A Páscoa de Mario e Zelda: o mundo dos easter eggs

Amanhã é o dia de comemorarmos a Páscoa ! Ela tem um significado religioso muito especial para muitas pessoas, mas o feriado é comercialment... (por Gabriel Toschi em 07/04/2012, via Nintendo Blast)

yoshi pascoa nintendo blastAmanhã é o dia de comemorarmos a Páscoa! Ela tem um significado religioso muito especial para muitas pessoas, mas o feriado é comercialmente conhecido pelos ovos de chocolate. E são destes ovos que nós vamos falar. Na verdade, vamos falar dos conhecidos "easter eggs" (ou cameos), segredos que estão escondidos em programas e jogos e que fazem a cabeça de muita gente, tanto para encontrar quanto para colecionar. Que tal conhecer mais sobre alguns grandes conhecidos easter eggs dos jogos de Mario e Zelda?

Rupees descendo pelo cano

ocarina of time mario easter egg nintendo blastA relação pascoal entre as séries dos encanadores e do herói do tempo foi sempre bastante produtiva. Diversos easter eggs de Mario aparecem nos jogos da série Zelda e vice-versa. Você sabia que o Rei de Hyrule e até mesmo a Princesa Zelda são fãs do encanador italiano? Pelo menos, o castelo de Hyrule tem diversos quadros de Mario, Luigi, Peach e Bowser em The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64). Em Majora's Mask (N64), pode-se encontrar a máscara de Mario com o famoso vendedor de máscaras.

Por sua vez, Mushroom Kingdom também recebeu Link e outros de seus amigos em um dos maiores clássicos do Super Nintendo: Super Mario RPG - Legend of the Seven Stars. Ao visitar os diversos quartos do jogo, você pode encontrar Link dormindo em Rosa Inn (e roncando, claro). Também é possível encontrar Samus Aran, a heroína de Metroid, tirando um cochilo no castelo do reino. Este jogo ainda contém um easter egg bem mais jogável, encontrado em uma das salas da Monstro Town: Culex, the Dark Knight of Vanda, um dos inimigos de Final Fantasy IV!

super mario rpg easter egg nintendo blast

A raridade de uma descoberta

donkey kong easter egg nintendo blastDonkey Kong foi o título que trouxe a Nintendo a tona no mundo dos games. Criado por Shigeru Miyamoto, o título de Arcade criou as famosas figuras de Jumpman (Mario, para os mais novos), Donkey Kong e Pauline, além de ser portado para diversas plataformas. O seu port para Atari, porém, tem um easter egg especial, revelado apenas em 2009. Landon M. Dyer, programador do port de Atari, escondeu suas iniciais no jogo após realizar uma grande sequência de comandos dentro do mesmo e revelou isso em uma postagem em seu blog pessoal. O problema é que nem ele sabia como apareciam as iniciais "LMD".

O site Digital Press gostou da história e ofereceu US$ 75 para quem encontrasse o misterioso easter egg. Don Hodges, após vasculhar todo o código-fonte Assembly do game (entenda que isto é realmente difícil!), finalmente descobriu os passos necessários para que aquelas três pequenas letrinhas aparecessem. E não eram poucas:

  • Consiga um novo score entre 33000 e 39000. Este deve ser o novo high score do jogo.
  • Perca todas as suas vidas restantes. Porém, sua última vida deve ser perdida por meio de uma queda.
  • Troque a dificuldade do jogo para 4 apertando o botão Option 3 vezes.
  • Espere a tela de demo começar, onde Donkey Kong aparece pulando na tela.
  • Olhe na parte inferior: as iniciais LMD aparecerão.

Triforce Pascoal

O aniversário da série The Legend of Zelda ano passado trouxe alguns easter eggs bem legais à série, fazendo referência aos próprios jogos de sua saga. O tema de The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii), Ballad of the Goddess, esconde um dos mais bonitos cameos da série. Ao tocar a música ao contrário, aparece uma melodia bem conhecida dos cartuchos de Nintendo 64: Zelda´s Lullaby, do épico Ocarina of Time!

Ballad of the Goddess (ao contrário)

Outros jogos da série The Legend of Zelda trazem easter eggs muito interessantes! Ocarina of Time 3D (3DS) traz artes do recém lançado Skyward Sword em algumas paredes do jogo. Já em Majora's Mask (N64), rumores dizem que algumas máscaras do jogo remetem aos personagens principais de Star Fox 64. A Keaton Mask representa Fox e a Bremen Mask representa Falco; nossa querida Bunny Hood remete a Peppy Hare e a (in)útil Don Gero Mask a Slippy Toad.

egg zelda 1egg zelda 2

Um easter egg bem inusitado percorre por trás do personagem Ooccoo, de Twillight Princess (GC/Wii): seu nome é idêntico ao código hexadecimal da cor verde da túnica utilizada por Link em The Legend of Zelda para o NES (#00CC00). Voltando aos consoles antigos, temos um easter egg em A Link to the Past (SNES). Em um concurso feito pela Nintendo Power em 1990, o vencedor teria direito a uma sala secreta no próximo jogo da série Zelda. A Link to the Past era o jogo e Chris Houlihan foi o vencedor. Sua sala secreta pode ser encontrada no jogo de Super Nintendo.

the legend of zelda 2 easter egg nintendo blast

E quando o ovo está estragado…

donkey kong country easter egg nintendo blastOs Easter Eggs nem sempre são usados para homenagear jogos. O caso mais conhecido de sacanagem por meio dos “ovinhos de páscoa” é em Donkey Kong Country 2 (SNES). Ao chegar ao fim do jogo, você poderia ver o Cranky´s Video Game Heroes, uma espécie de quadro de honra dos consoles feito pelo nosso idoso macaco.

Você podia tentar bater o recorde dos que lá estavam de acordo com o seu número de DK Coins coletadas durante o jogo: Mario em primeiro, Yoshi em segundo e Link em terceiro (como Link estava atrás do Yoshi eu não sei...). Ok, isto não importa. Você deve prestar atenção é no canto inferior da cena. Percebe que há uma lixeira e alguns itens já conhecidos? Sapatos azuis e vermelhos? Parecidos com os de um certo ouriço chamado Sonic? E aquela arma? Parecida com a de uma minhoca chamada Jim?

Desta vez, o famoso ditado "Parece, mas não é" está errado. Este é simplesmente um easter egg dedicado a Sonic e Earthworth Jim! Jogados a beira de uma lata de lixo, são acompanhados de uma placa com os dizeres "No Hopers". Sacanagem? Talvez. Os macacos podem não ter ido com a cara deles, mesmo...

ovos páscoa nintendo blast

 

Estes foram apenas alguns dos muitos easter eggs escondidos nos jogos de Mario e Link. Não se esqueça que muitos jogos têm homenagens e, se você gosta de caça ao tesouro, vai achar alguns dos seus maiores desafios nestes ovinhos. E você: Qual é seu easter egg preferido nos jogos da Nintendo? Feliz Páscoa a todos!


Revisão: Alberto Canen


sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. vcs já viram o mercador do zelda skyward sword e do Link's awakening? são muito parecidos!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google