Mario Bits

Mario Bits: A Rivalidade de Sonic

Hoje em dia, Mario e Sonic são bons companheiros. Porém, nos anos '90, a disputa entre eles ia muito além das Olimpíadas... Na torre do ... (por Eduardo Jardim em 24/11/2011, via Nintendo Blast)

Hoje em dia, Mario e Sonic são bons companheiros. Porém, nos anos '90, a disputa entre eles ia muito além das Olimpíadas...
Na torre do relógio do Palácio de Westminster, próximo ao sino de 13 toneladas batizado em homenagem a Benjamin Hall, ministro de Obras Públicas da Inglaterra, dois convidados inusitados se cumprimentam num dos mais expressivos apertos de mão da história. Isso se deve tanto ao passado da dupla quanto à nova premissa de Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games, o novo crossover da Sega que coloca as franquias Mario e Sonic the Hedgehog pelas ruas e estádios de Londres para participar dos Jogos Olímpicos de 2012, tomando como palco a terra de Mary Poppins e Mr. Bean.

Desde a criação de Sonic the Hedgehog para o Mega Drive (também conhecido como Genesis), em 1991, Mario e Sonic foram rivais mortais por aproximadamente uma década inteira. De fato, o ouriço azul havia sido criado por Yuji Naka e equipe como uma forma de combater o sucesso que o mascote da Nintendo alcançava ao redor do mundo. Tamanha era a rivalidade entre a Nintendo e a Sega que havia entre as companhias inúmeras tentativas de fazer com que os jogos concorrentes fracassassem no mercado; tal iniciativa era fortificada principalmente pela Sega, que fez a Big N de gato e sapato nos comerciais e vídeos promocionais da época — forçando a dona do Super Nintendo Entertainment System a bolar formas de marketing reverso. Quem não se lembra da calorosa disputa comercial entre as gigantes japonesas, abastecida por lemas impertinentes e justificativas fantasiosas de poder de processamento?

Pode-se supor que o responsável pelo pontapé inicial da calorosa guerra de consoles — que viria a explodir na era 16-bit — foi Michael Katz, o presidente da Sega of America no fim dos anos '80. Ele implementou o insolente slogan Sega does what Nintendon't para firmar o objetivo de sua companhia: desbancar a Nintendo apelando para alegações sobre suposta impotência quando comparada à unidade de processamento do Mega Drive e à originalidade de suas propriedades intelectuais. Depois do lançamento do Super Nintendo Entertainment System em 1991, Tom Kalinske assumiu a direção americana da Sega e a companhia mudou o slogan para "Welcome to the next level". Isso, no entanto, não impediu que a tocha fosse passada adiante e, com a ajuda de uma série de conselheiros comerciais, Kalinske continuou botando fogo na guerra de consoles que estava sendo gradativamente desenvolvida naquele período.

Como uma investida preventiva contra o lançamento do Super Nintendo, a Sega passou a se estigmatizar no mercado com o lançamento de um personagem inusitado, que também se tornaria o mascote da companhia como um todo: Sonic, o Ouriço. Com sua atitude "radical" e um design arrojado, Sonic tinha a meta primordial de ser mais "descolado" que seu distinto concorrente — um encanador, de macacão, bigode, nariz engraçado e um pouco acima do peso ideal — e de cair como uma luva na demanda das crianças e dos jovens. Com isso, nasceu a franquia que mais rendeu noites de enxaquecas para a Nintendo nos anos '90 — Sonic the Hedgehog, usando um processador mítico intitulado "Blast Processing".

