilidade. - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo Blast

Pois é exatamente isso que o controle do WiiU oferece. Enquanto um menu de itens, por exemplo, aparece na tela de 6 polegadas, e você os seleciona com o sensor de toque, o game continua na sua televisão sem interrupções. Mais prático, fácil e organizado. Talvez até mesmo os jogos de estratégia, mais comuns em computadores por causa causa de sua jogabilidade, apareçam mais.

Aumentando a realidade

Será que os AR Cards do 3DS chegarão ao WiiU? - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo BlastO que a Nintendo iniciou em suas plataformas com o 3DS, provavelmente continuará e evoluirá com o WiiU: realidade aumentada. Como o novo controle possui uma câmera, será possível utilizar a realidade aumentada, aquela tecnologia que sobrepõe imagens virtuais sobre um cenário real. Talvez possamos esperar inclusive compatibilidade com os AR Cards do 3DS. O maior obstáculo, contudo, seria a posição da lente, logo acima da tela de toque, o que não é nada prático, já que possivelmente colocaríamos o cartão sobre uma mesa e apontaríamos com o controle, ou seja, ele precisaria ser virado de costas para o jogador, impedindo a utilização da tela e dos botões.

Para aplicações que colocam o jogador no game, como Wario Ware Snapped! (DSi), entretanto, esse é o formato ideal, pois a câmera estará sempre mirando seu rosto. No quesito realidade aumentada, é torcer para que mesmo com a posição desfavorável da lente, ainda seja possível oferecer mecânicas interessantes como o jogo Eye of Judgement (PS3).

Eye of Judgement, game para PS3 que faz uso da realidade aumentada.

Caça e caçador

Um problema que sempre existiu no multiplayer local é que seu adversário poderia ver suas jogadas, graças à tela dividida. A Sony está tentando resolver isso com a sua nova TV 3D, e a Nintendo com o WiiU. Uma das “experiências” mostradas na E3, a “Chase Mii”, ilustra muito bem isso. Funcionando como uma brincadeira de esconde-esconde, um jogador fica com o novo controle e usa a tela do mesmo, procurando um lugar para se esconder, enquanto seus companheiros usam wiimotes e a tela da TV para procurá-lo. Sem duas telas “independentes”, isso não seria possível.

Demo de "Chase Mii”

A Ubisoft também fez uma demonstração interessante dessa nova característica no jogo exclusivo para WiiU, Killer Freaks From Outer Space. Um competidor organizava estratégias de ataque dos pequenos alienígenas na touchscreen, enquanto outro jogava como o personagem principal com o wiimote e precisava se defender dos planos do adversário.

Demonstração de Killer Freaks From Outer Space e seu multiplayer.

Qualquer game com multiplayer local competitivo se beneficiará muito disso, de algo relativamente simples como batalha naval até jogos de ação mais robustos. E se não for para competir, também existe a opção de se divertir importunando os seus amigos. Em Ju-On: The Grudge (Wii), alguém poderia usar um segundo wiimote para ativar armadilhas e sustos, algo bem fácil de se imaginar para o novo controle do WiiU.

Fala que eu escuto

Uma “novidade” que o Kinect está tentando popularizar nessa geração são comandos por voz para jogos e aplicativos. Como o novo controle do WiiU terá um microfone, e até mesmo fará vídeo chamadas, não é muito difícil supor que também será possível implementar controle de voz nos softwares da nova plataforma. A partir desse ponto, o limite é a criatividade dos desenvolvedores. De navegação por menus e seleção de opções até realmente conversar com personagens. Antes que você pense que isso já é algo muito avançado, lembre-se que vários jogos já contam com essa jogabilidade, inclusive o futuro lançamento da Capcom para o 3DS: Nazo Waku Yakata.

Demonstração do “Optophonics”, use fones de ouvido.

