Perfil

Perfil: Gruntilda Winkybunion (Banjo-Kazooie)

Quando se fala em bruxas, o que lhe vem à cabeça? Provavelmente uma mulher gorducha, nariguda, de os olhos esbugalhados, com uma vida afasta... (por Rafael Neves em 14/09/2012, via Nintendo Blast)

GruntyBroomstickQuando se fala em bruxas, o que lhe vem à cabeça? Provavelmente uma mulher gorducha, nariguda, de os olhos esbugalhados, com uma vida afastada do convívio social e provavelmente compenetrada em artes de feitiçaria entompem-lhe a imaginação, estou certou? Pois é, foi baseado nisso tudo que Gruntilda foi criada: a invejosa, vingativa e teimosa vilã da série Banjo-Kazooie. Desde sua primeira aparição, Gruntilda tem mostrado que não mede esforços quando quer alcançar seus objetivos, mesmo que tenha de realizar os mais nefastos atos. Vamos desmascarar esse modelo de perfídia, que também é uma das personagens mais icônicas da série da Rareware.

Ouça a essa música tema enquanto lê a matéria:

GruntildaCaldeirão, caldeirão meu…

Talvez por enxergar seu reflexo em um caldeirão em vez de em um espelho, Gruntilda sempre se achou bonita, até que esse mesmo caldeirão (de nome  Dingpot) lhe trouxe a triste notícia: ela não era a mais bonita, muito pelo contrário, o título pertencia a Tooty, irmã de Banjo. Movida pela inveja, a bruxa rapidamente rapta a ursinha loira para roubar-lhe tudo o que tem de bela através de uma máquina capaz de transferir a beleza de um ser para o outro. Mas, como toda vilã, Gruntilda fracassa em seus planos graças ao sucesso da missão de resgate encabeçada por Banjo e Kazooie em Banjo-Kazooie (N64). A única possibilidade de ter seus sonhos realizados acontece quando o jogador morre, levando-o a uma cena onde Gruntilda absorve a beleza de Tooty em detrimento de uma feiura horrenda à irmã de Banjo. Mas, mesmo sendo derrotada no fim do game, Gruntilda não se deixou derrotar tão fácil. Além de ter de enfrentar os desafios de todos os 9 mundos do jogo, Banjo e Kazooie ainda encaram a temível Gruntilda cara-a-cara para salvar Tooty.

SexyGrunty  Ugly_Tooty

Mecha-grunty (1)A batalha final é épica. Vencida, a bruxa cai do topo de seu castelo em Spiral Mountain (lar de Banjo) e é soterrada por uma pesadíssima pedra. A partir daí, Gruntilda e a dupla Banjo-Kazooie criam uma rixa que durará por todos os games seguintes da série. Apenas 2 meses após a derrota de Gruntilda, Klungo (o fiel amante, digo, soldado da bruxa) cria-lhe um corpo robótico para que ela possa se vingar do urso e do pássaro - eventos que acontecem em Banjo-Kazooie: Grunty’s Revenge (GBA). O plano agora é sequestrar Kazooie e voltar no tempo para reescrever a história, fazendo com que ela derrote Banjo e Kazooie ao invés de ser liquidada por eles.

SkeletonGrunty (1)Obviamente, Gruntilda é derrotada pela dupla mais uma vez, retornando apenas em Banjo-Tooie (N64). Com a ajuda de suas esquisitas irmãs Mingela e Blobbelda, a pedra que soterrava seu corpo é finalmente destruída, permitindo que Gruntilda veja a luz do dia mais uma vez. Para a surpresa de todos, seu corpo já se acha quase totalmente decomposto, restando apenas um esqueleto e roupas em péssimo estado. Mesmo assim, Gruntilda ainda preserva seu ódio por Banjo e Kazooie e um grande potencial para maldades. Como primeiro ato de vingança, ela explode a casa de Banjo, assassinando a toupeira Bottles. A bordo do veículo Hag 1 (que foi construído aproveitando os restos do corpo robótico de Gruntilda), as três bruxas partem para o castelo Cauldron Keep, onde Mingela e Blobbelda esbanjam seu canhão “Big-O-Blaster”, capaz de sugar a vida de qualquer coisa para poder usá-la na recuperação do corpo de Gruntilda. A partir dai, Banjo e Kazooie partem mais uma vez numa jornada para deter os planos de Gruntilda, que, dessa vez, é reduzida a uma mera caveira falante após ser derrotada de novo. Sua promessa final é de que a vingança virá em Banjo-Threeie, explorado pelo Nintendo Blast na matéria Fail: Banjo-Threeie.

