Pokémon Blast

Pokémon Blast: Preparando um time para batalhas Pokémon – Parte final

Você não consegue montar um bom time e sempre perde para o seu amigo? Quer jogar com os Pokémon que mais gosta e eles não conseguem dar cont... (por Unknown em 07/09/2011, via Nintendo Blast)

Você não consegue montar um bom time e sempre perde para o seu amigo? Quer jogar com os Pokémon que mais gosta e eles não conseguem dar conta do recado? Nesta edição, nós veremos que existem vários tipos de time para cada situação. Preparem-se para lutar, lutar, lutar! O Pokémon Blast acaba de chegar!


Nas edições passadas (Parte 1 & Parte 2), acompanhamos algumas dicas que falavam sobre os fundamentos básicos da construção de times. Citamos exemplos e mostramos alguns vídeos, mas ainda não falamos sobre um ponto muito importante: Regras.

Toda competição possui suas regras e elas determinam quais Pokémon, itens, abilities e golpes podem ser utilizados.  As comunidades de Pokémon competitivo do mundo inteiro costumam adotar certos pontos em comum:

- Specie Clause: Não é permitido ter dois Pokémon da mesma espécie no time.
Ex.: Dois Gyarados no mesmo time.

- Sleep Clause: não é permitido fazer dois Pokémon do oponente dormirem ao mesmo tempo
Ex.: Usar Hypnosis em um Pokémon e depois em outro, sem que o primeiro tenha acordado. Autoindução por Rest ou efeitos de abilities como Effect Spore não contam.

- Uber Ban: certos Pokémon são banidos, classificados como Ubers (Os Pokémon banidos variam de acordo com o grupo que está organizando o torneio, mas os chamados “Guardiões” sempre estarão presentes nesta lista).
Ex.: Lugia, Ho-Oh, Mewtwo, Dialga, Palkia, Arceus, Giratina e vários outros monstrinhos da mesma “classe” são banidos.

- OHKO Clause: golpes que causam nocaute instantâneo, One-Hit-KnockOut, só podem derrotar um Pokémon do adversário (Guillotine, Fissure, Horn Drill e Sheer Cold).

Estas são algumas das regras standard (regras gerais básicas). Como estamos no Brasil, vamos falar um pouco sobre os torneios do nosso país.

A LOP-BR organiza competições em vários estados do Brasil. A maior parte dos torneios tentam reproduzir o ambiente do jogo, realizando uma disputa de ginásio. De forma semelhante, o treinador que ganhar do líder de ginásio recebe uma insígnia, entretanto, para poder desafiar o líder, o jogador precisa ser o campeão do torneio.

Cada ginásio possui uma regra especial. Essa regra pode ignorar qualquer outra, fazendo de cada torneio algo único. Primeiramente, o líder do ginásio é obrigado a utilizar no mínimo dois Pokémon do mesmo tipo do seu ginásio. Portanto, se ele é o líder da cidade de Pewter, ele deve utilizar dois monstrinhos do tipo Rock. Depois disso, é a hora da regra especial. Digamos que neste ginásio, todos os participantes (e o líder) devem possuir um time formado por monstrinhos da mesma geração (001 até 151, 152 até 251 e assim por diante). Brock

Nesse momento o jogador sabe que o líder tem que ter dois Pokémon do mesmo tipo dentro de um time que possua monstrinhos da mesma geração. Dessa forma, é mais fácil de fazer uma previsão do time do líder, concordam? O problema é: você não é o único jogador que irá participar do torneio. Seus adversários também farão previsões do time do líder, e para chegar até o final, você terá que derrotá-los.

Neste tipo de torneio, é ideal que o jogador monte um time que esteja preparado para lutar contra todos os outros.

Vamos mudar um pouco a situação. Suponha que o ginásio de Cerulean tenha a regra monotype como regra especial. Nela, todos os times devem ser formados por monstrinhos com tipo em comum, ou seja, existe uma grande possibilidade do time do líder ser composto somente por Pokémon do tipo Water. Você, apressado, esquece que tem que batalhar contra outros oponentes e monta um time com um Zapdos, Raikou, Electivire & CIA, um time de monstrinhos do elétricos. Sua primeira partida é contra um time de monstrinhos de planta, que são resistentes aos golpes do seu time e ainda causam danos super efetivos no time do líder.

O vídeo abaixo mostra um exemplo de batalha monotype, na qual os dois jogadores escolheram o tipo Psychc:
 

Para concluir o nosso tema, vamos listar algumas dicas:Um verdadeiro mestre Pokémon

- Evite construir um time com três ou mais Pokémon que possuam fraquezas em comum.