E Nazo Waku Yakata é um game que preza pela experiência sonora, usando a tecnologia “Optophonics”, ou “som 3D”, que simula a intensidade, distância e direção dos efeitos sonoros, tornando eles muito realísticos, como se você estivesse no meio da cena (confira no vídeo acima). O problema é que para aproveitá-lo, é necessário o uso de um fone de ouvido, por mais simples que seja. Como o novo controle do WiiU terá entrada para fones de ouvido, nada impede que o “Optophonics” seja implementado em alguns jogos (lembrando que sem os fones, o áudio fica normal, ou seja, ninguém seria obrigado a jogar sempre com eles).

Seja o artista

Uma das funções mais óbvias e que todos devem ter pensado logo que viram o novo videogame é como ele será perfeito para qualquer mecânica que envolva desenhar ou outros movimentos que exijam essa precisão. O Wii e o DS já eram bons para essas aplicações, mas o WiiU promete ser ainda melhor.

Why so serious? - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo Blast

Faça arte! - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo BlastComeçando pelo mais básico, podemos contar com editores de imagem como o que aparece no trailer de lançamento do console, com uma pessoa desenhando Link na tela. Considerando o passado da Nintendo, é quase certo um editor de fotografias, então preparem-se para receber bigodes do Mario e ter suas bochechas rasbicadas. Além disso, os Miis possivelmente poderão receber mais detalhes graças a isso.

O uDraw já proporcionava experiências com tablets nos consoles atuais. - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo BlastJá nos games, os mais óbvios seriam os que seguem a linha de todos aqueles lançados para o uDraw. Para quem não se lembra, esse foi um acessório desenvolvido pela THQ para as plataformas da última geração, que nada mais era que uma tablet para desenhos. Ou seja, todos os jogos para ela são perfeitamente adaptáveis para WiiU, e isso envolve games no estilo Imagem & Ação e a série Drawn to Life.

A primeira coisa que pensei quando vi o novo controle foi como eu gostaria de jogar Okami nele. Tivemos uma versão para Wii e a continuação no DS (Okamiden), ambos se aproveitando dos controles para melhorar a jogabilidade, que consiste em desenhar na tela para manipular o mundo. No WiiU, teríamos a junção do melhor de cada sistema, mas como as vendas da série não foram muito boas dificilmente poderemos testar (mas que seria incrível, seria). De qualquer forma, qualquer jogo que explore direta ou indiretamente desenhos, como Epic Mickey (Wii) e Max and the Magic Marker (WiiWare), terá na nova plataforma da Nintendo um lar.

O pincel celestial de Okami ficaria incrível no WiiU. - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo BlastTrauma Center teria uma jogabilidade mais precisa. - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo Blast

E não só rabiscos, séries como Trauma Center, que exigem uma maior precisão na manipulação de instrumentos cirúrgicos, também se encaixam aqui. E recordam das marcações nos mapas de The Legend of Zelda: Phantom Hourglass (DS)? Certamente podemos esperar por esse tipo de uso da tela de toque do console.

Ideias randômicas

Nada disso o convenceu? Quer ver mais aplicações? Ótimo, abaixo listo algumas ideias interessantes e divertidas (ou nem tanto) que saíram de conversas com amigos sobre o WiiU. São apenas devaneios imaginativos, então não me culpe se alguns deles não forem utilizadas ou mesmo não sejam possíveis de serem implementadas.

  • Mirar o controle em um objeto do cenário, puxando o item, que sairia da TV e iria parar em um inventário na telinha. Depois, poderíamos recolocar o objeto em outro local.

  • Que tal? - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo BlastUma “raspadinha virtual”: aparece uma imagem na tela e você precisa esfregá-la para descobrir o que está por trás. Pode ser usado em puzzles ou mesmo como algum prêmio que você ganhou.

  • Um emulador de controles antigos: na tela do controle do WiiU aparece um controle de NES, por exemplo, que pode ser utilizado apertando os botões através do touchscreen. Pode não ser tão fiel ao original, mas seria uma opção bacana para o Virtual Console.