1000px-Special3Em Banjo-Kazooie: Nuts and Bolts (X360), Gruntilda desafia o urso e o pássaro mais uma vez, só que a bruxa não é a única a lutar em péssimas “condições corporais”. Enquanto ela não passa de uma caveira em um corpo improvisado, Banjo e Kazooie estão... obesos! Mesmo assim, enfrentam a bruxa com toda a coragem e bom humor da série e, após visitar diversos mundos (um deles inspirado no interior de Xbox 360), derrotam Gruntilda, até agora, de uma vez por todas. Interessante é notar que essa última tentativa da bruxa não é tão motivada por vingança ou por inveja pessoal, mas por poder: Gruntilda almeja dominar Spiral Mountain outra vez.

Grunty2 (1)Uma colher de invjea, um toque de maldade…

Embora esteja sempre a trocar de corpo, Gruntilda é conhecida por sua maldade excessiva, inveja e sentimento de vingança exacerbado. Por tabela, se junta a Bowser, Ganondorf e Ridley no clube de vilões que nunca desistem. Como uma legítima bruxa, Gruntilda conta com poderes mágicos bastante versáteis. Com disparos luminosos, ela foi capaz de reduzir a casa de Banjo a escombros. Inclusive em uma ideia descartada durante o processo de produção do jogo, Gruntilda transformaria a dupla dinâmica em sapos, obrigando Tooty a ser uma personagem jogável durante algum tempo. Também é possível supormos que as mazelas enfrentadas pelos diversos mundos da série sejam muitas vezes obras de sua maldade.

GruntyDingpot Gruntilda'sSpell

Outras atrocidadades que entram na lista são escravidão e assassinato, que se tornam mais frequentes após o primeiro Banjo-Kazooie, quando a série passa a se tornar relativamente mais “adulta” - embora não chegue ao patamar de um Conker’s Bad Fur Day (N64) ou South Park (N64). Em Grunty’s Revenge, Gruntilda não abusa tanto de seus poderes mágicos, uma vez que o corpo que ela traz consigo nesse jogo é uma mera versão robótica, permitindo que admitamos seu poder mágico como algo inerente a seu corpo original. E, além do talento para magias, trata-se de uma bruxa hi-tech, uma vez que não só seu castelo é repleto de máquinas, como ela foi capaz de construir seus próprios soldados em Nuts and Bolts. Até mesmo uma indústria a Gruntilda possui, como mostrado no mundo "Grunty’s Industries” de Banjo-Tooie.

830px-CauldronKeep 1000px-GruntyNuttyAcres

Outras características da bruxa são os constantes comentários que faz durante a aventura de Banjo e Kazooie (quase sempre através de rimas, exceto por Banjo-Tooie, por conta dos protestos de suas irmãs). E como não lembrar de sua eterna paixão por jogos de perguntas e respostas? Eles aparecem em Banjo-Kazooie,Tooie e Grunty’s Revenge através dos mini-games Grunty’s Furnance, Tower of Tragedy e Grunty’s Quiz, respectivamente. Seu papel como apresentadora nesses quiz é tirado apenas em Nuts and Bolts, que utiliza o personagem Lord of Games como comentarista das perguntas e respostas. Mas, além de Mingela e Blobbelda, Gruntilda ainda tem Brentilda como irmã. A fada é o oposto das três bruxas e ajuda Banjo e Kazooie no primeiro jogo dando informações “aparentemente” desnecessárias, pois acabam tendo suma importância no quiz exercido pela bruxa.

GFF 0 (2)

E, apesar de ser conhecida comumente como vilã e chefe final dos jogos da série Banjo-Kazooie, Gruntilda é personagem jogável no spin-off Banjo-Pilot (GBA) e no modo multiplayer de Banjo-Tooie. Nesse último, A bruxa é aquele típico personagem forte e resistente, mas bastante lento. E aqui vão duas curiosidades que você talvez não saiba sobre Gruntilda. A primeira é que a queda do topo de seu castelo no primeiro Banjo-Kazooie deixou-lhe tão traumatizada que, em Banjo-Tooie, se viu obrigada a cobrir o topo de Cauldron Keep com uma redoma de vidro, impedindo que Banjo e Kazooie lhe derrubassem outra vez. O outro fato curioso é que, no “Project Dream” (projeto da Rare para SNES que acabou movido para o N64 sobre o nome “Banjo-Kazooie”), Gruntilda não seria uma bruxa, mas sim um gigante! Será que Banjo e Kazooie conseguiriam derrubá-la do topo da torre mesmo assim?

GruntyFall

Jogos em que aparece: Banjo-Kazooie (N64), Banjo-Tooie (N64), Banjo-Kazooie: Grunty’s Revenge (GBA), Banjo-Kazooie: Nuts and Bolts (X360), Banjo-Pilot (GBA)

Revisão: Ricardo Bach


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Entre Microsoft e Nintendo.Materias que eram da N e agora tá na M.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google