- Tente combinar os efeitos dos golpes e abilities de seus monstrinhos (Rain Dance e Swift Swim servem como exemplo).

- Escolha bem o item que será equipado em cada monstrinho. Os itens fazem partes dos combos de batalha.

- Utilize as regras em seu benefício. Imagine quais serão os Pokémon mais utilizados pelos seus adversários e tente preparar um time que seja diferente do normal.

- Atualmente temos o recurso de Team Preview nas versões Black & White. Aproveite e observe bem os Pokémon do adversário para não cair em surpresas, como uma troca seguida da ativação da ability Motor Drive.

- Durante a construção do seu time, tente imaginar todos os possíveis monstrinhos que podem causar sérios problemas para cada um de seus Pokémon. Depois de detectar isso, faça as alterações necessárias.

Na edição anterior, os vídeos apresentados mostravam comentários das batalhas. Desta vez, vamos fazer um pouco diferente. Nos comentários, vocês devem deixar a sua impressão sobre a luta, ok?

Para os que pediram mais vídeos para assistir, estou indicando o canal de batalhas do jogador Ricardo Toddy, um ótimo treinador brasileiro.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Boa matéria Mateus Lôbo, espero que a coluna não acabe agora. xD

    ResponderExcluir
  2. Como que se grava vídeo de batalha e coloca no youtube?

    ResponderExcluir
  3. Deka, do jeito que foi feito ai acho que primeiramente o jogo deve ser jogado em Flash Card e não em cartucho original.

    Depois que a batalha acontece via Wi-Fi por exemplo, o jogador tem a opção de deixar o vídeo gravado no VS Recorder, um Key Item que também é usado para deixar gravado os vídeos do Battle Subway.

    Uma vez o vídeo gravado no VS. Recorder, ele pode ser executado a qualquer momento no jogo, então o próximo passo é passar o save para o computador e convertê-lo para que seja compatível com algum emulador tipo Desmume ou No$Gba, isso pode ser feito através desse site: http://www.shunyweb.info/convert.php

    Quando o save ja estiver compatível com um emulador como Desmume por exemplo, só carregar o jogo e se preparar para executar o vídeo, antes de executar, no caso do Desmume, vá no menu Arquivo>Gravar AVI e escolha o nome do arquivo de vídeo e pronto, execute o vídeo de batalha e ele será gravado em vídeo.

    Outra opção é usar alguma ferramenta para fazer a captura do vídeo, para isso existe diversas opções como Camtasia por exemplo, mas usar o recurso do Desmume é bem mais prático.

    Por fim, com o vídeo em mãos, faça edição (como deixar um pouco mais acelerado pra não ficar muito enorme), adicione músicas, etc, deixe á seu gosto, salve em um formato com melhor sistema de compressão (pra o tamanho do arquivo não ficar muito enorme) e manda pra o YouTube!

    Bem, tive essa ideia na hora mas acho que é + ou - assim que funciona mesmo. xD

    ResponderExcluir
  4. Boa matéria Mateus \o Você poderia ter colocado no início do texto os "tiers" que existem no mundo competitivo de Pokémon, incluindo aquele "tier" novo que eu não me recordo muito bem qual é.

    Ps: Pessoas que não conehcem direito o mundo competitivo: Garchomp é considerado UBER viu? Só tô dizendo antes que algum animadinho vá treinar um Garchomp dizendo que é pra um torneio e só tõ dizendo também por que não são só lendários que são banidos. Além disso nem todos os lendários são banidos, okay? ;)

    ResponderExcluir
  5. DarkRoxas, fala do Limbo?

    num entendo muito bem essas Tiers, agora tem Limbo na 5ª Gen com vários Pokémons e a lista dos NeverUseds esta vazia...

    Ou se fala de outra, sei menos ainda, muito complicado essas coisas...

    ResponderExcluir
  6. @Netto JM

    Não, acho que não. Me esqueci qual o nome. Se eu achar eu coloco aqui. O limbo não seria o NU (Never Used)?

    Ps: Netto JM, eu acho que te conheço de algum site ai... Ou então é outra pessoa :P

    ResponderExcluir
  7. Estou tentando entrar no pokémon competitivo mas vejo muita vista grossa com alguma coisas:

    Disputas que permitem itens repetidos - poxa como alguém via ter 2 life orbs por exemplo? Como, o cara jogou duas vezes, sabemos que muitos que jogam competitivo não tem paciência nem de fazer o modo story uma vez.