  • Usar a tela de toque para “scroll down”.

  • Em Pokémon Snap, você era fotógrafo de pokémon. - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo BlastTransformar o controle em máquina fotográfica, para jogos como Pokémon Snap (N64) e Fatal Frame.

  • Em um game como Paper Mario, virar o controle trocaria o mundo entre as versões 2D e 3D.

  • Tornar fotos e talvez até mesmo imagens da TV em partes de jogos, seja em um outdoor em um game de corrida a transformar seus amigos em lutadores como em Photo Dojo (DSi).

  • Misturar controles de movimento do wiimote e nunchuck com o novo controle.

  • Usar o novo controle como volante.

  • Usar a tela de toque como controle alternativo para games como Rock Band (as notas passariam na pequena tela).

Trailer de Photo Dojo.
  • Escrever a mão livre não será problema. - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo BlastPosicionar o controle em frente a uma parede no jogo e desenhar sobre ela. Por exemplo, criar uma porta para acessar uma nova área.

  • Customizar personagens a mão livre.

  • Detector de digitais para abrir passagens trancadas.

  • Escrever letras em jogos como em Super Scribblenauts (DS).

  • Usar a câmera para reconhecimento facial, algo que já está sendo implementado no 3DS e games como Nintendogs+cats e Love Plus 3D.

Enfim, quais dessas ideias se tornarão realidade? Não sabemos, essas são apenas suposições baseadas no que já vimos do console e experiências passadas. A Nintendo já disse que não deseja limitar as desenvolvedoras, dando total liberdade para que elas criem o que quiserem para o WiiU, então podemos esperar novos, criativos e ousados usos para o novo controle. E você, gostou dessas possibilidades? Achou elas legais, ruins? Como será que jogaremos no novo console da Nintendo?

Ansioso? - Como Jogaremos com o WiiU Nintendo Blast


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu sempre quis poder riscar nos mapas de Zelda, marcar cavernas escondidas mas por alguma razão inacessíveis naquele momento.

    Excelente matéria, Bruno!

    ResponderExcluir
  2. Só conseguia riscar mapas em Phantom Hourglass e Spirit Tracks. Agora riscarei mapas em The Legend Of Zelda: NOME DESCONHECIDO

    ResponderExcluir
  3. Doug sempre o primeiro a comentar XD
    ---
    Eu me lembro que na E3 o Iwata falou sobre o cara que estava desenvolvendo Kid Icarus e ele disse que ele estava em dúvida em qual plataforma usar para o jogo, então disse que tudo vinha a seu tempo. Agora, imaginem Kid Icarus no Wii U, com gráficos HD e tal, os controles podiam ser os mesmos que no 3DS, controlar os tiros na tela e mover o Pit com o analógico, ia ser D+

    ResponderExcluir
  4. Realmente o WiiU traz uma imensidão de possibilidades.
    Uma das que mais gostei foi a de poder ver outros ângulos diferentes do mostrado na TV atravez do controle. Isso será realmente inovador e vai revolucionar o modo de jogar. Criando uma nova interação e nível de realidade entre o jogador e o jogo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa quantas possibilidades, quero só ver a criatividade das produtoras com esse controle.

    ResponderExcluir
  6. logo quando vi o wiiU eu imaginei uma camera para pokemon snap xD

    ResponderExcluir
  7. o jogo que se joga no controle não é GO, é um jogo chamado acho que "Flip Flop". Jogo de GO as pedras somem quando cercadas, nesse elas se transformaram na cor oposta

    ResponderExcluir
  8. são realmente inumeras as possibilidades com o Wii U.
    Imagina então star fox? vc vê a nave na tela e os outros pilotos falam com vc pela tela do wii u. show *-*

    agora sobre emular um controle, se eu não me engano a sony já registrou uma patente de um touch que simula na tela controles retrô.

    Vamo ver no que da isso.

    ResponderExcluir
  9. Se como for... eu quero jogar no wii u!Se como for... eu quero jogar no wii u!