Um "Blast" que jamais existiu


O Blast Processing que tanto era narrado nos comerciais era a forma encontrada pela Sega para denotar o nível de agilidade e potência dos seus games — em especial, Sonic the Hedgehog. Porém, de acordo com os próprios porta-vozes da empresa, o tal processador explosivo não passava de um blefe comercial — a tecnologia não existia fora da mente do departamento de marketing da Sega; de fato, a velocidade do Sonic poderia ser reproduzida no Super NES sem o menor problema. Sem mencionar que não há como obter precisão em comparações de hardware como esta, visto que há um balanço específico entre determinadas características de cada console. A velocidade de processamento pode ser medida de várias formas, incluindo a frequência de relógio da CPU e o tempo de ciclo de memória (por exemplo, o SNES possui uma frequência de relógio mais baixa, porém, tem um ciclo de memória maior); de acordo com programadores de jogos, o poder de processamento não é uma questão de velocidade de CPU — e sim, de uma série de fatores diferentes.

O Império Contra-Ataca


Quando Donkey Kong Country foi lançado, a Rare e a Nintendo passaram a usar um revolucionário esquema de pré-renderização em 3D (o mesmo encontrado em games como Killer Instinct) providenciado por uma cara tecnologia da Silicon Graphics, tal como uma nova técnica de compressão que permitia aos desenvolvedores incorporar mais detalhes e animações para cada um dos sprites — algo que a Nintendo e a Rare costumavam chamar de "ACM" (Advanced Computer Modeling). Aqui, os contra-ataques da Nintendo ficaram mais robustos do que nunca, com propagandas e slogans de citação direta ao nome da rival: "Not on Sega".

E não para por aí: nada mais, nada menos que os sapatos de Sonic podem ser avistados em Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest, na competição de "heróis de video game" organizada pelo rabugento Cranky Kong (especialista em quebrar a quarta parede, entende mais sobre a indústria dos video games do que todos nós juntos!). As botas são posicionadas ao rodapé do pedestal de vencedores, próximo à lata de lixo. Isso implica que, na visão da Nintendo, Sonic fracassou miseravelmente em alcançar o pódio. Mas o coitado não estava sozinho: a arma de plasma do Jim Minhoca também aparece na área dos "No Hopers" (que pode ser traduzido como "sem esperança" ou "sem chance").

Em Super Mario World 2: Yoshi's Island, também para SNES, há um inimigo (Harry Hedgehog) que nos chama a atenção por ter a natureza de um ouriço azul. Eu vi o que você fez aí, Nintendo!

Cenários da guerra


A rivalidade de outrora também se espalhou por outras formas de mídia além do entretenimento interativo. Também havia zombaria através de desenhos e símbolos como, por exemplo, a ênfase dada à palavra "super" na parte de trás da caixa de Sonic the Hedgehog (uma referência aos jogos da série Super Mario Bros. e ao modo como o termo costuma ser relacionado ao nome do encanador). Nas publicações impressas é ainda pior — para a história em quadrinhos britânica Sonic the Comic, o roteirista Nigel Kitching e o cartunista Richard Elson criaram um trio de eletricistas bigodudos intimamente ligados à ditadura do vilão Robotnik: Grouchio, Chicio e Harpio, mais conhecidos como os Marxio Brothers. Eles apareceram pela primeira vez em Sonic the Comic #18, produzida pela editora Fleetway em 1994. Outra referência descarada contra a Big N acontece na história infantil Sonic the Hedgehog 2: The Secret Admirer, onde, logo no início, há um cartaz na parte externa de Robotropolis dizendo "No Nintendo Game Playing" (algo como "proibido jogar games da Nintendo").

Naquela época, os comerciais de TV da Sega e da Nintendo faziam de tudo para conquistar a atenção dos espectadores — e para frisar o quanto sua respectiva empresa concorrente não conseguia acompanhar o ritmo e qualidade de seus produtos. Uma das propagandas de maior impacto apresentou Bernita Stokes, a presidente da companhia fictícia H.A.G. (Humans Against Genesis, ou "humanos contra o Mega Drive/Genesis") que, num conselho, critica o estilo de Sonic the Hedgehog questionando: "por que ele não pode ser mais parecido com Mario, aquele bom rapaz?". Sonic, que acaba saindo de dentro da boxart do jogo, faz chacotas para a senhora — indicando que o raio azul sempre teve um tipo de ressentimento por Mario:


O que encanadores e ouriços têm em comum?