    Pokémon com mais de 3 IVs perfeitos - cara já acompanhei excelente guias de IVs e conseguir 3 é um sacrifício.

    Pessoa que monta time de um dia para o outro - vejo gente em muito lugar, pedindo dica de moveset e tal, mas já gent eno dia seguinte com um time pronto que levaria no minímo 1 semana.

    Pokémons com habilidades de evento raras - Vejo também pessoas com pokémons com golpes e habilidades dificeis de ter, Blissey com Seismic Toss, alguns pokémon com wish e agora pokémons que ainda não têm no DreamWorld e gente jogando normalmente em disputas.

    Encontrei pessoas que jogam na raça mas quando vejo alguns chats fico triste, vejo pessoas falando de clonar pokémons, effortando EVs no pokesav ou passando poké para outro cara upar ele até o 100 no Rare Candy sharkeado.

    Desculpem a extensão do meu desabafo.

    ResponderExcluir
  8. @João Pedro

    Ok, obrigado pelo senso de humor, na verdade já imaginava que seria por flashcard mesmo, mas queria uma resposta do autor do post.

    ResponderExcluir
  9. @Deka Master Aka

    Vamos ordenar as perguntas para ficar mais organizado:

    1- Sim, a maioria das pessoas baixa o vídeo da luta pro flash (ou grava lá mesmo) e utilizam programas de pc para gravar. Há quem grave com câmeras, mas nem sempre fica bom.

    2- Itens repetidos: Muitos itens presentes no Pokémon Competitivo podem ser obtidos mais de uma vez no jogo. O próprio life orb está disponível no Battle Subway, basta você ter pontos suficientes pra trocar. Eu mesmo fiz muito isso (No local equivalente ao Battle Subway) na Diamond quando não estava podendo ainda passar meus itens da 3ª Gen (No caso nem dá mais pra fazer isso com BW). Berries são muito comuns tbm e podem ser obtidas mais de uma vez via DW. Os Choice Itens e alguns outros também estão no Battle Subway.

    3- IVs perfeitos: TODOS os IVs 31 é tenso mesmo. É quase dizer: "Eu sou sharkeiro". Entretanto, existe algo chamado Random Number Generator (RNG) Que consiste em uma série de ações aleatórias que você deve fazer no seu jogo para maximizar as possibilidades de obter um Pokémon com IVs 31, nature desejada e até mesmo vir Shiny! Uma pessoa que domina bem o RNG, consegue fazer um Pokémon desses em uma média de 2hrs(Pelo menos foi oq eu li sobre o tempo que leva).

    4- Habilidades e golpes raros: Bem, vamos com calma nisso.
    Blissey de Seismic toss é algo extremamente fácil de conseguir. Basta você ter uma FireRed, LeafGreen ou Emerald e utilizar o Move Tutor. Depois é só passar a Blissey até que ela chegue aos jogos mais novos... No caso do Wish, tem Pokémon que aprende por Level Up, sendo assim, é só passar via breeding pra os outros que também aprendem. Fiz até uma matéria falando sobre dicas de Breeding. Se seu Pokémon passou do LV, é a hora de usar um Heart Scale...

    No caso dos Pokémon que ainda não foram lançados no DW, é simples: Isso é Shark e se você estiver jogando em um fórum, torneio que seja organizado por pessoas com responsabilidade, elas vão banir/desclassificar a pessoa que fez isso, deste que isto esteja nas regras. Quando eu sou juiz, dou ban até mesmo se o cara estiver com a Poké Balll errada.

    5- A parte que demora mais mesmo é upar e effortar, principalmente upar...

    Espero que minha resposta tenha tirado um pouco de suas dúvidas.

    Eu sempre leio os comentários, posso até demorar pra responder, mas sempre leio (Esqueço de ler os do facebook XD)

    ResponderExcluir
  10. No caso de Blissey eu citei porque já vi participantes de um torneio num chat discutindo o uso de pokesav para faze-la com supervisão de juízes, Wish eu me referia aos pokémon com Wish event da 3ª geração e quanto a Life Orb eu me referia a 4ª gen.

    Mas em todo o caso agradeço as respostas e a paciência.

    ResponderExcluir
  11. Valeu Mateus por mais vídeos. Muito bacana. E ótima matéria aliás

    ResponderExcluir
  12. é melhor terminar o story mode primeiro, ou treinar os ev's desde o começo??? ótimas matérias!

    ResponderExcluir
  13. sobre o Random Number Generator (RNG). Conhece algum tutorial para os jogos White/Black? Pode ser calculado nos cartuchos originais?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google