    ResponderExcluir
  10. Só não gostei da ideia de Paper Mario. Super Paper Mario foi IMO o pior jogo da série. Gostei muito do jeito como mudaram as coisas e deixaram o jogo mais parecido com os títulos mais tradicionais do encanador, mas o 3D é MUITO estranho e a história não foi um show à parte como nos dois jogos anteriores, mesmo sendo a que mais variou.
    Torcer para a Nintendo fazer direito com o de 3DS, só voltar às batalhas "clássicas" para mim já foi um avanço.

    ResponderExcluir
  11. MELDEUS pra tirar fotos no Smash Brothers
    vc aponta pra tela e tira a foto! :O

    ResponderExcluir
  12. Nos futuros coliseus pokémon tb será ótimo, não vai precisar ficar ocupando espaço na tela.

    ResponderExcluir
  13. Ótima matéria Bruno! e cara , genial a idéia de jogar Fatal Frame com o Wii tab como a câmera do protagonista! ( *-* ). Sem dúvidas o que mais nos dá expectativas são as infinitas possibilidades do Wii U apenas com o que ele mostrou, pois acredito que ainda veremos mais. Mal posso esperar para ver que tipos de jogos o futuro nos reserva ( principalmente por parte da Nintendo ^_^ ).

    ResponderExcluir
  14. Concordo com todos vocês, o que nos dá mais expectativas são as infinitas e criativas possibilidades de jogar com WiiU.
    Exemplos:
    Wii - esconder controles (Wii PArty),imitar passos de dança (JD), jogar dando tapas na mesa (Let's tap)...
    DS, DSi - desenhar seu proprio personagem (Draw to Life), jogar com sua propia imagem (Photo Dojo)...
    WiiU - o tempo dira por si!

    E tantas outras coisas que nem lembro :D

    ResponderExcluir
  15. O único problema que vejo - e sempre vi - é a questão do controle do voz.
    Eu sou um dos muitos que jogam video-game durante a madrugada, não é bacana ter que falar com o seu console ou até mesmo gritar numa hora dessas. XD

    ResponderExcluir
  16. Nossa,Adorei este Post!!!

    eu ficava mesmo pensando quais possibilidades de
    gameplay teriamos com um controle como este!

    Simplesmente Fantatisco!
    quero que muitas destas "suposiçoes"
    se tornem Realidade...

    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  17. Sempre que eu penso no wii u me vem a possibilidade de ampliar a forma de jogar jogos de guerra. O jogar do wii u cuidaria da estratégia acessando mapas, localizações dos inimigos, estatísticas e outras coisas. E os demais fariam o avanço tático.

    ResponderExcluir
  18. Ei a câmera poderá ser usada em jogos de susto quando aparecer um bixo feio com grito de guria do exorcista dai tu vai fazer uma careta de susto então uma foto será tirada dai tu vai poder ver como ficou sua cara.

    ResponderExcluir
  19. Seria impossível um controle virtual, pois isso iria requerer por exemplo, andar para a direita e pular ao mesmo tempo, visto que o controle do Wii U não suporta multitouch, ou seja, tudo que for utilizar mais de um dedo na tela sensível não irá funcionar (o que é uma coisa terrível, mas que tem a sua razão, visto que a Ds, Dsi e 3Ds também não ter e continua sendo um ótimo produto)

    ResponderExcluir
  20. Acredito que a nintendo já disse que haverá um jogo meio remake desse jogo.

    ResponderExcluir
  21. Ei a câmera poderá ser usada em jogos de susto quando aparecer um bixo feio com grito de guria do exorcista dai tu vai fazer uma careta de susto então uma foto será tirada dai tu vai poder ver como ficou sua cara.
    _________________

    JDSALKJDALKJDLKASJDSAKL ADOREI ESSA IDEIA SAKD;LASKDSA;LDKAS

    Fato que sao inumeras possibilidades com o wii u xD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google