Em meio a toda essa rixa entre encanadores e ouriços, muitos consumidores e executivos da indústria não perceberam o quanto as franquias Mario e Sonic the Hedgehog têm em comum. E não é só o fato de ambos terem olhos claros e carregarem as cores azul e vermelho — mas similaridades que envolvem os maiores pontos de suas respectivas raízes e rotas no ramo dos video games. Vejamos:
  • Mario e Sonic têm jogos de aventura que seguem o modelo do "ponto A" ao "ponto B"; coletam itens preciosos (anéis e moedas), pulam sobre inimigos (como Badniks e membros da Koopa Troopa) e resgatam cativos ao fim de cada fase (animais silvestres e Toads).
  • Ambos possuem jogos de pinball: Sonic the Hedgehog Spinball (1993), Sonic Pinball Party (2003) e Mario Pinball Land (2004).
  • Ambos têm seus próprios jogos de corrida: a série Mario Kart (que começou em 1992 e se estende, por enquanto, até 2011) inspirou Sonic Drift 1 e 2 (1994, 1995), e Sonic & Sega All-Stars Racing (2010).
  • Ambos têm seu próprio jogo de arte: Mario estrelou Mario Paint (1992) e Sonic, por sua vez, ganhou Wacky Worlds Creativity Studio (1994). Os dois jogos utilizam mouses como periféricos.
  • Ambos têm jogos do estilo party: a série Mario Party (que começou em 1999), Sonic Shuffle (2000) e Sonic and the Secret Rings - Party Mode (2006). Interessante notar que a Hudson Soft trabalhou tanto em Mario Party quanto em Sonic Shuffle, mas apenas a turma do Mario continuou firme e forte no tabuleiro.
  • Ambos têm jogos de golfe: a série Mario Golf (que começou em 1999) inspirou Sonic Golf 3D (2006) e Sega Splash Golf (2007).
  • Ambos têm jogos de tênis: Sega Superstars Tennis (2008) e a série Mario Tennis (que começou em 1995).
  • Ambos têm suas respectivas séries de aventuras para Game Boy Advance com o nome "Advance" no título (Sonic Advance e Super Mario Advance).
  • Ambos têm um game novo de plataforma 2D que objetiva retornar às raízes: New Super Mario Bros. Wii (2009) e Sonic the Hedgehog 4 (2010).
  • Ambos têm aventuras no espaço onde devem viajar por planetas e galáxias: Super Mario Galaxy 1 e 2 (2007, 2010) e Sonic Colors (2010).
  • Ambos já foram acusados por crimes que não cometeram. Em Sonic Adventure 2 (2001), o raio azul é acusado de roubar uma Esmeralda do Caos, enquanto Super Mario Sunshine (2002) colocou Mario atrás das grades pela acusação de poluir a Ilha Delfino.
  • Ambos têm personagens na franquia que possuem sangue real. Na série Sonic, é o caso de Blaze, Princesa Elise e Sally Acorn. Na série Mario... desnecessário dizer!
  • Ambos já usaram uma arma falante: Mario tinha o F.L.U.D.D. em Super Mario Sunshine enquanto Sonic usava a espada Caliburn em Sonic and the Black Knight (2009).
  • Nenhum dos dois estreou num jogo próprio. Mario nasceu em Donkey Kong, em 1981, enquanto o primeiro game em que Sonic apareceu foi Rad Mobile, de 1991.

O fim da batalha


Em 2001, a Sega anunciou que deixaria de ser uma fabricante de consoles e acabou pendurando as chuteiras — mas não os sapatos do Sonic: a companhia continuou sua jornada de produção de entretenimento como uma desenvolvedora de terceiros (ou third-party). O primeiro game do Sonic para um sistema da Nintendo foi uma remake melhorado de Sonic Advance 2 para o GameCube, intitulado Sonic Adventure 2: Battle.

Os anos se passaram e, com a nova parceria, surgiu a demanda por um crossover entre os dois personagens mais icônicos dos video games — especialmente por terem tanta história a ser tirada a limpo. Depois de várias ideias para mesclar o universo de Mario e Sonic sem provocar distúrbios nas respectivas séries canônicas, a equipe da Sega apresentou uma estratégia que acabou por ser aprovada pelos grandalhões da Nintendo.

"Mario e Sonic têm sido rivais de respeito desde os primeiros dias dos video games. De fato, por muito tempo eles têm discutido a possibilidade de competir um contra o outro algum dia. Agora que lhes foi dada a oportunidade perfeita para se encontrar nos Jogos Olímpicos, nós poderemos finalmente saber quem é o mais rápido, Mario ou Sonic?"
— Shigeru Miyamoto
Após dois títulos de bastante sucesso, o encanador e o ouriço se encontram de novo no lindamente renderizado Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games para Wii e 3DS. Primeiro da série a marcar a estreia do ator de voz Roger Craig Smith como Sonic, o game dá aos jogadores mais uma chance de mostrar quem é o melhor em uma série de eventos esportivos de tirar o fôlego. Ainda não está contente ou carrega profundas memórias da guerra dos consoles? Então chame um amigo para dar porrada e lavar a roupa suja dos velhos tempos em Super Smash Bros. Brawl!
Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games foi lançado para Wii em 15 de novembro de 2011 enquanto sua versão para 3DS deve chegar às prateleiras no dia 14 de fevereiro de 2012. Continue antenado no Nintendo Blast para mais informações sobre o mundo dos games — e até o próximo Mario Bits!
Revisão: Bruna Lima

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Adoro aquilo no Donkey Kong Country 2.

    ResponderExcluir
  2. sempre gostei desses dois esse jogo fico muita legal de jogar

    ResponderExcluir
  3. Quando Charles Martinet veio ao Brasil para o lançamento de super mario 3d land eu levei o boneco do sonic para um autografo, ele o autografou e ainda escreveu "mama mia see you in londo" (mama mia te vejo em londrês),isso sim valeu apena

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria. Tive muito contato com Sonic no Master e Mega, e depois com Mario no Game Boy, N64, Wii e agora no Mario Land 3D.

    ResponderExcluir
  5. essa do martinet autografando o sonic
    na boa é algo fora de série mesmo kk

    ResponderExcluir
  6. sonic é melhor, mas cada um com seu cada qual.
    li a materia escutando open your heart e depois a musica mudou pra super heavy mario world (do megadriver), que coincidencia né?

    ResponderExcluir
  7. Hoje foi lançado Fórmula 1 2011 (3ds)!!!!1111

    ResponderExcluir
  8. Muito legal este tópico Sonic e Mario isso são rivais dos games xD e queria fazer uma pergunta esqueci minha senha e meu nome la do Forum x_x HELP como faço pra recuperar???

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Legal mesmo!
    Não sabia que o Sonic tinha começado em um jogo que não era dele.

    ResponderExcluir
  10. se o sonic fosse melhor, nao lancaria jogos iguais aos do mario. isso sem contar q a sega é tao vagabunda q lancava os jogos anos depois, como foi mostrado na materia. a sega so fazia jogo ruim! o unico jogo do mega driver q nao saiu p snes q prestou foi kid camalleon, golden axe, e eco the dolphin. o resto se ajuntar tudo nao da o ren stimpy fire dogs, rocky rodent ou chester cheeta (aquele bicho do chips) que foram os piores jogos do snes.

    ResponderExcluir
  11. @Mateus
    Desde quando Sonic lança jogos iguais aos do Mario?
    As duas franquias são completamente diferentes. E se a SEGA fazia só jogo ruim, como ela aguentou a briga com a Nintendo por tanto tempo? E o MD teve ótimos jogos, alem desses que você mencionou, tivemos Michael Jackson's Moonwalker, Streets of Rage, Shinobi, Ristar, Alex Kidd, Mickey Castle of Illusion, Toe Jam & Earl, Comix Zone, enfim, eu poderia colocar mais jogos mas provavelmente não mude sua opinião.

    ResponderExcluir
  12. Bem meu Apelido é Sonic e não tenho raiva do Mario ele é um Cara leagl...kkkk

    Quando Charles Martinet Assinou meu 3DS eu falei para ele colocar Sonic ( Meu Apelido ) Ele me olhou e riu HASHHSAHSAH

    ResponderExcluir
  13. "Mario e Sonic têm sido rivais de respeito desde os primeiros dias dos video games. De fato, por muito tempo eles têm discutido a possibilidade de competir um contra o outro algum dia. Agora que lhes foi dada a oportunidade perfeita para se encontrar nos Jogos Olímpicos, nós poderemos finalmente saber quem é o mais rápido, Mario ou Sonic?"
    — Shigeru Miyamoto

    Mario? Vs o Sonic? ok ... hã? Em Corrida? Desculpa Miyamoto, Mario pode rivalizar Sonic em muitas coisas, mas não é na velocidade ...

    ResponderExcluir
  14. Pode crer!!o unico artificio que tornaria justa uma corrida entre o Mario e o Sonic seria aquele bocal do FLUDD \o/,de quebra,o Sonic perderia velocidade por ter que correr debaixo d1agua!!Ei @Takato XXX,open your heart não é da Maddona???Eu juro que vi essa musica num episodio do Glee!!Gente,Mario e Sonic são meus jogos de cabeceira,e a melhor coisa que me aconteceu foi terem lançado Sonic pros consoles Nintento =D!!!No meu coração de gamer sempre houve espaço pros dois!!Mas Mario é game mais de familia,que fica ali,em juntar a galera prum multplayer,dar risada e talz,já Sonic,eu sempre considerei mais hard pelo quesito tempo como antagonista(e as infernais fases de água).

    ResponderExcluir
  15. @Nivaldo Wesley
    Vissshhh vei, cê tá bem por fora hein? '-'
    Open Your Heart da Madonna foi tenso '-'
    Dá uma olhada nisso aqui, ok?
    http://www.youtube.com/watch?v=uEzXFuYN89k
    #FikDik

    ResponderExcluir
  16. Belíssima Matéria, Jardim. Falou sobre curiosidades que eu não sabia em relação a guerra Mario X Sonic.
    Takato XXX, concordo que o Mega Drive teve ótimos jogos e Comix Zone é um dos melhores.

    ResponderExcluir
  17. Sega só não aguentou a briga quando entrou uma terceira (Sony). Hoje em dia não fazem mais ícones como antigamente. O que vemos é a Sony em terceirão mandando indiretas pra uma e outra e copiando idéias. Queria que Nintendo e Microsoft se isolassem no topo na próxima geração e iniciassem campanhas legais assim, pena que a Microsoft não tenha nenhum "Sonic", mas eles bem que podiam criar.

    ResponderExcluir
  18. NeoBruno.
    Olha, competir até que dá, mas como preço vc fica sem o movimento dos braços por uma semana.

    ResponderExcluir
  19. Sabe muita gente fala q a SEGA de hj e a sony, eu discordo pq SEGA nunca copiou da Nintendo, as duas empresas jogavam sujo uma com as outras, mas copiar isso as duas ñ faziam, ate pq a SEGA de hj(na minha opinião)e a Microsolft, esse tipo de concorrência q a Sony devia ser.
    A + uma coisa, no dia 20 de dezembro Sonic faz 10 anos q estreiou num console da Nintendo uhhhhhh!!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google